MapleStory

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
MapleStory
Desenvolvedora Wizet
Publicadora(s) Nexon
Distribuidora Nexon (Coreia do Sul, Japão, América do Norte, Europa)

Shanda (China)

AsiaSoft (Singapura, Malásia, Tailândia, Vietnã)

Gamania (Taiwan, Hong Kong)

Plataforma(s) Windows (XP, Vista, 7)
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Fantasia, Massively Multiplayer Online Role-playing Game
    Modos de jogo Um jogador
    Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
    Requisitos mínimos
    • Sistema Operacional (OS): Windows XP ou superior
    • Processador (CPU): Intel Celeron (500 MHz)
    • Memória: 128 MB RAM
    • Memória em Disco (HD): 3,82 GB
    • Conexão com Internet: Acima de 56 KBps
    • Extras: Suporte para Direct3D
    Idioma Coreano

    (Korea MapleStory)

    Inglês

    (Global MapleStory/ Europe MapleStory)

    Japonês

    (Japan MapleStory)

    MapleStory é um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Play Game) criado em maio de 2003 pela Nexon e programado pela Wizet. O jogo possui gráficos bidimensionais e personagens desenhados ao estilo super deformed. Diferentemente da maioria dos MMORPGs atuais, Maple Story tem um sistema de batalhas , no qual o jogador comanda os movimentos dos personagens com o teclado.

    O jogo possui um sistema de Classes/Jobs,que é quase igual na grande maioria dos jogos. Cada conta ou jogador possui um nome único que não pode ser utilizado por outro jogador, o que garante que o seu personagem não será confundido com outro. A versão brasileira do jogo foi encerrada no dia 22 de Outubro de 2011.

    Enredo[editar | editar código-fonte]

    O jogador entra no mundo de MapleStory sem nenhum propósito especial, somente matar monstros e alcançar o nível mais alto do jogo - Nível 250 - para então, fechar o game. Somente com uma atualização chamada de Big Bang (que nunca chegou ao Brasil) e com as novas classes introduzidas por essa atualização - os novos Adventures/Explorers (como os Dual Blades, versão alternativa dos Thiefs, com aspectos mais de ninjas), os Resistences, os Cygnus Knights (classes baseadas nos Explorers, mas com aspectos de cavaleiros), e os Heroes - MapleStory ganhou um enredo mais concreto:

    De acordo com a sinopse introduzida no Big Bang, a centenas de anos atrás, o mundo de MapleStory (Maple World) começou a ser atacado por um poderoso mago, que se auto-denominava Black Mage - Mago Negro em Português. Os moradores não sabiam o que fazer, pois o Mago Negro e seus seguidores - os Black Wings - eram poderosos demais para se combater. Foi ai que surgiu 5 heróis muito poderosos (sendo ditos como personagens de Nível 200 no enredo) que se uniram contra o Black Mage. Aran, a poderosa guerreira; Freud, o Domador de Dragões; Mercedes, a rainha dos elfos; Phantom, o astuto Gatuno; e Luminous, o mago da luz. juntaram suas forças, e depois de uma grande batalha, conseguiram vencer Black Mage. Mas antes de morrer, o Mago Negro lançou uma maldição sobre os 4 heróis sobreviventes - Freud morreu enquanto escondia o ovo de dragão que seu companheiro, o líder dos dragões onyx (Afried) deu antes de morrer. Aran, Mercedes,Phantom e Luminous foram congelados no gelo, perdendo suas memórias e habilidades - reduzindo o níveis de todos ao Level 1. Nos tempos atuais, os Black Wings descendentes dos originais se esgueiravam secretamente pelos arredores do continente de Edelstein - lugar onde o Mago Negro nasceu -, procurando um jeito de ressuscitar o seu antigo mestre. Quando eles finalmente acham um jeito, os Piratas - nova classe pertencente aos Adventures - chegam na Victory Island, se revelando como uma nova classe e avisa aos moradores da ilha que o mal do Black Mage estaria voltando em breve. A notícia rodou o Maple World, e chegou ao reino de Ereve, onde a imperatriz Cygnus decidiu criar um grupo especial entre os cavaleiros oficias do reino: os Cygnus Knights, cavaleiros inspirados nas classes Warrior, Thief, Magician e Archer dos exploradores. Cada um tem sua habilidade especial, tendo como principal marca registrada a habilidade de chamar o espírito lendário respectivo de suas profissões para ajuda-los temporariamente em uma batalha. Mesmo com os Cavaleiros de Cygnus (e os líderes de cada sub-classe) e todo o reino de Ereve, os Black Wings ainda estavam com muita vantagem. Enquanto isso, em Edelstein, os Black Wings e o recém ressuscitado Black Mage começaram a atacar a população do continente de forma discreta. O caos começou a se formar na região, e vendo que suas habilidades começavam a se fortalecer de novo, o Mago Negro deu sua primeira "tacada" em sua jornada de comandar o Mundo de Maple: ele jogou um feitiço sobre a Victory Island, reorganizando toda a ilha. Além disso, os bosses mais fortes do mundo se tornaram ainda mais poderosos - como o Horntail e Zakum, que se tornaram Chaos Horntail e Chaos Zakum - devido a outro feitiço jogado pelo poderoso mago.

