Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Foto aérea com o planetário ao lado direito.
Tipo Planetário
Inauguração 1970 (53–54 anos)
Presidente Renan Uccelli Guedes Ferreira
Website planeta.rio
Geografia
País  Brasil
Cidade Rio de Janeiro
Coordenadas 22° 58' 42" S 43° 13' 49" O

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (PlanetaRio) é uma instituição, pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Governo e Integridade Pública do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Dedica-se à divulgação da astronomia e ciências afins à população.[1] Administra dois planetáriosː o planetário da Gávea e o planetário de Santa Cruz.[2] Está sediada no número cem da rua Vice-Governador Rubens Berardo, no bairro da Gávea.[1] Horário de funcionamento: Terça a Sexta de 9:00 às 17:00, Sábado de 14:30 às 19:00 e Domingo de 15:30 às 18:00.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 19 de novembro de 1970, na Gávea, batizada como "Planetário do Rio". Passou a se chamar "Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro" em 1993. Em 2008, foi inaugurado o Museu Cósmico, no bairro de Santa Cruz.

O Planetário do Rio é o maior equipamento deste tipo na América Latina. A estrutura inclui a Biblioteca Giordano Bruno, com um acervo de, aproximadamente, 2,5 mil livros (reabertura programa para novembro/22); a Biblioteca Écio Salles, com um acervo de 1 mil livros com temática do Rio de Janeiro; o anfiteatro; o auditório Sergio Menge; o Espaço Galileu, direcionado para recreação infantil; a Praça dos Telescópios, onde ocorrem as observações por telescópio; e as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei, reformada em 2011.[3]

Os últimos Presidentes da Fundação Planetário foram:

Maria Thereza Ribeiro Fortes - nomeada em agosto de 2019 Presidente do Planetário. [4]

Cátia Cilene Estevão da CUnha mendonça - nomeada em dezembro de 2020 [1]

Gledson Vinicius da Silveira Machado - nomeado em janeiro de 2021 [2]

Renan Uccelli Guedes Ferreira - nomeado em fevereiro de 2023 [3]

Atividades[editar | editar código-fonte]

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan e a Galileu Galilei. A primeira tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos e abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD, que é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Já a cúpula Galileu Galilei tem 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. Nesta cúpula, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem, em condições fidedignas, o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios (atualmente, porém, em virtude de obras no planetário da Gávea, a atividade somente está acontecendo uma vez por mês).[5] A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

Museu do Universo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu do Universo

O Museu do Universo - Experimentos Interativos é composto por 60 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre astronomia. O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da Fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma ideia inovadora.

Referências

  1. a b Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em http://prefeitura.rio/web/planetario/conheca-o-planetario. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.
  2. Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.planetariodorio.com.br/planetario-de-santa-cruz/#. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.
  3. http://planeta.rio/sobre-o-planetario/
  4. https://doweb.rio.rj.gov.br/portal/edicoes/download/4228/4
  5. Em janeiro, Observação do Céu acontece nos dias 23, 24 e 25 (8 de janeiro de 2018). Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]