Ian Brown

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ian Brown
Informação geral
Nome completo Ian George Brown
Também conhecido(a) como King Monkey
Nascimento 20 de Fevereiro de 1963 (51 anos)
Origem Warrington, Inglaterra
País Reino Unido Reino Unido
Gênero(s) rock alternativo, britpop, madchester, indie rock
Instrumento(s) vocal, bateria, teclado
Período em atividade 19841996, 1998
Gravadora(s) Polydor/Fiction Records (UK)
Interscope, E1 Music (US)
Afiliação(ões) The Stone Roses
Página oficial www.ianbrown.co.uk

Ian George Brown (Warrington, 20 de fevereiro de 1963) é um músico Inglês e vocalista da banda de rock alternativo Stone Roses. Ele é amplamente considerado como um dos membros pioneiros da cena de Madchester. Seu último álbum de estúdio My Way foi lançado em 28 de setembro de 2009.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brown nasceu em Warrington, Inglaterra, em 1963. Seu pai, George, foi um marceneiro e sua mãe Jean trabalhava como recepcionista em uma fábrica de papel. Quando ele tinha 5 anos, a família de Brown, incluindo um irmão e uma irmã, se mudou para Timperley, Altrincham. Seu interesse pela música foi inspirado pelo movimento punk, especificamente pelas bandas Sex Pistols, The Clash e Slaughter & The Dogs.

Stone Roses[editar | editar código-fonte]

Stone Roses chegou à fama no final dos anos 1980 começo dos anos 1990, tendo seu álbum de estréia considerado o melhor álbum britânico de todos os tempos.[1] O segundo álbum da banda, Second Coming, não recebeu uma recepção tão boa como do primeiro álbum, e devido a isto a banda se separou em outubro de 1996.

Em 17 de outubro de 2011, Brown escreveu via mensagem de texto, dizendo: "Nós vamos dominar o mundo novamente. Está acontecendo".[2] No dia seguinte, uma reunião foi anunciada com os membros dos Stone Roses e foi decidido o retorno aos palcos para junho de 2012 e também um novo álbum.[3] [4]

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Depois de uma parada na música, Brown começou sua carreira solo com o single "My Star", que foi lançado no Reino Unido em 12 de Janeiro de 1998. O álbum de estréia Unfinished Monkey Business foi lançando em 2 de fevereiro de 1998. O álbum foi produzido e financiado por Brown, e contou com os ex-membros dos Stone Roses Mani, Nigel Ipinson, Aziz Ibrahim e Robbie Maddix. O álbum vendeu mais de 300 mil cópias.

Seu segundo álbum, Golden Greats, foi lançado pela Polydor Records em 1999. É caracterizado pela batida eletrônica e ganhou aclamação da crítica. Seu terceiro álbum de estúdio, Music of the Spheres, é conhecido por faixas em espanhol como "Hear No See No" e "El mundo pequeño".

Solarized, seu quarto álbum, foi lançado no Reino Unido em 13 de setembro de 2004, e foi o primeiro a ser lançado pela gravadora Polydor Records.

Em setembro de 2007, Brown lançou seu quinto álbum de estúdio, The World is Yours. O álbum representou uma abordagem mais política, especialmente na faixa anti-guerra "Illegal Attacks", que contou com Sinéad O'Connor. O álbum também contou com Andy Rourke, Paul Ryder, Steve Jones e Paul Cook.

My Way, o seu sexto álbum, foi lançado em setembro de 2009. Foi gravado na gravadora Battery Studios de Londres e teve como produtor Dave McCracken. O primeiro single do álbum, "Stellify", foi lançado em 21 de setembro de 2009.[5]

Prêmios e conquistas[editar | editar código-fonte]

Brown já ganhou inúmeros prêmios em sua carreira, em reconhecimento do seu trabalho como artista solo e seu trabalho com The Stone Roses. Os prêmios que ele ganhou são os seguintes:

The Stone Roses

  • 1997 The Stone Roses alcançando Nº5 na The Guardian's 100 Best Albuns Ever poll
  • 1998 The Stone Roses alcançado Nº4 na Q magazine's 100 Best Albums Ever poll
  • 2004 The Stone Roses alcançando Nº1 em The Observer's 100 Best British Albums Ever poll
  • 2006 The Stone Roses alcançando Nº1 em na NME writers 100 Best British Albums Ever poll
  • 2006 The Stone Roses alcançando Nº7 na NME fans 100 Best Albums Ever poll

Carreira Solo

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.