    Enquanto o Big Bang começava no mundo de MapleStory, uma outra crise começava na Ilha Vitória. Mais e mais gatunos sumiam das ruas de Kerning, fazendo com que o Lorde Negro - líder dos Gatunos - começasse a ficar preocupado. O que ele não sabia, é que pelas sombras e becos da grande cidade nascia uma nova classe: os Dual Blades. Eles são um grupo de gatunos ninjas que usam duas kataras, um tipo de adaga especial. A classe é comandada pela Lady Syl, filha do antigo Lorde Negro. Ela e Jin (o atual líder dos gatunos) foram treinados pelo Lorde Negro anterior, que morreu pelo monstro Balrog - chefe (Boss) da Victory Island. Depois de ter visto as habilidades de seu oponente, Balrog decidiu possuir o então morto guerreiro das sombras, ganhando novas habilidades e o deixando muito mais poderoso. Jin, que temia o pior, decidiu seguir seu mestre até a Selva do Sono (Sleepywood) e presenciou tudo. Ele se revelou de seu esconderijo e tentou lembrar de quem o seu mestre era, mas não adiantou; já era tarde demais para salvá-lo. O que restou foi impedir que o terrível monstro que possuiu seu mentor escapasse da Selva do Sono e conquistá-se a ilha. Depois de uma intensa luta, Jin foi o vitorioso - provando ser melhor do que seu antigo mestre, que estava com as habilidades multiplicadas várias vezes por causa do poder de Balrog. O monstro escapou antes que Jin o matasse por completo, mas não importava mais para ele. O aprendiz de gatuno carregou o corpo de seu mestre até Kerning City para enterrá-lo. Quando Lady Syl - que na verdade se chamava Sylvia - viu seu pai morto nas mãos de seu melhor amigo (no qual ela amava secretamente) e deduziu que Jin armou a história de Balrog ter se liberado de sua prisão para atrair ele para uma armadilha, onde Jin iria matá-lo para assumir a posição de novo Lorde Negro. O jovem tentou convencer Sylvia que aquilo que ela estava imaginando era mentira, mas não adiantou. Na última vez que se viram, Sylvia jurou se vingar de seu antigo melhor amigo (e agora maior inimigo), e assim ela começou a buscar pelos mais talentosos gatunos iniciantes treinados pelo Dark Lord (nome em inglês do Lorde Negro) para então se vingar contra aquele que matou o seu pai.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    Gráficos[editar | editar código-fonte]

    Desenhado em gráficos bidimensionais atípicos da geração atual, MapleStory é fiel ao resgate do estilo plataforma, iniciado por jogos como Donkey Kong, Super Mario Bros., entre outros, um estilo que praticamente acabou com a chegada da 7ª Geração de Video-Games e a criação do Nintendo 64. E que hoje existe quase que exclusivamente em portáteis como Game Boy Advance e Nintendo DS. Além disso, por ser um jogo de plataforma, MapleStory possui um tipo de Quest, que quer dizer Missão, bastante original chamado Jump Quest, ou seja, Missão de Pulo, que consiste em uma espécie de pista de obstáculos, que requer destreza, paciência e atenção para ser superada.

    NPC[editar | editar código-fonte]

    Um Personagem Não-Jogável (em inglês: Non-Playable Character) é um personagem de qualquer jogo eletrônico - geralmente mais comuns em MMORPGs - que não pode ser controlado por um jogador, mas se envolve de alguma forma no enredo de um jogo. Ele exerce um papel específico cuja finalidade é a simples interatividade com o jogador.

    Em MapleStory os NPCs tem papel fundamental para a evolução do personagem durante o jogo. Existem centenas deles em todo o Maple World, de diferentes formas, tamanhos e personalidades. Dos quase 4 Gigabytes (3,82 GB) da versão européia de MapleStory, 75 Megabytes (75,8 MB) são somente dos dados dos NPCs.

