Harry Potter and the Half-Blood Prince (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Harry Potter and the Half-Blood Prince
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (PT)
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (BR)
Pôster oficial.
 Reino Unido
 Estados Unidos

2009 • cor • 153 min 
Direção David Yates
Produção David Heyman
David Barron
Roteiro Steve Kloves
Baseado em Harry Potter and the Half-Blood Prince 
de J. K. Rowling
Elenco Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
(Veja abaixo)
Gênero Aventura
Fantasia
Idioma Inglês
Música Nicholas Hooper
Cinematografia Bruno Delbonnel
Edição Mark Day
Estúdio Heyday Films
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 15 de julho de 2009
Brasil 15 de julho de 2009
Orçamento US$ 250 milhões[1]
Receita US$ 934.416.487[2]
Cronologia
Último
Último
Harry Potter and the Order of the Phoenix
(2007)
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
(2010)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Harry Potter and the Half-Blood Prince (no Brasil, Harry Potter e o Enigma do Príncipe; em Portugal, Harry Potter e o Príncipe Misterioso) é um filme britânico-americano de fantasia de 2009, dirigido por David Yates, baseado no livro homônimo de J.K. Rowling. É o sexto filme da franquia, escrito por Steve Kloves, produzido por David Heyman e David Barron, sendo distribuído pela Warner Bros. Pictures. O filme segue o sexto ano de Harry Potter em Hogwarts e em como ele descobre um antigo livro escolar pertencido alguém que se intitula "O Príncipe Mestiço", ao mesmo tempo em que tenta recuperar uma lembrança que é a chave para derrotar Lorde Voldemort. O elenco principal é formado por Daniel Radcliffe, como Harry Potter, e Rupert Grint e Emma Watson, como os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger. O filme é uma sequência de Harry Potter e a Ordem da Fênix e é seguido por Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.

As filmagens começaram em 24 de setembro de 2007, terminado com o lançamento mundial do filme, em 15 de julho de 2009, um dia antes do aniversário de quatro anos do livro no qual é baseado. Ao redor do mundo, com exceção da América Anglo-Saxônica, o sexto filme foi lançado simultaneamente em 2D e em IMAX 3D. Nos Estados Unidos e Canadá, o lançamento em 3D só ocorreu em 29 de julho, duas semanas após a sua estreia.

O Enigma do Príncipe recebeu muita aprovação da crítica especializada, e foi sucesso de bilheteria, obtendo o recorde de maior faturamento em um único dia, e quebrando o recorde de maior estreia de todos os tempos, acumulando $394 milhões de dólares em apenas cinco dias. Com uma renda total de $934 milhões, tornou-se a segunda maior bilheteria de 2009, atrás apenas de Avatar e o oitavo filme de maior bilheteria na época. Atualmente, permanece com uma das 25 maiores bilheterias do cinema. O filme recebeu muitas indicações e vitórias em diversas premiações, incluindo uma nomeação ao Oscar de Melhor Fotografia e outras duas nomeações no BAFTA de Melhor direção de Arte e Efeitos Especiais. O Enigma do Príncipe permanece como uma das mais altas aprovações críticas dentro da série, com uma pontuação de 83% no Rotten Tomatoes e de 78% no Metacritic. Muitos críticos elogiaram a história, direção, fotografia, visual e música. [3] [4] [5] [6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dias após o confronto com Voldemort (Ralph Fiennes) e os Comensais da Morte no Ministério da Magia, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é levado por Alvo Dumbledore (Michael Gambon) até o povoado de Buddleigh Baberton, onde conhece Horácio Slughorn (Jim Broadbent), o antecessor de Severo Snape (Alan Rickman) ao posto de professor de Poções da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cansado de fugir de Comensais da Morte que querem forçá-lo a juntar-se a eles, Slughorn aceita retornar a Hogwarts. Dumbledore confidencia a Harry que ele deverá ficar próximo do professor e depois o aparata para a Toca, lar da família Weasley, onde Harry reencontra seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint), Hermione Granger (Emma Watson) e Gina Weasley (Bonnie Wright), por quem se sente atraído.

