Complexo do pombo enxadrista
O conceito psicológico do complexo do pombo enxadrista foi criado na internet como uma ironia especialmente relacionada com debates sobre a questão "Criacionismo versus Teoria da Evolução" dos seres vivos, mas é expansível seu uso como um comportamento em qualquer debate.1 É usado para descrever o comportamento de um dos lados em uma discussão, onde um lado (invariavelmente o menos provido de referências e embasamento técnico-científico, ou formalismo), sem mais contra-argumentos, age com infantilidade.
Seu comportamento é descrito pela seguinte frase:
- Discutir com Fulano é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.2
Normalmente em discussões, um dos lados, o mais fraco, quando fica sem argumentos, cai em falácias e começa a agredir verbalmente o interlocutor (propriamente a clássica falácia argumentum ad hominem), para, em seguida, sair "cantando vitória", (falácia da falsa proclamação de vitória).3 Trata-se de uma técnica inferior de erística.
Referências
- ↑ Se debatendo na internet. Memento.
- ↑ O pombo enxadrista. Negócio Digital.
- ↑ Falácia: Argumento inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega.. Gatilho da mudança.
Ver também [editar]
- Non sequitur
- Lei de Poe
- Efeito Dunning-Kruger
- Troll, um comportamento em discussões na internet que assemelha-se parcialmente ao comportamento de "pombo enxadrista".
- Desonestidade intelectual