Parque da Cidade (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Natural Municipal da Cidade
Localização Rio de Janeiro, Brasil Brasil
Tipo Público
Tamanho 470 000 metros quadrados
Administrado por Prefeitura do Rio de Janeiro
Palmeiras no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, também conhecido como Parque da Gávea1 2 , é uma Unidade de Conservação Municipal localizada no bairro da Gávea, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

De início uma propriedade particular, abrigava a residência de verão do Marquês de São Vicente, José Antônio Pimenta Bueno, construída em 1809. A casa situava-se em local mais elevado, aos fundos do parque, onde atualmente funciona o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1939, a família Guinle repassou o imóvel ao governo do Distrito Federal, que, então, determinou sua conversão em parque público.

Em 1948, o museu foi transferido para a sede da propriedade. O seu acervo atual inclui cerca de 20 000 peças. Entre elas, o trono de dom João VI, esculturas de Mestre Valentim, gravuras de Debret, pinturas do século XIX, mobiliário da época e a aquarela tombada "Vista Interior da Praça do Comércio".

Características[editar | editar código-fonte]

Localizado no bairro da Gávea, estende-se por 470 000 metros quadrados, até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca, com o qual compõe uma grande área de proteção ambiental.

Parte do território é ocupada por mata fechada, e o restante, por um amplo parque ajardinado a céu aberto, serpenteado por um córrego represado – o que levou à formação de um lago e uma pequena ilha. É dotado de relevo íngreme e de ladeiras escarpadas, sobre as quais se adensa uma cobertura vegetal de porte considerável.

Referências

  1. Rio de Janeiro. Disponível em http://www.oriodejaneiro.net/parque-da-cidade.htm. Acesso em 4 de abril de 2013.
  2. Guia da semana. Disponível em http://www.guiadasemana.com.br/rio-de-janeiro/turismo/parques/parque-da-cidade. Acesso em 4 de abril de 2013.