Paralelamente, na Rua da Fiação, Snape recebe a visita de Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) e sua irmã, Narcissa Malfoy (Helen McCrory), a quem Snape faz um Voto Perpétuo de que irá proteger o filho dela, Draco Malfoy (Tom Felton), que recebeu uma perigosa missão.

No dia seguinte, Harry e seus amigos visitam o Beco Diagonal, que está praticamente abandonado após sucessivos ataques dos Comensais da Morte, e veem Malfoy, a quem seguem até uma loja antiga. Lá, eles presenciam uma reunião entre eles e alguns Comensais da Morte, incluindo o lobisomem Fenrir Greyback, e ficam convencidos de que Draco foi efetivado.

No Expresso de Hogwarts, Harry tenta espionar Malfoy usando o Capa da Invisibilidade, mas é descoberto e petrificado pelo menino, que o deixa para retornar à Londres contra sua vontade. Porém, Harry é salvo por Luna Lovegood (Evanna Lynch) e, à pedido de Dumbledore, começa a assistir à aula de Poções do professor Slughorn, enquanto Snape é promovido ao cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Como não possui o material necessário, Harry começa a usar um livro que um dia foi propriedade de alguém conhecido como o Príncipe Mestiço. Graças a uma série de encantos e dicas escritas nos versos do livro, Harry torna-se o melhor aluno da classe e ganha do professor Slughorn um frasco de Felix Felicis, uma poção da sorte.

Harry torna-se capitão do time de Quadribol da casa de Grifinória e começa a namorar Gina. Paralelamente, Rony, que entrou para o time, começa a namorar a ciumenta Lilá Brown (Jessie Cave), o que deixa Hermione com ciúmes. Porém, o relacionamento não dura.

Dumbledore eventualmente conta a Harry o motivo pelo qual ele precisa que Harry fique próximo de Slughorn: Muitos anos atrás, Slughorn foi o professor de Tom Riddle, o jovem que viria a tornar-se Voldemort. Dumbledore descobriu que Slughorn acidentalmente contou a Riddle sobre um poderoso feitiço que permitiria a Riddle tornar-se imortal. Dumbledore coletou esta memória na Penseira, mas descobriu que Slughorn a adulterou por vergonha. Ele precisa da verdadeira memória para descobrir o nome do feitiço. Usando a Felix Felicis, Harry convence Slughorn a entregar-lhe a verdadeira memória e o feitiço: A maldição das Horcruxes.

Horcruxes, Harry descobre, são objetos nos quais um indivíduo pode depositar parte de sua alma para continuar vivo caso seu corpo seja destruído. Isso é alcançado através do assassinato de uma pessoa. Voldemort, obcecado pelo imortalidade, dividiu sua alma em sete pedaços, criando seis Horcruxes: O diário de Tom Riddle; O anel de sua mãe, O medalhão de Salazar Sonserina; a taça de Helga Lufa-Lufa; O diadema de Rowena Corvinal e a serpente Nagini. Duas já foram destruídas (O diário e o anel), e uma terceira foi localizada: O medalhão.

Harry e Dumbledore partem para uma caverna, onde recuperam a Horcrux, que estava sob a proteção de um poderoso encantamento, em um rocha cercada por seres sobrenaturais conhecidos como os Inferi. Ao retornar a Hogwarts, eles descobrem que Draco usou um Armário Sumidouro esquecido na Sala Precisa, cujo gêmeo está localizado na Travessa do Tranco, para abrir as portas de Hogwarts a Belatriz e Greyback, que destroem a escola.

Draco revela que sua missão é matar Dumbledore, mas não consegue ir até o fim. Snape cumpre o Voto Perpétuo e trai Dumbledore, matando-o. Harry, furioso, tenta vingar a morte de seu mentor, mas é derrotado por Snape, que parte junto com o resto dos Comensais da Morte, mas não sem antes revelar que ele é o Príncipe Mestiço.