    A função básica de um NPC em MapleStory é de entregar quests (missões) para os jogadores, dando uma ou mais recompensas para os personagens que as completarem. As recompensas vão de Experiência (EXP), até Fama (Fame) e Mesos. Existem também alguns NPCs que tem as funções de ensinarem aos personagens novatos como jogar (que geralmente só aparecem no começo do game) e os chefes das profissões, que avançam os jogadores para as classes de trabalho (como o Dark Lord para os Thiefs, ou a Lady Syl para os Dual Blades).

    Habilidades[editar | editar código-fonte]

    As skills são técnicas que podem ser aprendidas pelo seu personagem. Ao iniciar o jogo, você possui três skills básicas, e pode acessá-las com a tecla K do teclado comum ABNT2 (teclado padrão). Sempre que você evolui um nível, seu personagem ganha uma certa quantidade de pontos de Skill - ou SP - para distribuir entre as skills possuidas por ele. Nos primeiros sete níveis você irá ganhar 1 ponto para cada nível evoluido. A partir dai não ganhará mais nenhum ponto até que faça o Avanço para primeira classe (Nível 10, ou 8 se for bruxo). A cada avanço de classe que você faz, ganha mais algumas skills, que pode encontrar utilizando a tecla K do teclado. Além disso, deste momento em diante, a cada nível você ganhará sempre um total de 3 pontos de skill para colocar nas suas novas técnicas.

    Existem além disso algumas Skills que requerem um valor mínimo de uma outra skill para que possam ser utilizadas. E muitas vezes, essas skills são de Porcentagem, o que significa que você PRECISA delas. Por exemplo: Minha Skill A aumenta a defesa em 10 pontos. Minha Skill B aumenta a defesa em 5%, mas eu preciso de 3 pontos na skill A para por pontos nela. Se esse é o caso, você pode colocar pontos na Skill A só até atingir o mínimo necessário para a Skill B.

    Existem também os Livros de Maestria, para serem usados por personagens já com o 4º Avanço de classe, que aumentam o nível máximo de uma skill(Habilidade).

    Atributos[editar | editar código-fonte]

    Os atributos são qualidades aprendidas pelo seu personagem. Algumas delas serão uteis para você fazer o avanço de profissão, outras servem para você manusear uma certa arma ou aguentar um tipo de armadura. Cada profissão tem seus atributos ideais que são destacados na janela de atributos - que pode ser acessada pressionando a tecla A do teclado padrão.

    Em MapleStory, existem 6 atributos básicos (sendo desses 4 como atributos bases e 2 de apoio). Cada classe em MapleStory tem dois desses 4 atributos bases como os atributos mais importantes.

    • Strength (STR): É o principal atributo de Warriors e Piratas-Brawlers, e o atributo secundário de um Archer. Necessário para carregar armaduras e armas pesadas e para definir a força de um personagem - para os Arqueiros são uma forma de aumentar o dano da flecha (mais força, mais velocidade; mais velocidade, mais dano) e para os Brawlers representam a força física para socar e chutar os inimigos.

    Classes[editar | editar código-fonte]

    Maple Story também tem um sistema de classes - também chamados de Jobs ou profissões. Apesar de todos os MMORPGs terem seus sistemas de classes, Maple Story tem um sistema único e original de organização de profissões. Ao invés de só organizar as profissões por classes, também as organiza por variações de personagens. A organização de classes é a seguinte:

    • Adventures - também chamados de Explorers:
    1. Warrior (Guerreiro)
    2. Archer (Arqueiro)
    3. Thief (Gatuno)
    4. Mage (Bruxo)
    5. Pirate (Pirata)
    6. Dual Blade - Classe alternativa para gatunos
    7. Cannoneer - Classe alternativa para piratas
    8. Jett - Classe alternativa para piratas (disponível somente no GMS e TMS)
    9. Dragon Warrior - Classe alternativa para piratas (disponível somente no CMS, TMS e MSEA)
    • Cygnus Knights - conhecidos como a 2ª variação de personagens:
    1. Dawn Warrior - ou Soul Warrior
    2. Blaze Wizard - ou Flame Wizard
    3. Wind Archer - ou Wind Breaker
    4. Night Walker
    5. Thunder Breaker - ou Striker
    6. Mihile - Classe alternativa de Dawn Warrior
    • Resistence:
    1. Mechanic (Mecânico)
    2. Battle Mage (Mago de Batalha)
    3. Wild Hunter (Arqueiro Selvagem)
    4. Demon Slayer
    5. Demon Avenger
    6. Xenon (também conhecido como Automata)
    • Sengoku:
    1. Hayato
    2. Kanna
    3. Ayame
    • Nova:
    1. Kaiser
    2. Angelic Burster
    • Hero:
    1. Aran
    2. Evan - na verdade não é um lendário pois não lutou contra o Mago Negro, mas se torna um depois de encontrar o ovo do dragão Afrien que pertencia a Freud que foi o verdadeiro Lendário Mestre de Dragões
    3. Mercedes
    4. Phantom
    5. Luminous
    6. Eunwol (Shade)
    • Child of god:
    1. Zero
    • Child of furry:
    1. Beast Tamer

