Decode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Decode"
Single de Paramore
do álbum Twilight Soundtrack
Lançamento Estados Unidos 16 de novembro de 2008
Reino Unido 13 de dezembro de 2008
Formato(s) CD single
Download digital
Gravação 2008
Gênero(s) Rock alternativo
Duração 4:22
Gravadora(s) Fueled by Ramen, Warner
Composição Hayley Williams, Josh Farro, Taylor York
Certificação(ões) Platinum.png Platina (RIAA)[1]
Cronologia de singles de Paramore
Último
Último
"That's What You Get"
(2008)
"Ignorance"
(2009)
Próximo
Próximo

"Decode" é uma canção da banda norte-americana de rock alternativo Paramore lançada como single na trilha sonora intitulada Twilight: Original Motion Picture Soundtrack do filme Twilight (Crepúsculo) e também foi lançado como faixa bônus do álbum do Paramore intitulado Brand New Eyes. A canção rodou em Los Angeles na enorme estação de rádio KIIS-FM. Em 11 de Novembro, o single foi adicionado na Z100 em Nova Iorque. Após o primeiro hit de Paramore, o single "Misery Business", Decode foi o primeiro single a ser bem sucedido em ambos os formatos Alternativo e Pop rádio. O single foi certificado Platina pela RIAA em 16 de fevereiro de 2010,[1] [2] e mais tarde também foi certificada Platina na Nova Zelândia e na Austrália.[3] [4] A canção também foi nomeada ao Grammy em 2010 por Melhor canção escrita para um filme.

Informações da canção[editar | editar código-fonte]

Hayley Williams do Paramore é uma grande fã de Twilight e recentemente falou sobre seu amor pelo livro e o título da canção:

Começamos a escrever "Decode" ao mesmo tempo que comecei a ler o 1º livro da saga, chamado "Crepusculo". Comecei a ler e o Josh estava compondo a música e eu adorei, era bem sombria. Achei que a música combinava perfeitamente com a historia e o filme. Assim que terminamos, mostramos ao pessoal do "Twilight", e a equipe do filme. Lutamos com unhas e dentes pra que a música entrasse pra trilha sonora, e conseguimos! Foi muito legal trabalhar com isso e estamos animados... por poder representar um fenômeno.

— Hayley Williams [5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Alexandra Cahill da Billboard.com deu a canção um parecer positivo dizendo que "a vocalista Hayley Williams captura a tensão e a urgência entre o protagonista imortal Edward e de sua amada mortal Bella com uma performance apaixonada, porém contida". Cahill também falou que "habilmente viciante, Decode deverá ficar gravada na história do Rock moderno e no top 40 das rádios".[6]

Já a Entertainment Weekly disse que Decode afastou Paramore "do estilo punk-pop para um jeito mais alastrando, ao estilo de Evanescence".[7]

Performance[editar | editar código-fonte]

A canção entrou no Chart da Billboard Hot Modern Rock Tracks na posição n° 35 e logo chegou ao 5º lugar, dando a banda o terceiro single entre o top 20 desse chart. "Decode" se tornou o segundo single da banda a ficar no Top 40 e o que alcançou a melhor posição nas paradas na estréia (#34) na Billboard Hot 100 e 7 semanas após a estréia, a canção chegou ao 33ª posição. A canção também chegou a posição n° 52 na Canadian Hot 100. Foi também lançado uma versão para download digital no Reino Unido. A cançao foi certificado Ouro nos EUA em 12 de março de 2009, vendendo mais de 500 mil cópias. Na Nova Zelândia, a canção estreou na posção #40 em 24 de novembro de 2009, chegando mais tarde a n° 15, sendo seu single de maior sucesso por lá.[8] A canção também foi certificada Ouro na Nova Zelândia em 5 de julho de 2009[9] , vendendo mais de 7,500 cópias naquele país[10] , ficando por 15 semanas nas paradas de sucesso por lá também.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe oficial foi estreado em 3 de novembro de 2008 na MTVu, MTV, MTV2 pela MTV.com[11] e foi dirigido por Shane Drake. O clipe mostra uma performance da banda numa floresta escura e sombria em Nashville, Tennessee. Enquanto andam, os membros da banda parecem estar suspeitos de vampiros ocultos na mata. Algumas cenas do filme Twilight também são intercortadas.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Promo & UK CD single
# Título Duração
1. "Decode"   4:22
  • Lançamento exclusivo Hot Topic:
12" picture disc
# Título Duração
1. "Decode"   4:25
2. "Full Moon" (The Black Ghosts) 3:49

Paradas[editar | editar código-fonte]

Referências