Um funeral é feito para Dumbledore e os alunos são enviados de volta às suas casas. Porém, Harry decide que não irá retornar no ano seguinte e, ao invés disso, irá caçar e destruir as Horcruxes restantes. Rony e Hermione decidem acompanhá-lo. Porém, Harry é surpreendido ao descobrir, dentro do medalhão, um recado de um certo R.A.B., avisando que ele roubou o verdadeiro medalhão e iria destruí-lo, o que significa que ainda restam quatro Horcruxes, e não três.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Precedentes[editar | editar código-fonte]

De acordo com o diretor David Yates, o Enigma do Príncipe tem seu lado obscuro, mas eles estão dando ênfase ao lado amoroso dos personagens. Em relação a isso, Rupert Grint (o Rony) comentou que, "cada filme tem um novo tipo de atmosfera, e a desse é muito legal, estou realmente ansioso".

O produtor David Heyman falou que esse filme é o 'mais quente' da série até agora, declarando que, "é muito mais comédia e o medo de se relacionar. E o romance vai além de Harry, Rony e Hermione. É sobre os personagens crescendo enquanto começam a perceber a importância que um tem na vida do outro".

O filme estava agendado para ser lançado no dia 21 de novembro de 2008, mas foi transferido para o ano seguinte o que deixou os fãs da série frustrados[7] . Segundo a imprensa Hollywoodana a razão pela qual a data foi trocada seria que os estúdios da Warner Bros já tinham alcançado sua meta daquele ano com o filme The Dark Knight que faturou um total de bilheteria de 533.090.262 milhões de dólares só nos Estados Unidos (muito mais do que eles imaginavam), e o estúdio concluiu que não precisva de "mais um Harry Potter" no final do ano para manter a média do estúdio. Então a data de estréia do filme foi transferida para 15 de julho de 2009.

Feitiços usados[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Feitiço Efeito Visto/Mencionado Nota
Petrificus Totalus Congela, petrifica a pessoa atingida. Por Draco Malfoy, em Harry no trem para Hogwarts. Não pode ser usado sem a varinha.
Sectumsempra É um feitiço criado pelo "Príncipe Mestiço" (Severo Snape) que faz um corte profundo no corpo da vítima Por Harry, para atingir Draco no duelo do banheiro Não pode ser usado sem a varinha.
Vulnera Sanetur É o contrafeitiço do "Sectumsempra", ele repõe o sangue da pessoa e cura o machucado Por Snape, ele curou Draco depois de Potter e Malfoy terem duelado no banheiro O Feitiço deve ser recitado 3 vezes, O Inventor dele foi o Princípe Mestiço
Confundus Confunde a pessoa atingida. Por Hermione, ela usou este feitiço em Córmaco McLaggen para ele possa a tomar gols e Rony ganhar. Ele pode ser usado sem a varinha.
Oppugno Faz um animal atacar alguém. Por Hermione, ela usou este feitiço para fazer os passarinhos atacarem Rony. Ele pode ser usado sem a varinha.
Episkey Utilizado para curar ou reparar machucados. Por Luna, ela usou em Harry, logo após Draco ter agredido o mesmo. Não pode ser usado sem varinha.
Avada Kedavra Utilizado para matar a vítima. Por Snape, em Dumbledore. Não pode ser usado sem varinha.
Aguamenti Utilizado para fazer aparecer àgua. Por Harry, para dar àgua a Dumbledore. Não pode ser usado sem varinha.
Harmonia Nectere Passus Utilizado para enviar, encontrar, procurar objetos, mensagens e pessoas. Por Draco Malfoy para enviar um passarinho vivo dentro do armário sumidouro a Fenrir Greyback na Borgin & Burkes. Severus Snape usa para encontrar Harry. Pode ser usado sem varinha.
Crucio Utilizado para torturar a vítima. Por Draco quando ele tenta atacar Harry no banheiro feminino. Não pode ser usado sem varinha.
Expelliarmus Desarma o oponente. Por Draco, em Dumbledore. Não pode ser usado sem varinha.
Estupefaça Arremesa o adversário ( muitas vezes desmaiado). Por Harry Potter em Fenrir Greyback. Não pode ser usado sem varinha.
Imperio Controla as ações do oponente. Por Draco Malfoy em Madame Rosmerta para que ela envenenasse um garrafa de Hidromel de Horácio Slughorn e enfeitiçar Cátia Bell. Não pode ser usado sem varinha.
Lumus Irradia luz. Por Harry Potter para iluminar o lago para dar água à Dumbledore. Não pode ser usado sem varinha.

