Dó (sentimento)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

é o sentimento que é exprimido por um misto de pena, pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém. É uma das emoções mais confusas de descrever, porque além de ser raramente experimentada, muitas das vezes se confunde com uma série de outros sentimentos que criam um estado de angústia no ser Humano.

No entanto o sentimento de Dó, quando verdadeiramente sentido, cria uma opinião muito vincada sobre o algo ou alguém, muitas das vezes mudando radicalmente opiniões anteriores, tendo o poder de mudar relações interpessoais a vários níveis.

Pode acontecer que o sentimento seguido do Dó seja a vontade de perdoar, por constatação de factos contrários ao sentido na altura.