Estação Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uruguai
Estacaouruguai.jpg
Inauguração da Estação Uruguai, em 15 de março de 2014. Tomaz Silva/Agência Brasil
Uso Atual Estação de metropolitano
Administração Metrorioicon.png Metrô Rio
Linha Linha 1
Plataformas Central
Posição Subterrâneo
Serviços Ônibus Escada rolante Elevador Acesso à deficiente físico
Informações da via
Bitola Bitola larga (1,6m) eletrificada
Alimentação 3° trilho (750Vcc)
Informações históricas
Inauguração 15 de março de 2014
Localização
Uruguai está localizado em: Centro, Zona Norte e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro
Uruguai
Localização da estação Uruguai
22° 55' 57" S 43° 14' 19" O
Próxima estação
Sentido Zona Norte Sentido Zona Sul
- Saens Peña
Uruguai

A Estação Uruguai é uma estação de metrô localizada no bairro da Tijuca, no município do Rio de Janeiro.

Características[editar | editar código-fonte]

Sucessora da estação Saens Peña como terminal da Linha 1, a estação era desejada pelos moradores da Tijuca desde o início da operação do metrô na cidade, em 1979.[1]

Está localizada no antigo "Rabicho da Tijuca", por anos utilizado como pátio de manobras.[1] Seus sete mil metros quadrados de área escavada estão distribuídos em dois níveis: um mezanino, onde funcionam as bilheterias, e uma plataforma para embarque e desembarque, com trezentos metros de comprimento.[2] Após sua inauguração, espera-se que as linhas de ônibus de integração, que atualmente partem da Praça Sáenz Peña com destino aos bairros de Andaraí, Grajaú e Usina, passem a percorrer trajetos mais curtos, contribuindo para a diminuição dos congestionamentos nas vias da região.[3] [2]

É a primeira estação carioca a ter rede Wi-Fi em seu interior e possui piso tátil para deficientes visuais por toda a estação [4] .

História[editar | editar código-fonte]

Entre 1988 e 1989, foi construído um túnel sob a Rua Conde de Bonfim, chamado de "Rabicho da Tijuca". O mesmo tem 1,1 quilômetro de extensão, tendo sido escavado a oito metros do solo e liga a Estação Sáenz Peña até a Rua Dona Delfina (um quarteirão antes da Rua Uruguai - nome de referência da estação). Na parte inicial do túnel (primeiros trezentos metros), foi construída uma zona de manobras, permitindo que as composições que chegavam à Estação Sáenz Peña (estação terminal na época) pudessem desembarcar passageiros por uma plataforma e embarcar pela outra. Na parte final, foi construída uma oficina, que desafogava a existente no Centro do Rio. Esse trecho podia abrigar dezessete composições. Também nesse local, construiu-se um mezanino para abrigar um estacionamento rotativo, que tinha capacidade para 812 automóveis. Na época, estimava-se gastar trinta milhões de dólares.

Em meados de 2011, foi anunciada a construção da Estação Uruguai, na área final do "Rabicho". O mezanino (onde se localizava o estacionamento) foi transformado na área das bilheterias, e os seus acessos foram remodelados para passageiros. Na área da plataforma, que é central, necessitou-se remanejar as colunas de sustentação (laterais) para uma central em formato de árvore, utilizando-se de técnicas de engenharia.

As obras físicas terminaram no fim de 2013, com custo total de 240 milhões de reais, e a estação foi inaugurada em 15 de março de 2014.[3]

Colunas em formato de árvore no centro da plataforma

Acessos[editar | editar código-fonte]

Os cinco acessos à estação foram construídos a partir das rampas do estacionamento de automóveis que existia no subterrâneo, acima do antigo pátio de manobras[5] . Aquele localizado na rua Dona Delfina e os dois na rua Itacuruçá ficam em sua calçada, no cruzamento com a rua Conde de Bonfim. Os restantes ficam nas calçadas laterais da rua Conde de Bonfim, um em cada sentido. No total, os acessos incluem dez escadas rolantes e seis elevadores, sendo dois exclusivos para portadores de deficiência física.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Fernando Pontes (4 de julho de 2013). Metrô: estação Uruguai será inaugurada em março de 2014. O Globo. Página visitada em 24 de outubro de 2013.
  2. a b Pátio de manobra vira estação de passageiros no metrô do Rio. Revista Grandes Construções. Página visitada em 24 de outubro de 2013.
  3. a b Metrô antecipa inauguração da Estação Uruguai para março de 2014. Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S/A (5 de julho de 2013). Página visitada em 24 de outubro de 2013.
  4. Inaugurada a Estação Uruguai do MetrôRio. Página visitada em 27 de abril de 2014.
  5. Metrô Rio inicia obras da estação Uruguai. Jornal do Commercio. Página visitada em 24 de outubro de 2013.