Jormungand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Thor combatendo a Serpente Jormungand" por Henry Fuseli (1788) .

Na mitologia nórdica, Jörmundgander ou Jormungand é o segundo filho de Loki com a gigante Angrboda. Tem como irmãos o lobo Fenris e Hel[1] . Jormungand tem o aspecto de uma gigantesca serpente.

De acordo com a Edda em Prosa, Odin raptou os três filhos de Loki, sendo Jormungand jogado no grande oceano que circula Midgard, aonde viveu desde então. A serpente cresceu tanto que seria capaz de cobrir a Terra e morder sua própria cauda. Como resultado disso, ganhou o nome alternativo de Serpente de Midgard ou Serpente do Mundo. O arqui-inimigo de Jormungand é o deus Thor.

Durante o Ragnarök, ela se libertará e cobrirá a terra e os céus com seu veneno.

Jormungand em Jogos[editar | editar código-fonte]

  • Em Ragnarök Online: A classe Feiticeiro tem a habilidade Maldição de Jormurgand que faz um efeito de dano do tipo veneno, que no caso o veneno representado é da gigante serpente Jormungand.

Jormungand Na Mídia[editar | editar código-fonte]

  • Na Marvel Comics: Aparece como uma serpente gigante enrolada na Terra mas é levada por Thor para uma árvore sagrada em Asgard.
  • Em Toriko a besta parceira do bishokuya Sunny é uma serpente que quando adulta da a volta na Terra
  • Jormungand (Manga e anime): Criado por Keitarō Takahashi, Jormungand conta a historia de Koko Hekmatyar, uma jovem traficante de armas que viaja o mundo todo realizando suas vendas e evitando a lei e as autoridades dos países por onde passa. Ela possui uma equipe de guarda-costas formada pela sua maioria por ex-militares veteranos, o ultimo membro a entrar na equipe é Jonah, um garoto aparentemente sem emoções que mesmo não gostando de traficantes de armas se junta a Koko para encontrar o assassino de sua família.

Referências

  1. Sturluson, Gylfaginning ch. xxxiv, 2008:37.
  • Jormungand aparecer na ligth novel High school dxd com o nome de Midgardsormr um dos 5 dragôes reis, e é também chamado de dragão adormecido e dragão do fim

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jormungand