Malhação (17ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Malhação ID
New Wave - Season 17 (PT)
Malhação Identidade/Malhação (BR)
Logotipo da temporada
Informação geral
Formato Série
Duração 30 minutos aproximadamente
1 hora (um capítulo)
Criador(es) Ricardo Hofstetter
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Mário Márcio Bandarra
Produtor(es) Rodrigo Taipas (de novembro a agosto)
Maristella Veloso (agosto)
Elenco Cristiana Peres
Fiuk
Giovana Echeverria
Willian Barbier
Mariana Molina
Carolinie
Murilo Couto
Elida Muniz
Rafaela Ferreira
Marco Antônio Gimenez
ver mais
Tema de abertura "Quem eu sou", Hori
Tema de
encerramento
"Quem eu sou" (Instrumental), Hori, dentre outras músicas
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 9 de novembro de 2009 - 20 de agosto de 2010
N.º de episódios 199
Cronologia
Último
Último
Malhação (16ª temporada)
(2009)
Malhação (18ª temporada)
(2010-2011)
Próximo
Próximo

A décima-sétima temporada da série de televisão brasileira Malhação foi produzida pela Rede Globo e exibida entre 9 de novembro de 2009 e 20 de agosto de 2010.

Foi escrita por Ricardo Hofstetter, com colaboração de Flavia Bessone, Laura Rissin e Zé Dassilva, com direção de Paola Pol Baloussier, direção geral de Mário Márcio Bandarra e núcleo de Ricardo Waddington. [1] [2]

Apresenta a história "Os valores que atravessam gerações".

Contou com Cristiana Peres, Fiuk, Giovanna Echeverria, Olivia Torres, Erich Pelitz, Isabella Dionísio, Priscila Marinho, Élida Muniz, Murilo Couto, Marco Antônio Gimenez, Vera Zimmermann, Tarcísio Filho e Mariana Molina nos papeis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres) são dois jovens determinados, de mundos bem diferentes. Bernardo é filho de Paulo Roberto Oliveira (Tarcísio Filho), e junto com Beto (Murilo Couto), Bia (Mariana Molina) e Tati (Élida Muniz), formam o quarteto mais "temido" no colégio Primeira Opção. Cristiana é filha de Antônio Araújo (Sérgio Mastropasqua), caseiro de Paulo Roberto, e irmã de Fernanda Araújo (Giovana Echeverria).

Com o passar do tempo eles perceberão que foram feitos um para o outro, mas Bia, Tati e Nanda (Fernanda) são apaixonadas por Bernardo e vão fazer de tudo para afasta-los. Mais tarde, Tati vai desistir de conquistar Bernardo, e Bia e Nanda se unem para afasta-los. Se conseguissem, era cada uma por si para ficar com Bernardo. Elas conseguiram, e Cris e Bernardo se separaram, porém continuaram morando na mesma casa.

Um tempo depois, Cris conhece Flávio (Marco Antônio Gimenez), de quem torna-se amiga e, mais tarde, namorada. Nanda, um tempo depois, batalhando contra Bia para conquistar Bernardo, o sequestra, diz que se ele não for dela, não vai ser de mais ninguém, mas Cris e Flávio salvam Bernardo do cativeiro, e Nanda recebe ajuda psiquiátrica.

Nanda está "fora da cabeça" e acha que Bia é sua amiga, então a tal "amiga" se aproveita da situação de Nanda e faz colagens de fotos no caderno de Nanda, com fotos dela e de Bernardo juntas, mas o problema é que Bernardo está sem cabeça nas fotos. Bia também escreve uma frase no caderno da jovem, ameaçando Bernardo que se ele não for dela, não vai ser de mais ninguém, e também invade a casa de Antônio e coloca facas na gaveta no quarto de Nanda, assim fazendo Antônio e Cristiana interna-la em um hospício.

