Highway to Hell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Highway to Hell
Álbum de estúdio de AC/DC
Lançamento 27 de Julho de 1979
Gravação Primavera de 1979
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, blues rock
Duração 41:34
Gravadora(s) Atlantic Records
Produção Robert John "Mutt" Lange
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de AC/DC
Último
Último
If You Want Blood You've Got It
(1978)
Back in Black
(1980)
Próximo
Próximo

Highway to Hell é o sexto álbum de estúdio banda australiana AC/DC, lançado a 27 de Julho de 1979. Também foi o último álbum do vocalista Bon Scott junto com a banda antes de sua morte em 1980. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame[1]

Em 2003, o álbum atingiu o nº 199 da revista Rolling Stone, da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.[2]

Informações[editar | editar código-fonte]

Highway to Hell é o álbum do AC/DC, último gravado com Bon Scott antes de sua morte em 19 de fevereiro de 1980. O álbum contou com canções como "Highway to Hell", "Touch Too Much", "If You Want Blood (You've Got It)" e "Shot Down in Flames", que se tornaram favoritos dos fãs e canções regulares em sua setlist durante seus shows ao vivo. O álbum foi gravado durante as sessões em fevereiro de 1979 no Criteria Studios em Miami, Florida, e em março-abril Studios Roundhouse, em Londres, Inglaterra.

Na Austrália, Highway to Hell foi lançado com uma capa ligeiramente diferente das outras, com chamas e um desenho de um braço de baixo sobreposta sobre a foto do grupo usada na outra capa. Além disso, o logotipo AC/DC é um tom mais escuro de marrom.

Duas músicas do álbum, "Highway to Hell" e "If You Want Blood (You've Got It)" estão incluídos no álbum da trilha sonora de Homem de Ferro 2, com os primeiros também estão sendo tocadas durante as cenas finais do filme. As canções "Highway to Hell" e "If You Want Blood (You've Got It)" também estão incluídas, respectivamente nos filmes Final Destination 2 e Final Destination 5. A canção "If You Want Blood (You've Got It)" é apresentado no filme The Longest Yard. A canção "Walk All Over You" é destaque no filme Grown Ups.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Ricardo Leyva Muñoz Ramírez, um assassino, era fã da AC/DC e, de acordo com fontes policiais, vestiu uma camiseta do AC/DC quando cometeu alguns dos crimes tendo mesmo deixado ficar um chapéu da banda num local do crime. A canção “Night Prowler”, do álbum, que descreve a entrada sorrateira noturna no quarto de uma mulher, era, alegadamente, a canção favorita de Ramírez e contribuiu para a sua alcunha “Night Stalker”.

Anos mais tarde, o incidente foi descrito na edição do AC/DC no programa da VH1, “Behind the Music”. A banda explicou que, embora a canção tivesse adquirido uma conotação negativa associada aos homicídios, na realidade era sobre um rapaz que entrava, às escondidas, no quarto da namorada, sem os pais dela saberem.[3]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções foram compostas por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott.

Lado A
# Título Duração
1. "Highway to Hell"   3:28
2. "Girls Got Rhythm"   3:23
3. "Walk All Over You"   5:10
4. "Touch Too Much"   4:27
5. "Beating Around the Bush"   3:56
Lado B
# Título Duração
1. "Shot Down In Flames"   3:22
2. "Get It Hot"   2:34
3. "If You Want Blood (You've Got It)"   4:37
4. "Love Hungry Man"   4:17
5. "Night Prowler"   6:17

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 2007 National Association of Recording Merchandisers (em inglês). timepieces (2007). Página visitada em 24/05/2010.
  2. http://www.rollingstone.com/news/story/6599400/199_acdc
  3. Metal made me do it. Revolver Magazine (2007-09-01). Página visitada em 2010-05-25.
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de AC/DC é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.