Grande Fraternidade Universal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grande Fraternidade Universal Fundada por Dr. Serge Raynaud de la Ferrière

A Grande Fraternidade Universal (ou G.F.U., e seu veículo A Missão da Ordem de Aquarius") é uma organização não governamental filosófica com ramificações em mais de 22 países fundada pelo filósofo francês Serge Raynaud de la Ferrière em 18 de janeiro de 1948.

Segundo ela própria[1]:

A organização se auto-denomina não-sectária e apolítica. É inscrita na ONU como uma organização não governamental[2][3] e tem um pedido de inscrição (ainda não validado) na UNESCO por ter colaborado com programas educativos. A G.F.U. possui 22 "estatutos universais" que podem ser encontrados em[4].

Origem[editar | editar código-fonte]

Em 12 de novembro de 1947, Serge Raynaud de la Ferrière e sua esposa Louise Baudin partiram do porto Le Havre, na França, no navio Oregon, rumo a Nova Iorque. Na realidade, o destino final sonhado era o Peru, mas eles nunca chegaram até lá. Após uma curta estadia nos Estados Unidos da América, com passagem pelo Panamá, chegaram à Guatemala no dia 2 de dezembro de 1947, onde foram hospedados pelo irmão de Louise. Depois de um período de palestras e passeios turísticos, embarcaram para a Venezuela, aonde chegaram no dia 17 de janeiro de 1948.

O casal Marcel e Denise E. que acompanharia o casal acima, havia chegado anteriormente à Venezuela num barco italiano e havia informado à imprensa sobre a chegada de Serge e sua esposa.

A Grande Fraternidade Universal foi inspirada, em parte, pelas atividades da "Union Spirituelle Universelle" (U.S.U.), um congresso permanente dos povos livres unidos, com o qual Serge Raynaud teve contato antes de viajar às Américas, organizado pelo Maha Chohan Kout Houmi Lal Singh, também chamado Cherenzi Lind. Este polêmico personagem, que se fez passar por um nobre monge tibetano, foi desmascarado pelo professor Giuseppe Tucci, da Universidade de Roma. Acabou sendo revelado que ele era um cidadão cubano a serviço da URSS. Serge Raynaud também se inspirou em Lanza del Vasto, cuja filosofia se afinava com os preceitos de Gandhi.

Ramificações[editar | editar código-fonte]

O fundador deixou quatro discípulos emblemáticos: José Manuel Estrada, Alfonso Gil Colmenares, Juán Víctor Mejías e David Ferriz Olivares. O movimento acabou se pulverizando em várias ramificações, sendo que as principais estão ilustradas na tabela abaixo:

A Grande Fraternidade Universal, fundada por Serge Raynaud de la Ferrière (1916-1962) e suas ramificações:

Jose Manuel Estrada
GFU Linha Solar (México, 1967)
Juan Victor Mejías
Alfonso Gil Colmenares
Gran Fraternidad Universal (Caracas, 1948)
David Ferriz Olivares
Magna Fraternitas Universales (Lima, 1990)
GFU Linha Solar – Redgfu (México):José Marchelli Noli e seus discípulos Discípulos: Sergio Gil, Sergio Utchitel, Vicente Robles, Gazi Baik Magna Fraternitas Universalis:José Miguel Esborronda
GFU Colégio Solar del Sur (Chile):José Rafael Estrada Valero e discípulos Asociación Mundial del Saber / FISSFlorencio Vasquez e discípulos
MAIS (Mancomunidad de la América India Solar, México):Domingo Dias Porta Bureau Cultural Mundial:Felipe Guevara e discípulos
Colegio Iniciático La Ferrière (México):Luis Murguía Grupo de Tobías de Jesús Acosta
AGFU (Augusta Gran Fraternidad Universal, Venezuela):Pedro Enciso e discípulos Grupo de Pablo Elías Gómez
Fundación Serge Raynaud de la Ferrière:Esteban Amaro e discípulos
Instituto de Yoguismo y Disciplinas Cuerpo Mente:Luis Hu
Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. «O que é a GFU?». Consultado em 10 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2008 
  2. «Carta de confirmação da ONU». Consultado em 10 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2009 
  3. Gran Fraternidad Universal (Universal Great Brotherhood) inscrita na ONU (site da ONU)[ligação inativa]
  4. «Estatutos Universais». Consultado em 10 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 19 de fevereiro de 2009 

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]