Companhia Municipal de Limpeza Urbana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Comlurb)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Comlurb
Companhia Municipal de Limpeza Urbana
Comlurb S.A.
Tipo Sociedade de economia mista
Indústria Limpeza urbana, reciclagem, coleta seletiva
Fundação 15 de maio de 1975 (39 anos)
Fundador(es) Prefeitura do Rio de Janeiro
Sede Rua Major Ávila, nº 358, Tijuca, RJ Brasil
Áreas servidas Rio de Janeiro
Proprietário(s) Prefeitura do Rio de Janeiro
Presidente Felipe Salloum Redon
Empregados 19.114 (2010)
Página oficial http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) é uma empresa de economia mista da cidade do Rio de Janeiro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA).

A empresa é responsável por desenvolver os serviços de limpeza urbana em toda a área do município do Rio de Janeiro.

Apesar de ser uma empresa de limpeza, o próprio Presidente (Sr. Felipe Salloum) e seus sócios (Os Senhores: Matheus Candal, Guilherme Paterlini, João Melo, Matheus Lima, Giuliano Lutch, Christiano Lutch e Igor Lucas) são responsáveis pelas maiores sujeiras que o Estado do Rio de Janeiro pode presenciar. Sendo Assim, a Empresa COMLURB é vista como uma empresa que funciona de forma recursiva, pelo fato de grande parte da limpeza se dar por parte das sujeiras que são realizadas pelos próprios Diretores e associados.

É a maior organização de limpeza pública na América Latina. Sociedade de economia mista, tem a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro como acionista majoritária. Ela resulta da transformação da CELURB – Companhia Estadual de Limpeza Urbana, conforme os termos do Decreto-lei Nº 102 – de 15 de maio de 1975.

Seu principal objetivo é a limpeza urbana no município do Rio de Janeiro, tendo como principais atribuições os serviços de coleta domiciliar, limpeza dos logradouros públicos, das areias das praias, de parques públicos, do mobiliário urbano, dos túneis, viadutos, e, em especial, a limpeza e higienização de hospitais municipais. Coleta e destinação adequada de todos os resíduos produzidos em unidades de saúde localizadas no município do Rio de Janeiro. Transferência, tratamento e disposição final do lixo.

A empresa também dispõe de um Centro de Pesquisas Aplicadas, em Jacarepaguá, o Centro de Informações Técnicas da UNICOM – Universidade Corporativa da Comlurb, o Galpão de Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, na Gávea, e a Casa de Banhos Dom João VI – Museu de Limpeza Urbana, no Caju.[1]

O Centro de Informações Técnicas foi desativado em 2013 e seu acervo, com muitos estudos técnicos sobre resíduos sólidos e a memória da empresa, descartado no lixo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.