Juliana Lohmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Juliana Lohmann
Nome completo Juliana Ragghianti Lohmann Cardoso
Outros nomes Juliana Lohmann
Nascimento 1 de setembro de 1989 (24 anos)
Niterói, RJ, Brasil Brasil
Ocupação Atriz e modelo
IMDb: (inglês)


Juliana Ragghianti Lohmann Cardoso (Niterói, 1 de setembro de 1989) é uma atriz e modelo brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1998 Juliana foi descoberta[1] enquanto assistia aos jogos da Copa do Mundo através de um telão na praia de Icaraí, em Niterói. Um caçador de talentos a convidou para um teste de modelo. Três anos após, ingressou na Rede Globo como atriz do seriado Malhação. Sua personagem era Gabriela Ferreira, menina geniosa e a caçula da família; permaneceu no seriado adolescente até 2002.

Em 2002 participou da telenovela O Beijo do Vampiro como a Pandora, que formou um triângulo amoroso com os personagens de Kayky Brito e Cecília Dassi. Pandora[2] foi uma personagem não prevista no roteiro original, ela só veio a existir porque Cláudia Raia, que era a vilã da telenovela, estava grávida no início das gravações. Isso obrigou o autor a deixá-la grávida também na trama. Após uma fase ausente, a vampira interpretada por Cláudia voltou com sua filha Pandora, dando a Juliana a oportunidade de ingressar na história.

Em 2004 após uma participação no seriado Um Só Coração, Juliana voltou às telenovelas como a Teca, de Começar de Novo, mais uma vez interpretando a namorada do personagem de Kayky Brito. Pode-se dizer que Juliana consolidou[3] sua carreira de atriz nessa telenovela, pois teve uma personagem relevante do começo ao fim da história.

Em 2005 Juliana participou do Paraná Fashion como modelo. No mesmo ano, entrou no fim da temporada da peça Namoro que, embora não tenha sido sua estreia no teatro, deu-lhe a oportunidade de atuar continuamente pela primeira vez diante de um grande público.

Em 2006, após participações especiais em programas da Globo, saiu da casa para ingressar na TV Record através da telenovela Vidas Opostas, no papel de Carla Rocha, filha do casal interpretado por Luciano Szafir e Babi Xavier. A primeira[4] cena de Juliana Lohmann foi na praia. A personagem Carla apareceu "matando aula" e sendo "rebocada" pelo austero pai, o promotor de justiça interpretado por Luciano Szafir. A sequência curta foi suficiente para que a atriz encontrasse o tom da intrépida adolescente.

Em 2007 Juliana desfilou no Fashion Rio. Além disso, participou da nova temporada do seriado Mandrake[5] do Canal HBO, interpretando a personagem Alice. Por ser menor de idade, para realizar a gravação, Lohmann necessitou de uma autorização especial do Juizado de Menores e de um aval de uma psicóloga, pois o papel era de uma prostituta adolescente.[6] No mesmo ano, a atriz fez um ensaio sensual para o site Paparazzo,[7] logo após completar 18 anos, as fotos foram inspiradas no livro Lolita, de Vladimir Nabokov.[8]

Em 2008 Juliana interpretou Manu na telenovela Chamas da Vida da Rede Record.

Em dezembro de 2009 Juliana e mais duas amigas e colegas de profissão (Lara Gay e Michelly Barros), lançaram um livro chamado "Ela a Outra e Eu", composto por poemas que foram unidos em único livro no qual as protagonistas parecem uma só; três personalidades distintas unidas por paixões. Pelo teatro, pela literatura, pela vida. O livro em que expressam essa unidade sensível cimentada pela poesia foi lançado pela editora iVentura.[9]

Em 2011 Juliana Lohmann volta à Rede Globo. Curiosamente, a atriz retorna à emissora carioca para integrar o elenco do programa que lhe lançou há exatos 10 anos. Juliana participou da temporada de "Malhação", sob o título de "Malhação Conectados". Sua terceira personagem no seriado se chamou Débora, uma garota de caráter muito duvidoso. Em 2013 participou de A Grande Familia. Lohmann volta ás novelas em Joia Rara próxima novela das 6, ela será Belmira uma jovem recatada e que sonha em ser freira.[10]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Papel
2001 Malhação Gabriela Ferreira (Gabi)
2002 O Beijo do Vampiro Pandora d'Montmatre
2004 Um Só Coração Antônia
2004 Começar de Novo Teca (Teresa Cristina)
2005 Malhação Ciça
2006 A Diarista Nara
2006 Vidas Opostas Carla Rocha
2007 Mandrake Alice
2008 Chamas da Vida Manu (Manuela Castelli)
2011 Sansão e Dalila Judi
2011 Malhação Débora Guimarães de Oliveira
2013 A Grande Família Leandra (jovem)
2013 Joia Rara Belmira Pacheco Leão

Teatro[editar | editar código-fonte]

Teatro
Ano Título Papel
2005 Namoro Simone

Cinema[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Papel
2011 Malu de Bicicleta Monique
2011 Teus Olhos Meus Carla
2013 Faroeste Caboclo Cris

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.