Slogans[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

  • "Outra vez, vou exigir demais de você, Harry"
  • "Segredos sombrios serão revelados..."

Inglaterra (Reino Unido)[editar | editar código-fonte]

  • "Once again, I must ask too much of you, Harry"
  • "Dark secrets will be revealed..."

Portugal[editar | editar código-fonte]

  • "Mais uma vez irei exigir-te muito, Harry"
  • "Segredos negros vão revelar-se"

Espanha[editar | editar código-fonte]

  • "Otra vez voy que cobran mucho de ti, Harry"
  • "Oscuros secretos son revelados"

México[editar | editar código-fonte]

  • "Una vez más tengo que cobran demasiado de ti, Harry"
  • "Secretos de la oscuridad von se revelar"

Diferenças do livro[editar | editar código-fonte]

Como em toda e qualquer adaptação de um livro para um filme, há modificação, adição e corte de material em relação ao livro de origem, e isso também se aplica ao roteiro original.[8]

  • O livro abre com os Ministros da Magia Cornélio Fudge e Rufo Scrimgeour conversando com o Primeiro-ministro do Reino Unido ao longo dos anos, seguido de Narcisa e Belatriz chegando à casa de Snape, e Harry e Dumbledore visitando Slughorn. O filme abre com os Comensais da Morte atacando trouxas, seguido das cenas de Harry, e por fim as cenas de Snape.
  • Dumbledore visita Harry na casa dos Dursley no livro, enquanto no filme ambos se encontram no metrô.
  • Emma Thompson quis fazer Nanny McPhee and the Big Bang ao invés de continuar com Harry Potter, então Sibila Trelawney foi cortada.
  • Fleur Delacour, Gui Weasley, Monstro e Dobby não aparecem, mas voltarão no próximo filme.
  • Dumbledore mostra a Harry cinco memórias ligadas a Voldemort, mas só duas (Dumbledore conhece Riddle e Riddle perguntando a Slughorn sobre Horcruxes) estão no filme.
  • Harry recebe os resultados dos N.O.M.s na Toca. No filme, só são citados em um breve diálogo entre Harry e Minerva.
  • Harry invade o vagão de Malfoy apenas com sua capa, e é ajudado por Tonks no livro. No filme, Harry inicia com Pó Escurecedor, e é ajudado por Luna.
  • Apenas um jogo de Quadribol aparece no filme.
  • Informações sobre os Inferi e sobre Greyback não são reveladas no filme.
  • As aulas de Aparatação e de Feitiços Não-Verbais não acontecem, bem como as aulas de Defesa contra as Artes das Trevas com Snape.
  • Na cena em que Harry usa Sectumsempra contra Draco, Snape pede para que Harry traga cada um de seus livros escolares (incluindo o de Poções), levando-o a esconder o exemplar do Príncipe Mestiço na Sala Precisa e a levar o exemplar de Rony como se fosse o seu. No filme, Snape não diz nada, e Gina esconde o livro ao visitar a sala com Harry.
  • A Murta-Que-Geme e sua proximidade com Draco Malfoy são cortados - a fantasma inclusive aparece na cena em que Harry e Draco duelam.
  • A primeira reunião do Clube do Slugue no livro é já no Expresso de Hogwarts.
  • Harry, Rony e Hermione são os únicos alunos da Grifinória na aula de Poções. No filme a maioria da turma que entrou com Harry está na aula (e há também Cátia Bell e Romilda Vane, sendo que a primeira é mais velha e a segunda mais nova). Crabbe e Goyle aparecem na aula no filme, sendo que no livro a nota de ambos foi insuficiente.
  • O ataque à Toca pertence apenas ao filme.
  • Harry e Dumbledore vão até Hogsmeade para aparatar no livro, enquanto Dumbledore consegue fazê-lo já em Hogwarts no filme.
  • No livro, quando Dumbledore vê que Draco e os Comensais vão entrar na sua sala, paralisa Harry e cobre-o com sua Capa da Invisibilidade (o feitiço se quebra quando ele morre). No filme, Harry apenas se esconde.
  • A cena de Dumbledore e Snape conversando antes de Dumbledore ir para a caverna do medalhão aparece apenas no sétimo livro, como lembrança de Snape.
  • Para manter apenas a batalha do último livro, os Comensais da Morte que invadem o castelo não encontram resistência, e assim não há combate.
  • O enterro de Dumbledore não acontece no filme.

