Fonseca (Niterói)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Fonseca é um bairro nobre de classe média e tradicional do município de Niterói no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. [1]

Bastante arborizado, abriga o Horto Botânico de Niterói e uma das principais vias de acesso à cidade e a capital do Estado. Predominantemente residencial, o padrão de vida de seus moradores varia entre a classe média à classe média-baixa.

Geografia e atualidades[editar | editar código-fonte]

O bairro tem sua geografia localizada no entorno da Alameda São Boaventura que é uma das principais vias da cidade, e é também utilizada como o principal elo de ligação entre a RJ-104(Niterói-Manilha) e RJ-106(Rodovia Amaral Peixoto) à capital do Estado, Rio de Janeiro, o município de São Gonçalo e Maricá. É também na Alameda, que está situado Horto Botânico de Niterói.O Bairro possui cerca de 58.000 habitantes, sendo o segundo maior de Niterói. Em fevereiro de 2008, iniciou-se a construcao de um corredor viário para organizar o trânsito e melhorá-lo nos horários de pico. A obra foi concluída em março de 2010, com uma melhoria significativa do trânsito na região.

História[editar | editar código-fonte]

Niterói quando ainda era chamada de Vila Real da Praia Grande, no século XVIII, possuía grandes fazendas cujos sobrenomes dos proprietários acabou ganhando identificação, mais tarde, como nome de bairros. Essa é a história, por exemplo deste bairro. "Seu" Fonseca era José da Fonseca e Vasconcelos, dono de uma das maiores fazendas de cana-de-açúcar da região, que tinha engenho e capelinha. A capela existe até hoje.

A história do município tem passagem marcante por este bairro, que é, sem dúvida o mais tradicional da cidade. Apesar das inúmeras tentativas de degradação, o bairro preserva ainda belíssimos patrimônios do século XVIII, XIX e início do século XX. Ao longo das principais vias é possível encontrar residências, igrejas e escolas em vários estilos arquitetônicos clássicos.

Alameda em 1909.JPG

Alameda São Boaventura, ano de 1909

Principais sub-bairros e ruas de acesso[editar | editar código-fonte]

Sub-bairros

Ruas e Avenidas Principais

Locais históricos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.