Luxúria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luxúria (pecado))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A luxúria representada por Pieter Bruegel.

A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional instintivo por todo prazer sensual e erótico. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.

Segundo a doutrina católica, é um dos sete pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A luxúria é um pecado capital, ou seja, um pecado mais forte que, segundo a doutrina católica, serve de "porta" para levar a outros pecados.

No caso da luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, prostituição, sodomia, pornografia, incesto, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo (busca de prazer infligindo dor ao parceiro) e masoquismo (busca de prazer recebendo do parceiro punições que envolvem dor), desvios sexuais e outras parafilias. A luxúria, segundo a mesma doutrina, pode acarretar em consequências como, por exemplo, o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos). Portanto a luxúria seria uma porta de acesso a outros pecados (desvios morais).

Em Bhagavad Gita, o Senhor Krishna disse: "É a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio. Conheça-a como o inimigo." (3.37)

Durante o decorrer da história, diversas religiões o condenavam ou o desencorajavam em maior ou menor grau a luxúria.

Referências bíblicas externas sobre luxúria
Jeremias 3:9
Ezequiel 23:30
Oséias 4:12
Jeremias 13:27
Ezequiel 23:35
Oséias 4:18
Ezequiel 22:9
Ezequiel 23:48
1 Coríntios 5:1
Ezequiel 22:11
Ezequiel 23:49
Apocalipse 18:3
Ezequiel 23:21
Ezequiel 24:13
Apocalipse 18:7
Ezequiel 23:27
Oséias 4:10
Apocalipse 18:9
Ezequiel 23:29
Oséias 4:11

Deuses da luxúria[editar | editar código-fonte]

Deuses em todas as culturas desde o início dos tempos.

Afrodite Mitologia grega, deusa do amor, da luxúria, da beleza e da reprodução.
Anuket Mitologia egípcia, deusa do rio Nilo, também deusa da luxúria.
Dionísio Mitologia grega, deus do vinho, inspirador da loucura ritual e do êxtase.
Eros Deus primordial da mitologia grega responsável pela atração sexual, pelo amor e pelo coito, também reverenciado como deus de fertilidade.
Freyja Mitologia nórdica, deusa do amor, da beleza e da fertilidade. As pessoas a invocavam para obter felicidade no amor, auxiliar na hora do parto e para ter boas estações do ano.
Huitaca Mitologia muísca, deusa de origem lunar, que se opunha aos ensinamentos de Bochica e por causa de sua beleza, pregava a desobediência, a embriaguez e os prazeres carnais.
Kāmadeva Deus hindu do amor. Seu nome kāma significa ‘desejo sexual’ (segundo alguns monges hindus: ‘luxúria’, mais pejorativo) e deva: ‘deus’. O célebre livro Kama Sutra (‘aforismos de Kāma’ ou ‘elevado amor’) de Vātsyāyana está inspirado neste deus hindu.
Lilith Figura lendária do folclore judeu, de origem mesopotâmica. A considera a primeira esposa de Adão, anterior a Eva. Deixou o Jardim do Edén por sua própria iniciativa e se instalou próximo ao Mar Vermelho, juntando-se lá com Asmodeus, o que seria seu amante, e outros demônios.
Pan Semi-deus dos pastores e rebanhos na mitologia grega. Deus da fertilidade e da sexualidade masculina desenfreada.
Tlazoltéotl Mitologia asteca, deusa da terra, do sexo e da imoralidade.
Vênus Mitologia romana, deusa relacionada ao amor, à beleza e à fertilidade.
  • Algumas vezes o termo é usado para descrever outros desejos, diferente do sexual.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Luxúria



Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.