    Cada classe de cada variação evoluem em suas profissões. O geral no Maple Story é os personagens ter 4 empregos até o seu último nível, sendo que depois de escolhida a sua classe no 2º emprego, só evoluirá nesse Job e não poderá optar por mudar. Além disso, o nível de evolução máximo para todas as classes é o nível 250 e o nível de inicio varia entre os personagens: Alguns começam no nível 1, outros no 10 e a classe Zero no nível 100.

    Adventures[editar | editar código-fonte]

    Os Adventures são personagens únicos, diferente de qualquer outra variação de personagens: Eles viajam sem rumo - na maioria das vezes - para diferentes lugares no Mundo de Maple, e geralmente não seguem um lado como Bem ou Mal, mas por questão de honra, alguns optam por seguir o lado do bem (como Guerreiros ou Arqueiros). Cada classe de Adventures tem seu próprio meio de pensar e de agir: A maioria dos Guerreiros usam sua força e habilidades poderosas para lutar pelo bem, enquanto a maioria dos Gatunos são conhecidos por serem ladrões - por isso seu nome em inglês é Thief, que significa ladrão. Por serem uma variação de personagens padrão, eles evoluem até o nível 200, o máximo no jogo.

    Warrior[editar | editar código-fonte]

    Os Warriors são personagens muito fortes, tendo como principais armas espadas, machados (de uma ou duas mãos) e maças. Por causa de suas habilidades e seu poder de ataque, a classe é a segunda mais procuradas entre os Explorers, sendo somente ultrapassada pelos Thiefs. São conhecidos por sempre andarem com armaduras e armas pesadas, por terem uma grande força e por ser uma classe bem cara - já que são uma das classes mais procuradas, seus itens sempre estão em falta, fazendo com que personagens warriors tenham que pagar muito por seus equipamentos.

    Aqueles que querem se tornar um Warrior devem ir para Perion, e falar com Mestre Balrog (Dances with Balrog na versão global do jogo), o líder dos Warriors. Os personagens precisam ser Level 10 e terem 35 pontos distribuídos no atributo STR (Streght, ou Força)e DEX(destreza)

    Archer[editar | editar código-fonte]

    Archers são personagens com incrível precisão, usando arcos-flechas e bestas para atacar. São vistos usando roupas leves e levando um arco para quer que vão. Apesar disso, Archer é a classe menos procurada, pois ela gasta muito dinheiro em flechas para suas armas, fazendo os jogadores perderem interesse.

    Para se tornar um Archer, o jogador precisa ir na cidade de Henesys, procurar por Athena Certeira - que está dentro da livraria da cidade - e falar com ela com Level 10 e com 25 pontos de DES (Destreza).

    Thief[editar | editar código-fonte]

    Thief é a classe mais procurada do jogo. São conhecidos pelo jeito ninja, por terem habilidades baseados na escuridão da noite, por terem uma grande esquiva, por suas armas rápidas - Adagas e Shurikens - e por serem ladrões (Thief = Ladrão). É uma das classes mais baratas do jogo - a menos que você se torne um Mercenário, que tem que comprar Estrelas de Arremesso para atacar.

    Para se tornar um Thief, você deve ir para a grande cidade de Kerning, procurar por um bar e descer até o subsolo, onde se encontra o Dark Lord, mestre dos Thiefs. Seu personagem deverá ter 25 pontos de DES.

    PS - Interessante notar uma coisa: quando você vai falar com o Dark Lord, ele parece ser uma estranha máscara pendurada flutuante. Na verdade, ele está usando uma técnica ninja para ficar de pé sobre teto. Isso pode confundir jogadores mais jovens no jogo.

    Maple World[editar | editar código-fonte]

    O Maple World (ou Mundo de Maple) é o local onde toda a história do jogo acontece. É um lugar fantástico onde a maioria dos continentes são ilhas - sendo algumas flutuantes. O maior e mais importante continente do Maple World é Ossyria, que abriga a cidade e a Torre de Orbis, a fria região de El Nath e a grande floresta de Leafre. Outros lugares importantes por serem os primeiros passos em que um jogador vai passar ao ingressar no mundo são a Ilha Victoria, Eldestein (para os jogadores membros da Resitência) e Ereve (para os Cavaleiros da imperadora Cygnus).