Após esse acontecimento, Paulo Roberto demite Antônio, que fica desempregado, o que faria com que Cris e Nanda tivessem que sair do Primeira Opção, mas Bernardo procurou o diretor da escola, Livramento, (José de Abreu) para que ele desse uma bolsa de estudos para Cris e Nanda no colégio. Livramento aceitou e Bernardo corre para dar a notícia para Cris. Bia escuta o seu namorado conversando com Cris, e depois de tirar Nanda de seu caminho com suas armações, resolve tirar Cris.

Bia procura Flávio e avisa que Cris iria dormir sozinha em casa naquela noite, e deu a ideia de Flávio preparar um jantar para Cris. Cris chega em casa e estranha, pois quando saiu de casa trancou a porta, e voltou com ela aberta. Ela descobre que Flávio havia preparado um jantar especial. Enquanto isso, Bia fura os pneus da moto de Flávio, e quando acabou o jantar, Flávio vê sua moto com os pneus furados e liga para o conserto: enquanto não chega, ele volta para a casa de Cris, então Bia liga o sistema de irrigação da casa de Paulo Roberto e acaba molhando Cris e Flávio, que voltam para a casa dela para se trocarem. Nesse meio tempo, Bia corre para avisar Bernardo que Cris estava em casa sozinha naquela noite, e que um cara estranho tinha entrado lá. Bernardo corre para lá, bate na porta e Flávio, sem camisa, abre e Cris aparece de roupão, fazendo Bernardo achar que Cris não é virgem, queimando o filme dela com Bernardo.

Entretanto, Livramento descobre o Escondidinho e decide acabar com ele. Isso acaba gerando revolta entre os alunos, mas os alunos conseguem convencer Livramento para continuar com o Escondidinho com algumas novas regras.

No hospício Nanda vê sua mãe, o que seria impossível porque ela teria morrido anos atrás, o que faz com que todo mundo não acredite nela, mas logo depois, num plano de Nanda, Cristiana conseguiu ver sua mãe, o que levantou muitas perguntas. Silvia (Adriana Martinuzzo), mãe de Nanda e Cristiana, disse que não falou nada porque estava com uma doença e não queria falar para as filhas: ela conseguiu se recuperar graças a Miguel, um amigo dela, mas logo depois foi descoberta uma foto com uma mancha na barriga de Miguel que era muito parecida com uma mancha na barriga de Nanda, e Bernardo e Cristiana pensam que ela pode ser filha de Miguel e não de Antônio. Eles fazem um teste de DNA, confirmam a sua teoria e eles decidem não contar para Nanda. Só que Bia encontra esse teste e guarda esse trunfo.

A vida de Bernardo vira de cabeça para baixo quando, na festa de um mês de namoro dele e de Bia, a polícia chega na festa e procura por Paulo Roberto e Cissa (Vera Zimmermann), acusados de desviar dinheiro público. Na manhã seguinte, Bernardo se encontra com os pais e eles dizem que são inocentes, mas quando Paulo Roberto manda Bernardo procurar uns documentos escondidos perto da piscina, mandando não abrir, ele abre, encontra uma planilha e descobre que eles são culpados, o que faz que Bernardo tome a decisão mais difícil da sua vida: entregar a planilha para a polícia e acabar com a vida dos pais dele, ou entregar a planilha para eles mas ficar com uma dor no coração por toda a sua vida.

Ele decidiu entregar para a polícia e então Paulo Roberto e Cissa fogem para os Estados Unidos, bloqueando todo o dinheiro deles no Brasil: agora eles só tem um mês para conseguir um emprego ou não vão conseguir pagar as contas da casa e nem conseguir comprar comida. Após conseguirem trabalho, um fotógrafo misterioso volta a enviar foto do beijo de Bernardo e Cristiana, com um bilhete dizendo que se revelará para eles à noite no escondidinho do Primeira Opção: eles vão até lá e não o encontram, decidem ir embora, mas a porta havia sido trancada, e em uma mesinha tinha um bilhete escrito "Aproveitem a noite". A luz se apagou, eles ficaram a luz de velas, eles acabam tendo uma noite de amor e, no dia seguinte, percebem que a porta estava aberta e vão para casa.

