Geoff Downes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Geoff Downes
Geoff Downes 7060.jpg
Geoff em concerto com o Asia, 2005
Informação geral
Nascimento 25 de Agosto de 1952 (61 anos)
Origem Stockport, Cheshire, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) rock
Instrumento(s) teclado
Afiliação(ões) Yes, Asia
Página oficial www.GeoffDownes.com

Geoffrey Downes (Stockport, 25 de agosto de 1952) é um tecladista britânico de rock progressivo, melhor conhecido pela sua participação no Asia e rápida passagem no Yes em 1980.

Filho de pais músicos (seu pai era organista de igreja e sua mãe pianista), Downes também interessou-se pelo teclado, tocando em uma série de bandas locais antes de estudar na escola de música de Leeds. Após sua graduação mudou-se para Londres, onde tocava e compunha jingles.

Em 1976 conheceu Trevor Horn em uma audição para a banda da cantora pop Tina Charles. Continuaram a trabalhar juntos, formando posteriormente os The Buggles. O sucesso da banda os levou ao Yes para o álbum Drama e turnês de suporte. Surpreendentemente, Downes foi o primeiro membro da banda a graduar-se em música. O Yes então terminou no começo de 1981. Posteriormente, Downes reuniu-se com Steve Howe (de Yes), Carl Palmer (de Emerson, Lake & Palmer) e John Wetton (de King Crimson) para formar o Asia em 1981. A banda teve sucesso imediato com o lançamento do álbum de estréia auto intitulado em 1982, e formou a base para a carreira de Downes desde então. Por vários anos ele foi o único membro fundador remanescente da banda. Recentemente, Downes reuniu-se com Wetton em projetos paralelos.

Downes também gravou vários álbuns solo e colaborou com outros artistas, incluindo Trapeze em 1991 para uma turnê e uma breve aparição no álbum Sat in Your Lap de Kate Bush. Retornou para o grupo YES atualmente, 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.