Ike Turner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ike Turner
Iketurner1997.jpg
Informação geral
Nome completo Ike Wister Turner
Nascimento 5 de novembro de 1931
Clarksdale, MS
 Estados Unidos
Data de morte 7 de dezembro de 2007 (76 anos)
San Marcos (Califórnia), CA
 Estados Unidos
Gênero(s) R&B, funk, soul, blues, rock and roll
Instrumento(s) Guitarra, piano, Vocal
Período em atividade 1951-2007
Outras ocupações cantor, músico, produtor musical
Afiliação(ões) Tina Turner - The Kings of Rhythm
Página oficial www.iketurner.com

Ike Turner (Clarksdale, 5 de novembro de 1931San Marcos, 12 de dezembro de 2007) foi um músico instrumentista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano. Foi o primeiro a gravar a música "Rocket 88" como "Jackie Brenston and his Delta Cats," (na verdade Ike Turner & The Kings of Rhythm - Jackie Brenston que assume os vocais nessa gravação era saxofonista dessa banda) em 1951, que é considerada a "primeira canção de rock and roll". A música foi regravada por Bill Haley e a introdução de piano executada por Ike serviu de inspiração para Little Richard em Good Golly Miss Molly. Rocket 88 é umas das primeiras músicas a usar distorção ou guitarra fuzz, causada por um acidente no estúdio.[1] [2] [3] Ao longo das décadas de 1960 e 1970, Ike formou com sua mulher Tina Turner a dupla Ike & Tina Turner, cujas apresentações, ao lado de sua banda, se notabilizaram pela enérgica e criativa mistura de soul, rock, rhythm and blues e outros estilos. Foi abandonado pela sua mulher, Tina Turner, devido as agressões físicas que Ike submetia Tina e pelo uso de drogas, principal causa da queda da carreira de Ike.

Morte[editar | editar código-fonte]

Turner morreu em 12 de dezembro de 2007 aos 76 anos de idade em sua casa em San Marcos, Califórnia, perto de San Diego. Ele foi encontrado por sua ex-esposa Ann Thomas. Little Richard foi convidado pela família para falar no funeral. Em 16 de janeiro de 2008, foi comunicado pelo Gabinete do Condado de San Diego Medical Examiner's que Turner morreu de overdose de cocaína. "A causa da morte de Ike Turner é a toxicidade da cocaína com outras aspetos importantes, tais como a doença cardiovascular - hipertensão - e enfisema pulmonar," disse o investigador Paul Parker à CNN. Logo após o funeral, o corpo de Ike Turner foi cremado.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

  • 1951: Rocket "88", gravado no estúdio de Sam Phillips em Memphis, Tennessee, em 3 ou 5 de março 1951 (Ike Turner and his band, the Kings of Rhythm; com Jackie Brenston, saxofonista e cantor, creditado como escritor)
  • 1969: Ike Turner & the Kings of Rhythm: A Black Man's Soul
  • 1972: Ike Turner & the Family Vibes: Strange Fruit
  • 1994: I'm Blue (Gong Gong Song REMAKE (CD de Ike Turner e Billy Rogers)
  • 1996: My Blues Country
  • 2001: Here and Now
  • 2007: Rising with the Blues

Ike & Tina Turner[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligaçõess externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.