    Maple Island[editar | editar código-fonte]

    Localizada acima da Victoria Island, é onde todos começam no mundo Maple. Apesar de receber o nome do jogo, a ilha é muito pequena e necessária somente para introduzir os jogadores Aventureiros ao jogo. Maple Island abriga duas cidades: Amherst e Southperry, sendo esta última o lugar para onde você deve ir para sair da Maple Island, indo em direção a Lith Harbor, na Victoria Island. Uma vez saindo da Maple Island, você jamais poderá retornar com seu personagem a ela.

    Victoria Island[editar | editar código-fonte]

    A Victoria Island é uma das ilhas/continentes mais importantes do jogo. É aqui que habitantes do Maple World vão para aprender a como se tornarem grandes Aventureiros (Adventures). Para isso ser possível, os Beginners precisam escolher uma classe de trabalho, que envolve um estilo de combate que varia de job por job.

    • Lith Harbor: Lith Harbor é o porto da Ilha Victoria. É uma cidade praiana, muito parecida com a cidade de Creta pelo chão branco e pelas casas brancas com janelas e portas azuis. Existem muitos navios voadores cruzando o céu da cidade, já que é aqui que os Beginners chegam do treinamento na Maple Island. Lith Harbor está localizado a oeste da Six-Path Crossway, a sudoeste de Kerning e a noroeste de Henesys.
    • Six-Path Crossway: A Six-Path Crossway (ou Cruzamento dos 6 Caminhos em tradução livre) é uma grande encruzilhada que leva às outras cidades/vilas da Victoria Island. É o primeiro lugar em que um Beginner passará para escolher entre as 5 classes de trabalhos. O nome da encruzilhada em si já faz a alusão aos caminhos disponíveis para o jogador seguir. Originalmente, a Six-Path Crossway não existia, sendo que a locomoção entre os cantos do continente era feita por uma única estrada que cruzava todas as cidades - mas isso mudou quando o Black Mage foi ressuscitado, já que ele jogou um feitiço que reorganizou toda a ilha. Cada direção da estrada leva a algum lugar, sendo que o portal do meio da esquerda (à oeste) leva à Lith Harbor; o portal de baixo da esquerda (à sul) leva à Henesys City; o portal de cima da esquerda (à noroeste) leva à Kerning City; o portal do meio da direita (Leste) leva à Ellinia; o portal de baixo da direita (à sudeste) leva à Nautilus Harbor; o portal de cima da direita (à norte) leva à Perion; e o portal do meio de baixo leva a Sleepywood, que fica dentro da gigante arvore que fica no meio do caminho.
    • Henesys City: É uma vila em que as casas são feitas de cogumelos gigantes. Todos os moradores da cidadela são felizes e amigáveis. O prefeito/líder de Henesys é Stan (reconhecido no jogo pela denominação de Chief Stan), um senhor um tanto quanto arrogante que tem dois filhos, e que começará a ser útil a partir do Level 20. Por causa da calmaria do vilarejo, Athena Pierce - a Grande Arqueira e mentora de Arqueiros aprendizes - escolheu o lugar para morar e ensinar a arte do Arco-Flecha/Besta para os Beginners com ótima Destreza interessados em seguir o caminho de um Explorer/Adventure como um Archer. Ela reside na biblioteca da cidade, e quem quiser se tornar um Archer precisa ter 25 de DES e ir falar com ela.
    • Kerning City: Kerning (como seu próprio nome já diz) é um grande núcleo social, sendo a cidade mais moderna e mais ligada ao mundo real. É um dos maiores mapas da Ilha Victoria, contendo sítios de construções, duas estações de metrô e até mesmo um pântano. Como qualquer cidade grande (como Nova York, ou São Paulo), Kerning City sofre com um problema: os constantes roubos. Eles geralmente são feitos por Thiefs (Ladrões em inglês), que apesar de serem uma classe de trabalho, são conhecidos por serem mesquinhas, mercenários e grandes furtadores. Foi assim que Kerning City recebeu o título de "Covil dos Thiefs". Quando o Big Bang aconteceu, a imagem que toda a sociedade da Ilha Victória (e da maioria dos continentes do Maple World) tinha sobre os Thiefs mudou. De ladrões, eles receberam o título de ninjas justiceiros - apesar de uma pequena parte deles ainda cometerem pequenos furtos; mas nada que mudem a opinião das pessoas. Alguns habitantes da cidade (como Elena) ainda dizem que a segurança e a beleza de Kerning City é possível graças ao Dark Lord e sua organização. Apesar do grande caos típico de cidades desse porte, Dark Lord (o Grande Mestre Ninja de Maple World) escolheu Kerning City como uma moradia e um lugar de meditação. Apesar da maioria das pessoas não saberem por onde ele se esconde, alguns moradores dizem que os interessados em se tornar um Thief deve procurar pelo Bar de Jazz, pois lá dentro existe uma passagem secreta - mas que só os portadores de grande LUK conseguem descobrir. Dark Lord está sempre meditando em seu esconderijo, mas está sempre disposto a ouvir os que querem seguir o difícil caminho do Ladrões. É só ir no covil e ter 25 pontos de LUK para o mestre ninja lhe transformar em Rogue.

