Isabela Fogaça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Isabela Coronel Amilivia Fogaça de Medeiros[1] (Bagé, 9 de setembro de 1960), melhor conhecida como Isabela Fogaça, é uma cantora brasileira.

Nutricionista formada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), Isabela é casada com o professor, compositor e político José Fogaça, que foi Senador da República pelo Rio Grande do Sul e Prefeito de Porto Alegre. Juntos eles tem dois filhos, Martim e Francesca. A família reside em Porto Alegre.

Isabela tornou-se conhecida como cantora nos anos 1990, quando gravou a canção "Porto Alegre é Demais", de autoria de seu marido, a qual fez grande sucesso no Rio Grande do Sul, sendo considerada por alguns como uma espécie de "hino não-oficial" da capital. A canção foi composta quando Fogaça e Isabela viviam em Brasília, enquanto ele era senador.

Já participou de vários festivais de música gaúcha e apresenta-se regularmente em shows no Rio Grande do Sul. Gravou um CD com músicas de Natal e participou de três outras antologias, duas delas reunindo músicas de autoria de seu marido.

Em 2011 lança seu próprio CD, "Sons da minha vida", que produziu em parceria com o marido, José Fogaça, para o selo Nossa Música da gravadora Biscoito Fino. Os arranjos são de Cau Netto. No disco Isabela Fogaça canta músicas de Kleiton e Kledir, Bebeto Alves, Paulinho Pedra Azul, Emannuel Tugny, Orlando Morais, Marcos Valle, Maurício Poeta, Luís Coronel, dela própria. José Fogaça também participa do álbum como compositor. O CD foi lançado no dia 24 de novembro de 2011, no Teatro Bourbon, em Porto Alegre.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 1998: "Fogaça, Amigos e Canções" (antologia, Som Livre)
  • 2000: "Porto Alegre é Demais" (antologia, produzido pela Companhia Zaffari)
  • 2003: "Natal em Família" (Companhia Zaffari)
  • 2004: "Fogaça, Alma Gaúcha" (antologia)
  • 2011: "Sons da minha vida" (Biscoito Fino)

Referências