Johann Gottfried von Herder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Johann Gottfried Herder
Nome completo Johann Gottfried von Herder
Nascimento 25 de Agosto de 1744
Mohrungen, Flag of Prussia 1892-1918.svg Prússia Oriental
Morte 18 de dezembro de 1803 (59 anos)
Weimar
Nacionalidade Flag of Prussia 1892-1918.svg prussiano
Alemanha alemão
Ocupação Filósofo, teólogo, poeta
Influências
Influenciados
Escola/tradição Nacionalismo romântico
Principais interesses Antropologia cultural
Sturm und Drang
Ideias notáveis Volksgeist

Johann Gottfried von Herder (Mohrungen, Prússia Oriental, 25 de agosto de 1744Weimar, 18 de dezembro de 1803) foi um filósofo e escritor alemão.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de um tecelão, tornou-se sacristão e teve uma infância austera e rude. Em Königsberg, estudou teologia, filosofia e medicina. Seguiu as aulas de Kant[1] e tornou-se amigo de Hamann, cujas idéias em matéria de lingüística, poesia e mitologia vieram a influenciar profundamente seu pensamento.

Nomeado pastor, ensinou em Riga e depois tornou-se pregador. Em seus Fragmentos sobre a literatura alemã moderna, escritos entre 1766 e 1767, já proclamava que o gênio literário de uma nação é idêntico ao gênio de sua língua e convida os literatos alemães a reencontrarem suas fontes de inspiração nas origens germânicas. É esse apelo à criatividade de uma literatura autenticamente nacional que Herder retomaria e ampliaria em toda sua obra, exercendo grande influência na gênese do Romantismo alemão. Atacou a tirania da estética clássica e da imitação dos antigos.

Em 1769 viajou à França e encontrou Diderot e diversos enciclopedistas mas voltou à Alemanha convencido do declínio da influência intelectual francesa na Europa. Aceitou então o cargo de preceptor do príncipe Holstein-Eutin. Foi com ele para Estrasburgo e lá tornou-se amigo do jovem Goethe.

Após diversas obras sobre a arte e a linguagem, especialmente Ensaio sobre a origem da linguagem, de 1772, Herder publicou suas duas principais obras: Outra filosofia da história para a educação da humanidade, de 1774 e Idéias sobre a filosofia da história da humanidade (1784 a 1791).

Herder ocupa lugar importantíssimo na história da literatura alemã, pelo movimento de idéias que provocou e o impulso que deu às novas gerações, particularmente ao jovem Goethe. Insistiu também no caráter natural evolutivo da linguagem, que teria surgido da imitação dos sons da natureza e seria capaz de evolução e crescimentos contínuos. Quanto à história, considerava-a uma característica de todas as realidades naturais. Todo o universo, segundo Herder, poderia ser entendido a partir de uma perspectiva histórico-evolutiva. Considerava que a história humana estava regida por um princípio imanente de bondade inteligente. Não só procurou estabelecer as leis gerais do desenvolvimento da história da humanidade como também fez estudos particulares sobre diversos povos.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • 1767 - Fragmentos Sobre Uma Nova Literatura Alemã
  • 1772 - Ensaio Sobre a Origem da Linguagem
  • 1773 - Von deutscher Art und Kunst. Einige fliegende Blätter
  • 1774 - Outra Filosofia da História para a Educação da Humanidade
  • 1784-1791 - Idéias Para Uma Filosofia da História da Humanidade
  • 1796 - Christliche Schriften
  • 1799 - Metakritik zur Kritik Reiner Vernunft
  • 1800 - Kalligone

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BERMAN, Antoine. L'épreuve de l'étranger. Culture et traduction dans l'Allemagne romantique: Herder, Goethe, Schlegel, Novalis, Humboldt, Schleiermacher, Hölderlin. París: Gallimard, 1984. ISBN 978-2070700769.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Johann Gottfried von Herder
Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.