    Rien[editar | editar código-fonte]

    Rien é uma pequena ilha bem próxima da Victoria Island, que ao contrário de sua vizinha de clima tropical, é coberta de neve. É considerada por muitos uma parte da Ilha Victoria, por causa de seu tamanho, proximidade, e compatibilidade com a região. A ilha existe à centenas de anos - antes mesmo da primeira batalha contra o Black Mage/Magician - e é lar da população pinguim do planeta - que gosta do clima frio e nevado de quase todos os dias. É aqui que Aran, o grande herói guerreiro está congelado - mas ninguém ao certo sabe onde ele está até antes do Big Bang causado pelo Black Magician.

    A ilhota possui uma vila pacata de pinguins antropomórficos - que conseguem falar, ou até mesmo construir coisas - além de várias áreas de caça aos monstros - contendo até um campo de treinamento simples - e até um pequeno porto que leva à Ilha Vitória.

    • Vila dos Pinguins: A Vila dos Pinguins é como uma capital para Rien. Como seu próprio nome diz, é uma vila congelada habitadas por pinguins racionais moderadamente inteligentes - mais inteligentes do que a população pinguim de El Nath. Era a sede do fã-clube de pessoas que acreditavam que o lendário guerreiro Aran iria ressuscitar e salvar novamente o mundo do Black Magician. Infelizmente, nas centenas de anos que se passaram, a maioria das pessoas perderam a esperança e começaram a deixar o clã.

    Ereve[editar | editar código-fonte]

    Ereve é um pequena ilha flutuante onde está a "sede de governo" da Ilha Victoria. É governado por Cygnus, uma imperatriz jovem que recebeu o título de Imperadora do Maple World.

    Apesar de Ereve ser uma ilha pequena com monstros de níveis baixos, é uma região muito importante para o desenvolvimento da guerra começada recentemente pelo Black Mage e sua organização (os Black Wings) e pelos habitantes do planeta. Isso se deve pelo fato de que Ereve possui os cavaleiros mais fortes do Mundo de Maple - denominados de Cygnus Knights, ou Cavaleiros do Reino de Cygnus.

    Masteria[editar | editar código-fonte]

    • New Leaf City: Pegando o metrô da Kerning City, você chegará a esta cidade. Portadora de monumentos que lembram monumentos reais, tais como a Torre Eiffel e o Big Ben, é uma cidade com monstros de nível baixo e intermediário. O mapa com as Aranhas Mecânicas é onde os personagens vão para, além de upar, tentar dropar a shuriken Ilbi, por isso é um mapa bastante acessado.
      • Casa Mal-Assombrada: Pegando o táxi que está na esquerda da Cidade da Nova Folha, você se encontrará na entrada da Mansão. Mapas infestados de fantasmas, espíritos e assombrações são o que te esperam lá dentro. Porém, a direita da Mansão, em uma passagem secreta, está localizado o mapa do Cavaleiro Sem Cabeça, monstro popular no jogo.
    • Amoria: É a "Cidade-Amor" do jogo. Nela, com uma quantia de CASH, são realizados os casamentos entre os personagens. O mapa é todo baseado no mais nobre dos sentimentos, e falando com o NPC "Amos, o Forte", você poderá, junto com seu conjugê, acessar a Missão de Grupo de Amoria.
    • Floresta fantasma, Garganta do Homem Morto e Fortaleza Crimsonwood: A esquerda da casa mal-assombrada existe um portal que leva para a Floresta fantasma, nela você pode encontrar monstros com níveis razoáveis. Seguindo para o oeste da floresta, você vai encontrar a Garganta do homem morto,onde se encontra uma gangue de ladrões se refugiando. Se você seguir para o norte encontrara a Fortaleza Crimsonwood, que é um castelo abandonado desde a epóca em que masteria estava em guerra com krakia.Uma força maligna sucumbiu o castelo e agora ele esta sendo dominado pelos Mestres retorcidos, que são versões opostas e malignas dos Grandes mestres,que antes governavam o castelo.

    Continente Ossyria[editar | editar código-fonte]

    Ossyria é o maior e o mais importante continente do Maple World. Recebeu esse título devido às suas localidades (Orbis e Mt. El Nath), pelo seu gigantesco tamanho comparado a outros continentes do jogo, e por ser a principal conexão entre vários outros lugares importantes para o jogador prosseguir em MapleStory. Suas duas cidade, além de uma torre, uma montanha e uma longa e extensa caverna fazem Ossyria ser um lugar único e legal para jogadores mais veteranos visitarem e uparem.

