Darren Hayes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Darren Hayes
Darren hayes1.jpg
Informação geral
Nome completo Darren Stanley Hayes
Nascimento 8 de Maio de 1972 (42 anos)
Brisbane, Queensland
 Austrália
Gênero(s) Pop, Eletrônica
Instrumento(s) Vocal
Sintetizadores
Período em atividade 1995-presente
Gravadora(s) Columbia / Sony Music (1995-2006)
Powdered Sugar (2007-presente)
Mercury / Universal / EMI (2011-presente)
Afiliação(ões) Savage Garden

Darren Stanley Hayes (Brisbane, 8 de Maio de 1972) é um cantor, compositor e produtor musical australiano.

Entre 1997 e 2001, Hayes tornou-se mundialmente conhecido, como vocalista da banda Savage Garden, formada com o músico e compositor Daniel Jones. Após o fim da dupla, o cantor seguiu em carreira solo, tendo lançado até o presente momento 4 álbuns de estúdio.

Savage Garden[editar | editar código-fonte]

Em 1993, Darren respondeu a um anúncio de jornal que pedia um vocalista para uma banda chamada Red Edge, que tinha como integrante o multi-instrumentista Daniel Jones. Sendo o único candidato ao posto, o então estudante universitário foi aceito na banda. Após dois anos, o grupo se dissipou, e Darren e Daniel formaram uma dupla, chamada Savage Garden, em referência à obra da autora norte-americana Anne Rice, intitulada O Vampiro Lestat.

O duo Savage Garden gravou seu primeiro trabalho em 1995. O primeiro single da banda "I Want You", lançado em 1996, foi o mais vendido na Austrália naquele ano. A dupla, então, assinou com uma gravadora local e gravou seu primeiro disco com o produtor Charles Fisher. Seu segundo single, "To The Moon & Back" foi lançado no fim de 1996 e chegou ao topo da parada australiana. O terceiro single "Truly Madly Deeply" foi o mais vendido de 1997 no país, e em 1998 tornou-se um sucesso mundial.

Em 1999, Darren mudou-se para Nova York, enquanto Daniel continuou em Brisbane. Lá, o vocalista escreveu as canções do segundo disco da banda, intitulado Affirmation, que saiu no ano 2000. O primeiro single deste novo trabalho foi a música "I Knew I Loved You", que bateu o recorde de permanência no AC Chart da Billboard, que era da própria banda com "Truly Madly Deeply", que ficou 123 semanas na parada.

Em Outubro de 2001, foi anunciado o fim do Savage Garden. Apesar de diversas especulações sobre a separação da dupla, segundo Darren o motivo foi que Daniel desistiu da banda, por estar cansado da rotina de entrevistas e turnês mundiais que o sucesso exigia. Após o término, Hayes seguiu como cantor solo, pela mesma gravadora.

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Sony Music[editar | editar código-fonte]

Em 2002, Darren lançou seu primeiro trabalho solo Spin, pela Sony Music. O álbum foi produzido pelo brasileiro Walter Afanasieff, que também trabalhou no álbum Affirmation do Savage Garden. O disco seguiu a mesma linha pop do último trabalho da banda, com adição de influências dance e de R&B. O primeiro single "Insatiable" atingiu o #3 na Austrália. Os singles posteriores, "Strange Relationship", "Crush (1980 Me)" e "I Miss You", também tiveram boa divulgação.

Darren passou dois anos trabalhando em seu segundo álbum solo, intitulado The Tension and the Spark. O álbum marcou uma mudança de estilo do cantor, que resolveu seguir uma vertente mais eletrônica, trabalhando com o produtor Robert Conley. O disco foi bem aceito pela critica e pela maioria dos fãs. A primeira música de trabalho "Pop!ular" foi lançada em Julho de 2004 e chegou ao primeiro lugar da parada Dance da Billboard. Mas, com o pouco êxito do single seguinte "Darkness", a gravadora desistiu de promover o álbum, cancelando o lançamento do single no Reino Unido.

Em 2005, foi lançada a coletânea Truly Madly Completely: The Best of Savage Garden, contendo os maiores sucessos do Savage Garden e o single inédito "So Beautiful" de Darren. Em 2006, após a turnê de comemoração de seus 10 anos de carreira, o cantor anunciou o fim de seu contrato com a Columbia Records, pela qual vendeu mais de 25 milhões de discos.