DVD[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o DVD foi lançado oficialmente no dia 19 de novembro de 2009, apesar de terem pessoas que adquiriram no dia 18 de novembro, pois já tinham feito sua reserva na Pré-Venda. Já em Portugal, o DVD foi lançado oficialmente dia 16 de Novembro de 2009. Esse foi o primeiro filme da série que imediatamente foi lançado no formato de tela Widescreen[9] , também foi lançado em Blu-ray.

Edição especial[editar | editar código-fonte]

Disco 1[editar | editar código-fonte]

  • Seleção de Cenas.
  • Idiomas.

Disco 2[editar | editar código-fonte]

  • Um Olhar Íntimo Sob o Elenco de Harry Potter.
  • J.K. Rowling: Um Ano Dentro da História.
  • Conte Tudo em Um Minuto.
  • Responda Rápido.
  • O Mundo de Magia de Harry Potter - Em Primeira Mão.
  • Cenas Adicionais (6:48).
  • Idiomas.

Edição definitiva[editar | editar código-fonte]

Esse filme ganhou uma nova versão em DVD e Blu-ray intitulada Edição Definitiva, que contêm mais uma parte do documentário exclusivo intitulado Criando o Mundo de Harry Potter - Parte 6: Efeitos Especiais, esse DVD foi lançado no Brasil no dia 7 de julho de 2011.[10]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira semana, o filme quebrou o recorde de estreia mundial de primeira maior bilheteria em uma quarta-feira. Harry Potter e o Enigma do Príncipe arrecadou US$ 400.000.000 em cinco dias. Em sete semanas em cartaz no mundo, o filme alcançou a marca de US$ 934 milhões, sendo US$ 35.939 milhões no Brasil (público de 4,5 milhões).[11]

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do filme, o longa concorreu a diversos prêmios pelo mundo, a qual venceu categorias importantes:

  • Scream Awards: Venceu na categoria de "Melhor cena do Ano" e "Melhor Figurino" além de ser indicado nas categorias de "Melhores Efeitos Especiais", "Melhor Sequência", "Ultimate Scream", "Melhor Ator: Daniel Radcliffe", "Melhor Atriz: Emma Watson", "Melhor Ator Coadjuvante: Rupert Grint" e "Melhor Atriz Coadjuvante: Evanna Lynch"
  • Teen Choice Awards: Venceu na categoria de "Melhor filme de aventura do verão"
  • Golden Flip: Venceu na categoria de "Filme do Ano"
  • Grammy Awards: Indicado em "Melhor Trilha Sonora"
  • BAFTA Awards: Indicado nas categorias de "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais"
  • Oscar: Indicado em "Melhor Fotografia"
  • MTV Movie Awards: Venceu na categoria de "Melhor Vilão" - Tom Felton como Draco Malfoy
  • National Movie Awards: Venceu na categoria de "Melhor Filme Familiar". Além deste, a série foi agraciada com o prêmio "Reconhecimento Especial" pelo seu sucesso nos cinemas.
  • Saturn Awards: Indicado em "Melhor Filme de Fantasia", "Melhor Figurino", "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais".

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]