    • Orbis: Orbis é uma grande cidade situada sobre as nuvens, sustentada pela Torre de Orbis (edificação que deu nome à cidade). Baseada na cultura e na mitologia grega, Orbis é um dos lugares mais importantes do jogo, pois é daqui que saem os navios que levam para todos os continentes do Mundo de Maple. Para acessar o Monte El Nath (e consequentemente, a cidade de El Nath) é preciso primeiro descer a Torre de Orbis.
      • Torre de Orbis: É uma gigantesca torre que se estende até embaixo do solo. Existem mais de 60 andares de escadas repletas de monstros de level intermediário (30-45), além de mais 2 andares subterrâneos invadidos pela água, devido ao oceano vizinho pertencente à Aqua Road. É o único caminho possível para se acessar o Mt. El Nath e Aquarium.
    • Monte El Nath: Também conhecido como Montanha El Nath, ou somente Mt. El Nath, é uma grande cadeia de montanhas geladas, em que o clima e os monstros daqui fazem com que somente os mais corajosos aventureiros (e gente nativa dessa região) aguentem esse ambiente hostil. Acessível a partir da Torre de Orbis, abriga a fria cidade de mesmo nome.
      • El Nath: Uma grande vila situada entre altas montanhas de gelo, recebeu o nome do local onde foi construída. É uma das cidades mais importantes do game, já que é aqui que os Instrutores de 3º Trabalho residem. Seguindo pela trilha que parte da vila, é possível chegar na Mina dos Mortos, um lugar muito perigoso e até certo ponto assustador.
      • Death Mine: Uma mina muito famosa antes do Big Bang por conter monstros muito poderosos para a época. Hoje em dia é um lugar mais calmo - já que a maioria dos jogadores procuram outros lugares para subirem de nível.

    Aqua Road[editar | editar código-fonte]

    • Aquarium: É a cidade submarina de MapleStory. Abriga criaturas de nível baixo em sua redondeza, mas há duas entradas, localizadas em ambos os lados da cidade, que dão acesso a áreas de monstros de nível alto, e se mergulhar fundo em Aquarium, encontrará o Monstro-Chefe Pianus, um monstro demoníaco que vive em sua caverna, sempre na espera de mais uma vítima. Não é necessário invocá-lo, ele aparece por conta própria em um determinado período de tempo.

    Lago Ludus[editar | editar código-fonte]

    • Ludibrium: Conhecida como " A Cidade Brinquedo", Ludibrium lembra muito peças de Lego, por isso apresenta um cárater até certo ponto infantil. Mas engana-se quem pensa que é uma cidade com monstros fracos. Nela, além de monstros fortíssimos, existe o Monstro-Chefe Papulatus, que vive em seu relógio, que dá sustentação a Ludibrium. Papulatus aparece através de uma fenda dimensional, quando um ou mais personagens o invocam.
    • Setor Ômega: Localizado a esquerda de Ludibrium, do lado da torre de Eos, é onde ocorre o contato com seres extraterrestres no mundo Maple. Mesmo sendo seres 'de outro mundo', é uma cidade considerada para personagens de nível baixo.
    • Vila Coreana: Localizado a direita de Ludibrium, do lado da torre de Hélios, é uma cidade baseada na cultura coreana. Nela, existem monstros de nível baixo, e alguns de nível médio. É possível acessar Aquarium por um poço existente no meio da cidade.

    Zipangu[editar | editar código-fonte]

    Zipangu é basicamente a área japonesa do Maple World. É uma das únicas áreas do mundo real presente em MapleStory. Todo ambiente aqui é baseado na pureza e paz de espirito, sentimento que é aumentado com a suave música de fundo do lugar e com o simples tema de cogumelos.

    • Santuário dos Cogumelos: Baseado na cultura japonesa, tem a imagem do Monte Fuji ao fundo da cidade. Pode ser acessado em mais de uma cidade, através do Portal Dimensional. Nela existem monstros tanto para personagens de level baixo quanto para de level alto. É necessário primeiro acessar o Santuário dos Cogumelos para ir para a Rua Showa.
    • Showa: Uma cidade tomada por membros da máfia Yakuza. Lembra algumas pequenas cidades japonesas.

    O "BOSS" mais conhecido em Showa (que também é conhecido por todo o MapleStory) é o Oyabun, um poderoso mafioso revivido pelos Guardas-Costas A e B. A maioria dos monstros desta cidade tem aspecto humano.Também possui uma "Boss" chamada de Anego, que possui mais HP que Oyabun.

