Devin Townsend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Devin Townsend Garret (nascido em 05 de maio de 1972) é um músico, compositor e produtor musical canadense. Ele foi o fundador, compositor, vocalista e guitarrista da banda de metal extremo Strapping Young Lad no período de 1994-2007 e teve uma extensa carreira como artista solo.

Devin Townsend
Devin Townsend
Informação geral
Nome completo Devin Garrett Townsend
Nascimento 5 de Maio de 1972
Origem New Westminster, Colúmbia Britânica
País  Canadá
Gênero(s) Metal progressivo, metal extremo, metal industrial, música ambiente, thrash metal, death metal, grindcore, rock progressivo, punk rock, new age, música eletrônica, música clássica, country
Instrumento(s) Guitarra, baixo, teclado, vocal, banjo
Modelos de instrumentos Peavey, Framus, Sadowsky, ESP, Fender e Gibson
Período em atividade 1993–atualmente
Gravadora(s) Hevy Devy Records, InsideOut Music, Century Media
Afiliação(ões) The Devin Townsend Band, Strapping Young Lad, Steve Vai, Punky Brüster, IR8, Grey Skies, Caustic Thought, Noisescapes, Devin Townsend Project, Casualties Of Cool
Página oficial www.hevydevy.com

www.ziltoid.com

Ziltoid The Omniscient, um dos álbuns mais reconhecidos de Townsend.

Após a tocar em várias bandas de metal durante o período colegial, Townsend foi descoberto por uma gravadora em 1993 e foi solicitado a realizar os vocais no álbum de Steve Vai, "Sex & Religion". Depois do lançamento do álbum e sua turnê com Vai, Townsend estava desanimado com o que encontrou na indústria musical, e descarregou sua raiva sobre o seu álbum solo Heavy as a Really Heavy Thing lançado sob o pseudônimo de Strapping Young Lad. Ele logo montou uma banda com esse nome, e lançou o aclamado City em 1997. Desde então, ele lançou mais três álbuns de estúdio com Strapping Young Lad, juntamente com material solo liberado sob sua própria gravadora independente, HevyDevy Records.

A carreira solo de Townsend, um mix diversificado de hard rock, metal progressivo, música ambiente e new age, tem apresentado uma grande variação de músicos de apoio. Em 2002, ele formou a Devin Townsend Band, que gravou e entrou em turnê por dois álbuns. Em 2007, ele desfez tanto o Strapping Young Lad quanto o Devin Townsend Band, tirando esse tempo para passar com a sua família. Depois de um hiato de dois anos, ele começou a gravar novamente, e logo anunciou a formação do Devin Townsend Project. O projeto começou com uma série de quatro álbuns, lançados de 2009 a 2011, cada um escrito em um estilo diferente, e Townsend continua a gravar e fazer turnês sob o novo nome.

Durante todas as suas bandas, Townsend lançou vinte álbuns de estúdio e três álbuns ao vivo. Seu estilo de produção ja foi comparado com os estilos de Phil Spector e Frank Zappa. Sua forma de vocal versátil varia de gritos para um canto lírico-ópera, e sua composição é diversificada. O estilo musical de Townsend está enraizada no metal, e seus álbuns são escritos para expressar diferentes aspectos de sua personalidade.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo :[editar | editar código-fonte]

Casualties Of Cool :[editar | editar código-fonte]

The Devin Townsend Band :[editar | editar código-fonte]

Devin Townsend Project :[editar | editar código-fonte]

Strapping Young Lad :[editar | editar código-fonte]

[editar | editar código-fonte]