DeForest Kelley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
DeForest Kelley
DeForest Kelley, durante uma convenção de Star Trek na Flórida (janeiro de 1988).
Nome completo Jackson DeForest Kelley
Nascimento 20 de janeiro de 1920
Toccoa, Geórgia
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Morte 11 de junho de 1999 (79 anos)
Woodland Hills, Los Angeles, Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Carolyn Dowling (1945–1999; sua morte)
Atividade 1947 - 1998
IMDb: (inglês)

Jackson DeForest Kelley (Atlanta, 20 de janeiro de 1920Woodland Hills, Califórnia, 11 de junho de 1999) foi um ator norte-americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Conhecido, principalmente, por sua atuação no papel do dr. Leonard McCoy na série de TV Star Trek ("Jornada nas Estrelas" no Brasil, "O Caminho das Estrelas" em Portugal), hoje conhecida como Star Trek: A Série Original ou TOS, papel reprisado nos seis primeiros longa-metragens para o cinema de Star Trek. Também teve uma pequena aparição no primeiro episódio da série Star Trek: The Next Generation, "Encounter at Farpoint".

Nasceu na Geórgia, filho de Ernest David Kelley (um pastor batista) e Clora Casey. Kelley era um veterano da Segunda Guerra Mundial e serviu na Força Aérea do Exército americano entre 10 de março de 1943 e 28 de janeiro de 1946. Após passar um tempo em Long Beach, Califórnia, mudou-se definitivamente para aquele estado a fim de seguir a carreira de ator. Embora sua mãe o tenha incentivado, seu pai detestou a idéia. Na Califórnia, Kelley foi encontrado pela Paramount Pictures quando fazia um filme de treinamento da Marinha americana. Por coincidência, em dado momento Kelley pensara em seguir a carreira de médico.

O primeiro filme de Kelley foi um film noir, Fear in the Night. Em seguida, atuou em papéis pequenos, especialmente em Westerns para cinema e TV, antes de conseguir o papel do Dr. Leonard McCoy. Na série, seu personagem era freqüentemente chamado de Bones ("ossos" em inglês; na versão brasileira, "Magro"), segundo a tradição naval americana de referir-se ao cirurgião de bordo.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  • EWALD FILHO, Rubens — Dicionário de Cineastas — 3ª. Edição — 2002 — Companhia Editora Nacional (ISBN 85-04-00088-5)
  • HARBACH, Estevão Rainer — Guia de Filmes 2000 — Grafiven: Gráfica e Editora Venezuela

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Kelley faleceu em 1999 de câncer no estômago, aos 79 anos de idade. Ele foi o primeiro membro do elenco da série original de Star Trek a falecer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]