Powdered Sugar[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Darren Hayes lançou seu terceiro trabalho solo, o álbum duplo This Delicate Thing We've Made, que saiu pelo selo independente Powdered Sugar. Neste disco, o cantor deu procedência ao seu envolvimento com a música eletrônica, produzindo músicas mais experimentais, sem perder, no entanto, sua vertente pop. Em Abril, o cantor lançou em sua página no MySpace a primeira faixa de divulgação deste trabalho, intitulada "Who Would Have Thought", acompanhada de um videoclipe em animação produzido por seu parceiro Richard Cullen. Em seguida, o vídeo da faixa "Step Into The Light" também foi lançado na internet, além de diversos remixes da música, que atingiu o #5 da Billboard Dance/Club Play Songs. O cantor ainda fez uma mini-turnê promocional em casas de show no Reino Unido e na América do Norte pelos meses seguintes, antecipando o lançamento do primeiro single oficial do álbum, o da música "On the Verge of Something Wonderful", que foi lançado em 13 de Agosto de 2007. O álbum chegou às lojas uma semana depois, contendo 25 faixas. O segundo single oficial, "Me, Myself And (I)", foi lançado em Novembro do mesmo ano.

Em em Setembro de 2007, Darren iniciou a turnê The Time Machine Tour na Inglaterra, que estendendo-se também à Austrália e foi lançada posteriormene em DVD. Em Fevereiro de 2008, o cantor deu início a uma nova turnê, a Side Two Tour, com músicas que ficaram de fora dos shows da primeira.

Em Março de 2008, foi lançado o terceiro e último single oficial do álbum This Delicate Thing We've Made, o da faixa "Casey". Em Julho do mesmo ano, o cantor lançou o DVD da turnê The Time Machine Tour, que atingiu o #1 na lista de vendas no Reino Unido, sendo seguido pelo lançamento de This Delicate Film We've Made, um DVD com videoclipes em animação, no começo de 2009.

Ainda em 2009, Darren lançou o álbum We Are Smug, projeto criado em parceiria com o músico e produtor americano Robert Conley e disponibilizado para download digital em 8 de Maio de 2009 gratuitamente em sua página na internet. O duo é um trabalho paralelo do cantor, fortemente influenciado pela música eletrônica.

Mercury Records[editar | editar código-fonte]

No ano de 2010, Hayes gravou um cover da música "Not Even Close" do cantor Tim Finn, lançado em uma coletânea tributo ao artista.

Em Abril de 2011, o australiano revelou ter assinado um contrato com a Mercury Records, uma divisão da Universal Music Australia, pelo qual lançaria seu novo trabalho. O quarto álbum solo do cantor, intitulado Secret Codes and Battleships saiu no segundo semestre de 2011, exatamente 4 anos após o lançamento de seu último CD. O videoclipe do primeiro single "Talk Talk Talk" foi gravado em 10 de Maio. O single foi lançado mundialmente em 24 de Junho e atingiu o Top 10 do Australian Singles Chart.

Em Setembro de 2011, foi lançado o segundo single, "Bloodstained Heart", na Austrália. Paralelamente, a faixa "Black Out the Sun" foi lançada no resto do mundo, antecipando o aguardado lançamento do álbum e a turnê The Secret Tour do cantor, no final de Outubro.

Secret Codes and Battleships atingiu o #10 da parada australiana na semana de seu lançamento e o #29 no Reino Unido. Em 2012, o álbum foi indicado ao ARIA Music Awards, na categoria Best Adult Contemporary Album.

Em 2013, Hayes relançou em CD, pelo seu selo Powdered Sugar, o álbum We Are Smug, de seu projeto paralelo com Robert Conley. Em Janeiro de 2014, o cantor iniciou uma série de podcasts de programas de rádio na internet, intitulada "Talk Talk Talk"[1] . Em Fevereiro do mesmo ano, Darren lançou por download digital um novo single do álbum Secret Codes and Battleships, da faixa "Wrecking Ball", que havia sido lançada somente na versão deluxe do álbum.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo[editar | editar código-fonte]

Compactos principais[editar | editar código-fonte]

DVDs principais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Citações[editar | editar código-fonte]

  1. Talk Talk Talk with Darren Hayes (em inglês) Pesquisa em 28/02/14