Henry Hazlitt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henry Hazlitt

Henry Hazlitt (28 de novembro de 18948 de julho de 1993) foi um economista estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

De uma família pobre, perdeu o pai quando ainda criança. Ele deixou o curso superior antes de termina-lo para tornar se jornalista. Foi creditado como quem trouxe a Escola Austríaca para o público falante do inglês. Hazlitt foi um profícuo escritor, tendo escrito cerca de 25 livros.

Economia[editar | editar código-fonte]

Hazlitt é mais conhecido pelo seu livro Economia numa única lição, mas ele também escreveu outros livros, entre os quais estão um trabalho no campo da ética, The Foundations of Morality e The Failure of the New Economics, uma detalhada crítica capítulo por capítulo da Teoria Geral do Emprego, Juro e Moeda de Keynes, no qual ele parafraseou uma citação atribuída a Samuel Johnson: que ele foi incapaz de encontrar um só ensino no livro que fosse tanto verdadeiro como original (carece de fontes). O que é original no livro não é verdade, o que é verdade não é original. No prefácio da Teoria Geral, Keynes havia escrito: " Aqueles que estão fortemente casados com o que eu devo chamar de teoria clássica, flutuarão, eu espero, entre uma crença de que eu estou totalmente errado e uma crença de que eu não estou dizendo nada de novo. Cabe a outros determinar se uma dessas ou uma terceira alternativa está correta.

Outras Informações[editar | editar código-fonte]

Hazlitt foi o fundador vice-presidente da Foundation for Economic Education e um breve editor da revista The Freeman.

De 1997 a 2002 havia uma organização chamada The Henry Hazlitt Foundation que promoveu ativamente o libertarismo, especialmente através de seu website Free-Market.Net. Essa organização foi nomeada em honra de Hazlitt porque ele ficou conhecido por introduzir uma ampla gama de pessoas nas idéias libertárias e por sua ajuda para conectar advogados do livre mercado um com o outro. Por exemplo, ele introduziu Ayn Rand nos círculos de livre mercado de Nova York e segurou uma vaga na Universidade de Nova York para Ludwig von Mises. É importante notar que a fundação Hazlitt foi criada após a morte de Hazlitt e não tinha ligação oficial com seus bens.

Livros[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Artigo[editar | editar código-fonte]

Veja Bibliography of Henry Hazlitt para uma lista completa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]