Em casa os dois voltam a pensar na noite na escola, Cristiana conta para Valentina (Julia Bernat) sobre a noite com Bernardo, mas logo Livramento descobre que algum casal passou a noite lá e pergunta para a escola quem foi e que se entregassem: eles decidiram não se entregar, então o fotógrafo misterioso enviou uma carta dizendo que havia arranjado um casal para assumir a culpa. Logo na escola, Maria Cláudia (Isabella Dionísio) e Alê (William Barbier) se entregam, Cristiana e Bernardo vão até eles e perguntam quem pediu para que eles se entregassem: eles dizem que foi toda a escola, e mais uma vez Bernardo e Cristiana não descobrem nada. Logo após Paulo Roberto e Cissa voltam e decidem se entregar. Nanda se declara para Bernardo e ele deixa bem claro que ela não tem chance com ele.

Numa conversa com a Bia, Nanda se lembra que pode contar para Bernardo e Cristiana sobre a armação do motel, já que ela perdeu o Bernardo. Ela conta para a Cristiana que manda ela contar para o Bernardo, ela liga para ele e deixa um recado para ele vir correndo para casa. Mas Bia ameaça Cristiana caso ela conte tudo pro Bernardo ela vai mostrar o teste de DNA para Nanda, então Cristiana não conta nada. Só que Nanda percebe que Cristiana está muito estranha então resolve saber por que. Com a ajuda de Rafael (Vitor Lucas) ela consegue escutar a conversa de Cristiana e Valentina, e descobre que não é filha de Antônio e vai tirar satisfações com Cristiana e o pai da moça, e faz o maior escândalo, mas depois pede desculpas e diz que ela vai ser sempre filha dele.

Sem motivos para não contar a armação do motel para Bernardo ela procura o garoto e vê ele comemorando o noivado dele e de Bia, já que a garota estava grávida. Na verdade ela roubou o ultrassom e o teste de gravidez de Zuleide (Priscilla Marinho). Aí eles recebem mais uma carta do fotógrafo misterioso dizendo que a Bia não estava grávida. Acreditando na história, Bernardo manda Bia fazer o teste de gravidez. Bernardo descobre as armações de Bia e a desmascara na frente de todos na festa de despedida dos alunos do terceiro ano e junto com Cristiana ele descobre que o fotógrafo misterioso é Juju(Rafaela Ferreira), que fica com Flávio, ex de Cris. Todos então batem uma foto que ficará na memória de todos.


Elenco[editar | editar código-fonte]

Fiuk interpretou Bernardo, o protagonista da trama.
Marco Antônio Gimenez interpretou Flávio, o segundo protagonista, e antagonista principal da trama.
Regina Remencius interprtou Lisa.
José de Abreu interpretou o professor Livramento.
Ator Personagem
Cristiana Peres Cristiana Araújo (Cris)
Fiuk Bernardo Oliveira (Bê)
Mariana Molina Bia Gomes
Giovanna Echeverria Fernanda Araújo (Nanda)
Marco Antônio Gimenez Flávio
Vera Zimmermann Cissa Oliveira
Tarcísio Filho Paulo Roberto Oliveira
Priscila Marinho Zuleide Borboleta
Erich Pelitz Victor Cardoso
Olívia Torres Rita Silveira
Élida Muniz Tati Fernandes (Thati)
Murilo Couto Beto
Rafaela Ferreira Juju
João Maia Jotapeg
Isabella Dionísio Maria Cláudia Guimarães
Ricky Tavares Rodrigo Cerqueira
Cristiano Sauma Bimba
Luciana Didone Ana Clara Oliveira (Clarinha)
Daniel Belmonte Renato Cornélio (Reco)
Erik Vesch Lucca Azevedo
William Barbier Alexandre Dias (Alê)
Julia Bernat Valentina Duarte
Vitor Lucas Rafael Antunes
Rael Barja Caju
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Igor Rudolf Guilherme Cardoso (Limão)
João Vithor Oliveira Jonas Duarte
Glaucio Gomes Ricardo Casanova (Casca)
Regina Remencius Lise Fischer Ribeiro
Ricardo Ciciliano Sérgio Teixeira (Serjão)
Graziella Schmitt Letícia dos Santos
Isaac Bernat Thales Alvim
Ângela Dip Dona Tânia
Sergio Mastropasqua Antônio Araújo
Lafayette Galvão Emílio
Gustavo Silva (Muringa) João Pedro
Thaís Botelho Samira
Carolinie Figueiredo Domingas Gentil
Caio Castro Bruno
Participação especial
Ator Pesrsonagem
Eri Johnson Anselmo Colibri
José de Abreu Professor Livramento
Cacau Protásio

