Fantastic Beasts and Where to Find Them

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fantastic Beasts and Where to Find Them
Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (PT)
Animais Fantásticos e Onde Habitam (BR)
Primeira capa FBaWtFT.jpg
Primeira capa do livro
Autor (es) J. K. Rowling
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Assunto Animais mitológicos
Género Fantasia, Ficção, Comédia
Série Harry Potter
Ilustrador Reino Unido Jason Cockcroft
Estados Unidos Mary GrandPré
Editora Reino Unido Bloomsbury
Estados Unidos Scholastic
Lançamento Reino Unido 2001
Páginas Reino Unido/Estados Unidos 64
Edição portuguesa
Tradução Isabel Fraga
Editora Presença
Lançamento 2014
Páginas 42
ISBN 972-23-2755-0
Edição brasileira
Tradução Lia Wyler
Editora Rocco
Páginas 63

Fantastic Beasts and Where to Find Them, publicado no Brasil com o nome de Animais Fantásticos e Onde Habitam e, em Portugal, como Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, é um livro escrito por J. K. Rowling sob o pseudônimo de Newt Scamander. Ligado à série Harry Potter, o livro tenta se passar por uma versão real de um dos livros didáticos que os personagens da série leem na escola de Hogwarts (embora na tradução original de Harry Potter e a Pedra Filosofal tenha sido citado como "Animais Fantásticos e Seu Habitat"), inclusive com comentários feitos por Harry e seus amigos. Todos os direitos do livro, assim como do Quadribol Através dos Séculos foram cedidos para a instituição Comic Relief, instituição que utiliza o riso para combater a miséria.

Em 12 de Setembro de 2013, foi anunciada uma adaptação cinematográfica deste livro, prevista para estrear em 2016. O filme irá-se passar 70 anos antes das aventuras de Harry Potter, com foco no personagem de Newt Scamander.[1] [2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Animais Fantásticos e Onde Habitam é um estudo da magizoologia, termo criado por J. K. Rowling para designar aquelas criaturas que possuem poderes que uma criatura normal não possui. Esses animais incluem criaturas de variadas mitologias - o dragão, a fênix, o kappa, o leprechaun - embora nem sempre do modo descrito pela cultura popular. As sereias, por exemplo, são um híbrido de humano e peixe em vez de sedutoras mulheres com rabo de peixe. Embora ainda focado na fantasia da série, o tom do livro é bastante cômico, incluindo a atribuição de certas criaturas à origem de eventos como os círculos nas plantações.

Além de uma extensa lista de animais e suas descrições, alguns inspirados na mitologia e outros totalmente originais, o livro conta com uma análise sobre a concepção de seres em oposição a animais, um guia de como ocultar animais mágicos das pessoas comuns (vulgo trouxas) e também uma lista de classificação dos animais de acordo com sua índole, que vai de "tedioso" a "extremamente perigoso".

Observação[editar | editar código-fonte]

O livro começa com um prefácio, assinado pelo diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore, declarando os propósitos da Comic Relief e explicando que a publicação é uma réplica do exemplar de posse de Harry Potter de um dos livros didáticos ensinados na escola.

Após uma introdução sobre os conceitos da magizoologia, cada animal apresentado é seguido de uma descrição que, na maioria, contém a origem, o habitat, a aparência e a reprodução do animal ou criatura. A versão brasileira apresenta os animais com seu nome original e, entre parênteses, a tradução de Lia Wyler. Notas de rodapé detalham certos aspectos das criaturas ou contam anedotas ligadas aos animais. Sendo o livro uma réplica do exemplar de Harry, algumas páginas tem comentários feitos por Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger, geralmente como referência aos eventos dos livros da série até então.

Adaptação para os Cinemas[editar | editar código-fonte]

A Warner Bros anunciou em 12 de setembro de 2013, que J. K. Rowling estaria fazendo sua estréia como roteirista com o primeiro de uma trilogia de filmes baseada em "Fantastic Beasts and Where to Find Them" (Animais Fantásticos e Onde Habitam), que faz parte de uma parceria criativa expandida com Rowling. Rowling declarou que os filmes, que incidirá sobre a vida de Newt Scamander, nem vai ter uma ligação direta ou sequência da série Harry Potter, embora vai ser definido no mesmo mundo que a série de livros.

O primeiro filme será definido 70 anos antes dos acontecimentos de Harry Potter, em 1920, na cidade de Nova York.[3]

David Heyman, produtor de todos os filmes de Harry Potter, vai voltar a trabalhar novamente com a série.[4]

Em outubro de 2013, Harry Potter, estrelado por Daniel Radcliffe afirmou que ele provavelmente não faria parte do elenco do filme.[5]

Referências

6. Livro derivado de ‘Harry Potter’ vai virar trilogia no cinema

Ver também[editar | editar código-fonte]