Bruno Mazzeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bruno Mazzeo
Nome completo Bruno Mazzeo de Oliveira Paula
Nascimento 3 de maio de 1977 (37 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Ocupação Ator, humorista e roteirista
Cônjuge Renata Castro Barbosa (2004 - 2008)
IMDb: (inglês)

Bruno Mazzeo de Oliveira Paula (Rio de Janeiro, 3 de maio de 1977) é um roteirista , ator e humorista brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho do falecido humorista Chico Anysio e da atriz Alcione Mazzeo,[1] irmão dos comediantes Nizo Neto e Lug de Paula, primo da atriz Cininha de Paula e do ator Marcos Palmeira, e primo de segundo grau da atriz Maria Maya. Foi casado com a atriz Renata Castro Barbosa, com quem tem um filho chamado João.[carece de fontes?]Roteirista da Rede Globo desde 1991, escreveu para diversos programas de humor, como A Diarista, do qual foi redator final. Também escreve e protagoniza a série Cilada, exibido pelo Multishow, primeiro programa de humor produzido por um canal de televisão a cabo brasileira, em sua sexta temporada. Em 2007 o programa foi eleito pela equipe do jornal O Globo um dos dez melhores programas do ano, e entrou na lista das cem melhores séries de todos os tempos, elaborada pela revista Monet, através de um júri especializado. Em 2008 ganhou o Prêmio Qualidade Brasil como melhor programa de dramaturgia da TV a cabo. Em abril de 2009 o programa foi transformado num quadro do programa dominical Fantástico. Em 2010 foi selecionado para o INPUT, festival realizado em Budapeste, que seleciona os mais inovadores programas da TV mundial.

Durante o ano de 2006 pôde ser visto como Rick Lacerda, o chefe do personagem de Heloísa Perissé na série Sob Nova Direção.

No teatro, já atuou, produziu, escreveu e dirigiu diversos espetáculos, como Descontrole Remoto e Os Famosos Quem?. Recentemente entrou em cartaz na peça Enfim, Nós, ao lado de Fernanda Souza, texto seu em parceria com Cláudio Torres Gonzaga.

Interpretou o advogado trambiqueiro José Henrique na novela Beleza Pura, com o qual foi indicado ao Prêmio Qualidade Brasil 2008, na categoria de melhor ator coadjuvante, e ao Prêmio Extra, como revelação.

Ganhou prêmio de melhor ator no Festival de Curtas de Santos, com o filme Quintas Intenções, de Mauricio Rizzo.

Em 2009 atuou no filme Muita Calma Nessa Hora (2009), do qual foi um dos roteiristas e um dos produtores associados.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Como ator
Como roteirista

Televisão[editar | editar código-fonte]

Como ator
Como roteirista

Teatro[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]