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro capítulo registrou 20 pontos no IBOPE. Seu recorde foi de 25 pontos alcançados no dia primeiro de março de 2010. Sua menor audiência foi de 12 pontos, registrados no dia 4 de dezembro de 2009. Seu último capítulo consolidou 18 pontos no IBOPE, com 20 de pico e 41% de share, fechando a temporada com uma média geral de 19 pontos. [3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional 2010[editar | editar código-fonte]

  • Capa: Logotipo da telenovela
  1. Um Certo Alguém - NX Zero (Tema de Nanda)
  2. Rádio Pirata - Hevo 84 (Tema de Bia)
  3. Lanterna dos afogados - Fresno (Tema de Maria Cláudia e Alê)
  4. Apenas mais uma de amor - Myllena (Tema de Rita e Bimba)
  5. Meu Erro - Chimarruts(Tema de Zuleide e Anselmo)
  6. Perdidos na selva - Seu Cuca (Tema de Beto)
  7. Só Você - Hori (Tema de Bernardo e Cristiana)
  8. Mais uma de amor (Geme Geme) - Dibob (Tema Geral)
  9. Tudo Pode Mudar - Jullie(Tema de Valentina)
  10. Tic-Tic Nervoso - Bonde da Stronda (Tema de Tati e Rodrigo)
  11. Ciúme - Catch Side (Tema Geral)
  12. Fui Eu - Ruanitas (Tema de Cristiana)
  13. Me Chama - Babi (Tema de Juju)
  14. Sonífera Ilha - Marauê (Tema Geral)
  15. Jorge Maravilha - PlayMobille (Tema Geral)
  16. A Fórmula do Amor - Jammil (Tema Geral)
  17. Serão Extra - Agnela (Tema Geral)
  18. Quem Eu Sou - Hori (Tema de Abertura)

E mais

  1. Linda, Tão Linda - Hori (Tema de Bernardo e Cristiana)
  2. Muito Pra Você - The Licias (Tema Geral)
  3. Mais uma de amor (Geme Geme) - The Licias (Tema Geral)
  4. Só Você - Fiuk e Luan Santana (Tema de Bernardo e Cristiana)
  5. Toda Vez Que Ela Passa - Cinzentos (Tema Geral)
  6. Minha Paz - Glória (Tema de Flávio)
  7. Livres Independente Futebol Clube - The Licias (Tema Geral)
  8. Vinte E Poucos Anos - Fiuk (Tema de Bernardo)
  9. Vou De Taxi - Angélica (Tema Geral)

Internacional[editar | editar código-fonte]

  1. I Can't Live Without Your Love - Dan Torres
  2. I Can't Live Without Your Love - Hori

Referências

  1. Nilson Xavier. Malhação ID - Teledramaturgia Teledramaturgia. Página visitada em 19 de maio de 2014.
  2. Malhação ID (2009-2010) - Ficha Técnica Memória Globo. Página visitada em 19 de maio de 2014.
  3. Redação (20 de agosto de 2010). Último capítulo de "Malhação ID" registra audiência menor que a temporada de 2009 Portal O Planeta TV. Página visitada em 21 de agosto de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.