Endesa Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Endesa Brasil
Endesa Brasil
Antiga sede da filial da Endesa no Brasil em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro
Razão social Endesa Brasil S.A.
Empresa de capital fechado
Atividade Eletricidade
Gênero Subsidiária
Fundação 2005
Encerramento 2 de junho de 2015
Sede Niterói, Rio de Janeiro
Proprietário(s) Endesa
Presidente Marcelo Llévenes
Empregados 17 mil
Produtos Energia elétrica
Empresa-mãe Enel
Subsidiárias Ampla
COELCE
Endesa Fortaleza
Endesa Cachoeira
Endesa Cien
Sucessora(s) Enel Brasil

A Endesa Brasil foi uma holding do setor elétrico, criada em 2005, que mantém ativos nos estados do Rio de Janeiro (Ampla), Ceará (Coelce e Endesa Fortaleza), Goiás (Endesa Cachoeira) e Rio Grande do Sul (Endesa Cien). A Endesa é controlada pela italiana Enel, quinta maior empresa de energia elétrica do mundo. A distribuição de energia elétrica da empresa atende a aproximadamente 15 milhões de clientes, sendo 5,7 milhões nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará. Em 2 de junho de 2015 a Endesa Brasil passou a se chamar Enel Brasil.[1]

Projetos Sociais[editar | editar código-fonte]

Em toda a sua área de concessão, a Endesa Brasil apoia e desenvolve programas de educação, saúde, criação de renda e democratização do acesso à cultura própria de cada comunidade. Os programas buscam minimizar os efeitos da atuação das empresas e qualificar sua operações, com ações e campanhas de conscientização para o acesso seguro à energia, além de estimular a inclusão social da população de baixo poder aquisitivo por meio do acesso formal à rede elétrica.

Clima Laboral[editar | editar código-fonte]

A Endesa Brasil possui, aproximadamente, 17.731 colaboradores, sendo 2.731 próprios, 14.525 parceiros, 390 estagiários e 85 jovens-aprendizes e suas empresas contam com grande reconhecimento externo. No ano de 2008, Ampla e Coelce foram incluídas no ranking das 150 melhores Empresas para Trabalhar do Guia Exame-Você S.A., além de estarem presentes entre as 100 Melhores Empresas para se trabalhar no Brasil, pesquisa feita pela revista Época e pelo instituto Great Place to Work.

Inovação[editar | editar código-fonte]

O sistema de medição eletrônica da Ampla foi considerado umas das inovações mais significativas da última década, resultado obtido pela revista Exame e pela consultoria Monitor.

Cidade Inteligente Búzios[editar | editar código-fonte]

Em 21 de novembro de 2012, a Endesa Brasil inaugurou o Centro de Monitoramento e Pesquisa da primeira cidade inteligente da América Latina. A Cidade Inteligente Búzios, localizada no município de Armação dos Búzios, no estado de Rio de Janeiro, está projetada para ser referência em aplicações e tecnologias de redes inteligentes e consumo eficiente de energia elétrica. O investimento na Cidade Inteligente Búzios, nos três anos de implementação, é de R$ 40 milhões.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Em 2012, a Coelce foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil.

Em 2008, o projeto Ecoelce, que troca materiais reciclados por descontos na conta de luz, foi um dos dez ganhadores do prêmio World Business and Development Awards (WBDA), promovido pela ONU, que reconhece a contribuição das empresas do setor privado para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Referências

  1. «Endesa Brasil passa a se chamar Enel Brasil». Investimentos e Notícias. 2 de junho de 2015. Consultado em 2 de março de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]