Kanelbulle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um kanelbulle

Kanelbulle (plural em Sueco: kanelbullar) é um bolo sueco criado nos anos 20 do século XX. O seu nome significa, em Português, "bolo de canela", embora exista um bolo equivalente conhecido como "caracol", já que tem uma forma em espiral. Foi introduzido numa altura em que existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.

Os ingredientes principais da massa são farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga ou margarina e, por vezes, também cardamomo. O recheio pode ser confeccionado com manteiga ou margaringa, açúcar, especiarias, frutas e canela. São polvilhados com açúcar grosso, comum na Escandinávia (conhecido na Suécia por pärlsocker) e pincelados com ovo, antes de irem ao forno.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Em 1999, foi instituído, na Suécia, o dia do kanelbulle ("kanelbullens dag"). É celebrado no dia 4 de Outubro todos os anos. Tornou-se tão popular que até os cerca de 2000 suecos residentes na Nova Zelândia o celebram actualmente.

Na Noruega[editar | editar código-fonte]

Skillingsbolle

Dada a proximidade geográfica da Suécia, estes bolos existem também na Noruega, onde são conhecidos como kanelbolle, kanel i svingane ou skillingsbolle. Este último nome deriva de uma antiga moeda norueguesa denominada skilling e do facto dos terem custado apenas um skilling, no passado. São particularmente populares em Bergen, onde é comum discutir-se onde se compram os melhores bolos deste tipo1 .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.bergen-guide.com/603.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]