Diretório Central dos Estudantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mergefrom 2.svg
O artigo ou secção DCE UFPR deverá ser fundido aqui. (desde dezembro de 2010)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Cheque ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Salão social do DCE no Cefet-MG campus II.

Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários. Tem o papel de organizar suas lutas.

A eleição de seus membros é definida pelo Movimento Estudantil da instituição no qual está inserido e costuma se dar de forma direta. A composição da diretoria (ou coordenação) pode ser na forma majoritária ou na forma proporcional.

Assim como os mecanismos eleitorais, a atuação da entidade é definida pelo conjunto do movimento estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos estudantes perante à administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política nacional. Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEEs) ou a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), além de outras entidades estudantis existentes no Brasil. A existência de uma relação entre os DCEs e outras entidades (nacionais, de maior abrangência) é opcional e a opção fica a cargo das dirigências dos diretórios, fundamentados por assembléias gerais estudantis que devem discutir os prós e contras da existência da relação em questão.

Estima-se que o primeiro DCE no Brasil tenha sido criado na década de 1930 o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DCE-UFRJ Mário Prata[editar | editar código-fonte]

Logo do DCE Mário Prata da UFRJ.

O DCE Mário Prata da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi fundado em 1930, sendo inclusive anterior à União Nacional dos Estudantes (1937).[1] Foi uma entidade bastante representativa até que foi fechado pelo regime militar. Várias lideranças do movimento estudantil foram assassinadas, entre elas, o estudante Mario Prata que era o presidente do DCE-UFRJ. A partir de fins da década de 1970 quando ocorreu a gradual abertura política os diretórios acadêmicos tiveram permissão para atuar de novo. O DCE da UFRJ homenageou o seu último presidente passando a se chamar DCE Mário Prata. Entre os diversos alunos que participaram da reativação do DCE encontram-se Mário Furley Schmidt e alguns dos integrantes da Turma do Casseta & Planeta, como Marcelo Madureira, Beto Silva e Helio de la Peña.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]