Estação Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uruguai
Estacaouruguai.jpg
Inauguração da Estação Uruguai, em 15 de março de 2014. Tomaz Silva/Agência Brasil
Uso Atual Estação de metropolitano
Administração Metrorioicon.png Metrô Rio
Linha Linha 1
Plataformas Central
Posição Subterrâneo
Serviços Ônibus Escada rolante Elevador Acesso à deficiente físico
Informações da via
Bitola Bitola larga (1,6m) eletrificada
Alimentação 3° trilho (750Vcc)
Informações históricas
Inauguração 15 de março de 2014
Localização
Uruguai está localizado em: Centro, Zona Norte e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro
Uruguai
Localização da estação Uruguai
22° 55' 57" S 43° 14' 19" O
Próxima estação
Sentido Zona Norte Sentido Zona Sul
- Saens Peña
Uruguai

A Estação Uruguai é uma estação de metrô localizada no bairro da Tijuca, no município do Rio de Janeiro.

Características[editar | editar código-fonte]

Sucessora da estação Saens Peña como terminal da Linha 1, a estação era desejada pelos moradores da Tijuca desde o início da operação do metrô na cidade, em 1979.[1]

Está localizada no antigo "Rabicho da Tijuca", por anos utilizado como pátio de manobras.[1] Seus sete mil metros quadrados de área escavada estão distribuídos em dois níveis: um mezanino, onde funcionam as bilheterias, e uma plataforma para embarque e desembarque, com trezentos metros de comprimento.[2] Após sua inauguração, espera-se que as linhas de ônibus de integração, que atualmente partem da Praça Sáenz Peña com destino aos bairros de Andaraí, Grajaú e Usina, passem a percorrer trajetos mais curtos, contribuindo para a diminuição dos congestionamentos nas vias da região.[3] [2]

É a primeira estação carioca a ter rede Wi-Fi em seu interior e possui piso tátil para deficientes visuais por toda a estação [4] .

História[editar | editar código-fonte]

Entre 1988 e 1989, foi construído um túnel sob a Rua Conde de Bonfim, chamado de "Rabicho da Tijuca". O mesmo tem 1,1 quilômetro de extensão, tendo sido escavado a oito metros do solo e liga a Estação Sáenz Peña até a Rua Dona Delfina (um quarteirão antes da Rua Uruguai - nome de referência da estação). Na parte inicial do túnel (primeiros trezentos metros), foi construída uma zona de manobras, permitindo que as composições que chegavam à Estação Sáenz Peña (estação terminal na época) pudessem desembarcar passageiros por uma plataforma e embarcar pela outra. Na parte final, foi construída uma oficina, que desafogava a existente no Centro do Rio. Esse trecho podia abrigar dezessete composições. Também nesse local, construiu-se um mezanino para abrigar um estacionamento rotativo, que tinha capacidade para 812 automóveis. Na época, estimava-se gastar trinta milhões de dólares.

Em meados de 2011, foi anunciada a construção da Estação Uruguai, na área final do "Rabicho". O mezanino (onde se localizava o estacionamento) foi transformado na área das bilheterias, e os seus acessos foram remodelados para passageiros. Na área da plataforma, que é central, necessitou-se remanejar as colunas de sustentação (laterais) para uma central em formato de árvore, utilizando-se de técnicas de engenharia.

As obras físicas terminaram no fim de 2013, com custo total de 240 milhões de reais, e a estação foi inaugurada em 15 de março de 2014.[3]

Colunas em formato de árvore no centro da plataforma

Acessos[editar | editar código-fonte]

Os cinco acessos à estação foram construídos a partir das rampas do estacionamento de automóveis que existia no subterrâneo, acima do antigo pátio de manobras[5] . Aquele localizado na rua Dona Delfina e os dois na rua Itacuruçá ficam em sua calçada, no cruzamento com a rua Conde de Bonfim. Os restantes ficam nas calçadas laterais da rua Conde de Bonfim, um em cada sentido. No total, os acessos incluem dez escadas rolantes e seis elevadores, sendo dois exclusivos para portadores de deficiência física.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Fernando Pontes (4 de julho de 2013). Metrô: estação Uruguai será inaugurada em março de 2014 O Globo. Visitado em 24 de outubro de 2013.
  2. a b Pátio de manobra vira estação de passageiros no metrô do Rio Revista Grandes Construções. Visitado em 24 de outubro de 2013.
  3. a b Metrô antecipa inauguração da Estação Uruguai para março de 2014 Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S/A (5 de julho de 2013). Visitado em 24 de outubro de 2013.
  4. Inaugurada a Estação Uruguai do MetrôRio. Visitado em 27 de abril de 2014.
  5. Metrô Rio inicia obras da estação Uruguai Jornal do Commercio. Visitado em 24 de outubro de 2013.