Irving São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Irving São Paulo
Nascimento 26 de outubro de 1964
Feira de Santana, BA
Morte 10 de agosto de 2006 (41 anos)
Rio de Janeiro, RJ
IMDb: (inglês)

José Irving Santana São Paulo (Feira de Santana, 26 de outubro de 1964Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2006) foi um ator brasileiro.

Era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira no teatro, em sua cidade natal, aos seis anos de idade. Iniciou sua carreira na Rede Globo nos anos 80, com destaques para as telenovelas Final Feliz (1982), de Ivani Ribeiro, na qual viveu o limítrofe Rafael, Bebê a Bordo (1988) e A Viagem, de 1994, que foi reprisada em 1997 e novamente em 2006 no Vale a Pena Ver de Novo e mais uma vez em 2014 no Canal Viva, vivendo o músico Zeca, o irmão de Lisa (Andréa Beltrão). Aliás, Irving era um dos atores preferidos de Ivani, tendo participado com papéis destacados em outras de suas novelas, como Final Feliz (1982) e Mulheres de Areia (1993). Em 1991 fez uma participação especial em A História de Ana Raio e Zé Trovão na Rede Manchete e no mesmo ano protagonizou a minissérie Ilha das Bruxas, ainda na Rede Manchete. No ano posterior voltou para Rede Globo onde viveu a melhor fase de sua carreira na televisão, período que fez três novelas nos anos de 1992 (Perigosas Peruas), 1993 (Mulheres de Areia) e 1994 (A Viagem), que na verdade foi seu último papel de destaque na TV, depois disso, sendo esquecido pela mídia e imprensa.

Depois de quatro anos sem fazer novela, Irving São Paulo pôde ser visto em Torre de Babel e em rápidas aparições em nas novelas Estrela-Guia e Sabor da Paixão. Os últimos trabalhos de Irving São Paulo na Rede Globo foram participações no programa Linha Direta Justiça e na minissérie Um Só Coração, ambos em 2004, suas oportunidades na TV, após a morte de Ivani Ribeiro foram pequenas participações em tramas dirigidas por Denise Saraceni, salvo a minissérie Um Só Coração que teve núcleo de Carlos Manga, mesmo assim a equipe de direção era a mesma de Denise Saraceni.

Poucos sabem mas Irving São Paulo e Eduardo Moscovis fizeram testes para viver o personagem Tonho da Lua, no remake de Mulheres de Areia, mas o papel acabou mesmo com Marcos Frota, que fez um grande sucesso.

Em 1997, foi um dos jurados do Miss Brasil 1997.

Seu último trabalho foi como diretor teatral do Espetáculo "Desclassificados", com o ator e amigo Thiago Júnior.

Faleceu aos 41 anos, no Rio de Janeiro, vítima de uma falência múltipla dos órgãos, decorrente de uma pancreatite. Deixou dois filhos, Johann Irving Luporini São Paulo (n. 2/10/1983) e Luiz Henrique de Magalhães Dias Coelho São Paulo (n. 2/5/1985).[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Telenovelas
Minisséries
Seriados
  • 2001 – Sítio do Picapau Amarelo.... Episódio: Viagem à Lua
  • 1995/98 - Você Decide.... episódios "Veneno Ambiente" (95), "Fim de Semana Encantado" (96), "O Professor" (96), "As Regras do Jogo" (97) e "O Flagrante" (98)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]