Grade (arquitetura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Esquemas de uma grade com contrapesos.

Em arquitetura militar, a grade é um tipo de porta fortificada que consiste numa grelha feita em madeira, metal ou numa combinação dos dois.

As grades protegiam as entradas de muitos castelos medievais, atuando como última linha de defesa em caso de ataque. Cada grade estava montada em ranhuras verticais escavadas nas impostas da porta, nas quais deslizavam para abertura ou fecho. As grades podiam ser baixadas ou levantadas rapidamente através de correntes ou de cordas ligadas a um guincho interior, muitas vezes com o auxílio de contrapesos.

Muitas vezes existiam duas grades na mesma entrada. A grade interior seria fechada primeiro e, em seguida, a exterior, o que servia para encurralar o inimigo entre as duas. O inimigo encurralado seria, em seguida, abatido através de lançamento de pedras, água a ferver, setas e outros projéteis. Para isso, eram colocadas seteiras e outras aberturas nas paredes laterais e no tecto do espaço entre as grades.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]