Donald Peterson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Donald Peterson

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 21 de Outubro de 1933 (80 anos)
Winona, EUA
Tempo no espaço 5d 0h 23m
Missões STS-6
Insígnia
da missão
Sts-6-patch.png

Donald Herod Peterson (Winona, 21 de outubro de 1933) é um ex-astronauta dos Estados Unidos.

Formado em Ciências pela Academia Militar de West Point em 1955, e com mestrado em engenharia nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea, em 1962, passou seus anos anteriores à sua entrada na NASA como instrutor de voo, oficial de treinamento militar, analista de sistemas nucleares e piloto de combate. Acumulou nestas funções o total de 5.300 horas de voo, a maioria delas em jatos de combate.

Peterson entrou para a NASA em 1969, após o cancelamento do programa militar que pretendia colocar um laboratório espacial em órbita, (MOL - Manned Orbital Laboratory) e fez parte da equipe de apoio da missão lunar Apollo 16. Retirando-se da ativa da Força Aérea dos Estados Unidos como tenente-coronel no anos 1970, continuou na NASA com civil, trabalhando em funções técnicas em terra.

Foi ao espaço em 4 de abril de 1983, aos 49 anos, como especialista de missão da STS-6, o primeiro voo da nave Challenger, e na qual realizou quatro horas de atividades extra-veiculares, para testar o novo macacão espacial e as ferramentas desenvolvidas para trabalhos fora da espaçonave.

Retirou-se da NASA em 1984, passando a trabalhar na iniciativa privada como consultor de operações espaciais tripuladas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]