    Leafre[editar | editar código-fonte]

    Situada a sudoeste do mundo Maple, o continente de Leafre é o mapa para onde devem ir os personagens que quiserem fazer o 4º avanço no nível de carreira (4º Job). Sua vegetação característica é uma floresta que se expande por toda a região, fazendo com que seja o lugar perfeito para se encontrar monstros de nível médio-alto/alto, sendo recomendado "upar" em Leafre somente após o nível 100. A Caverna da Vida está no último mapa do continente.

    • Caverna da Vida: É onde encontra-se o Monstro-Chefe (BOSS) Horntail (Cauda Espinhenta, em tradução livre), um dragão de 3 cabeças, com mais de 1 bilhão de HP, sendo por muito tempo o mais forte de todo o mundo Maple. Ele está aprisionado na caverna devido a encantos e conjuramentos feitos pelos mais poderosos seres do mundo Maple, com o intuito de acabar com a destruição que Horntail causava.

    Nihal Desert[editar | editar código-fonte]

    Um continente desértico, coberto de areia e civilizações antigas. É onde se encontram a cultura Árabe e Egípcia do jogo. Tem dois reinos distintos em suas redondezas que estão em uma guerra que dura gerações.

    • Ariant: Em clima árabe e rodeada por um grande deserto repleto de monstros, Ariant é portadora de muitas missões para todos os personagens. É governada pelo rei Abdullah VIII.
    • Magatia: Cidade dividida por 2 grupos de alquimistas: Os Zenumists e os Alcadnos que estão em pé de guerra. Nela, existe a missão para liberar a habilidade Maker(Fabricante), onde você poderá criar itens por meio de alquimia, coletando os itens necessários para tal feito.

    A alquimia rege a cidade.

    Jardim Mu Lung[editar | editar código-fonte]

    • Mu Lung: Cidade governada por pandas. É onde se encontra o Dojo, onde você deverá derrotar todo o tipo de monstro-chefe do jogo, e de acordo com sua pontuação, trocar por uma Faixa(Branco,Azul,Amarela,Vermelha,Preta). Muitas missões e histórias são encontradas nesta cidade.
    • Vila das Ervas: É o "Grande Jardim" do mundo Maple, sendo também uma cidade litorânea. Nela encontram-se monstros de nível médio, e também há a Missão em Grupo da Vila das Ervas, onde personagens de nível entre 55 e 100 poderão evoluir e neste tempo, tentar conseguir o Chapéu do Capitão Pirata.

    Free Market[editar | editar código-fonte]

    • Entrada do Mercado: É geralmente o mapa mais acessado do jogo, pois é o ponto de encontro de qualquer personagem que queira comprar ou vender algum item. O portal para acesso à Entrada do Mercado está na maioria das cidades do jogo. Nele não existem monstros, porém é possível invocar algum tipo de monstro com algum item que permita isto.
    • Salas do Mercado Livre: Existem 22 salas no Mercado Livre, onde os personagens poderão por meio de CASH comprar cada um sua loja, e abri-lá em uma das salas, para colocar seus itens à venda. Também é possível adquirir um vendedor automático, onde você coloca seus itens à venda sem precisar deixar seu personagem no mercado.

    Edelstein[editar | editar código-fonte]

    • Edelstein: É um continente grande, aonde se encontram os Resistance Warriors (Guerreiros da Resistência), que lutam contra o Black Mage (nativo dessa região).Região pouco conhecida, devido a sua recente chegada junto a classe Resistance (6ª Variação de personagens) com a 3ª e ultima etapa do famoso "Big Bang".

    Grupos[editar | editar código-fonte]

    Grupos são comunidades do MapleStory, mas que só servem para caçadas contra monstros, e não como uma verdadeira comunidade virtual como fazem os clãs. As características básicas de um grupo é o pequeno número de participantes, e que só encontram 1 ou 2 vezes para caçar. O interessante em Grupos é que mesmo que você fique parado sem matar nenhum monstro, você ganhará experiência de acordo com o que um outro membro do Grupo esteja caçando (portanto que você tiver no mesmo mapa do membro). Quando você tiver um grupo, você poderá fazer a Missão de Grupo.

    Missão de Grupo[editar | editar código-fonte]

    A Missão de Grupo de MapleStory são missões feitas por grupos. Depois de se juntar ou criar um grupo, fale com o líder da Missão de Grupo da cidade de onde você está. Toda cidade em MapleStory (geralmente na Vitória Island) tem a sua Missão de Grupo, sendo que dependendo da cidade, o desafio será diferente. As missões de Grupo do MapleStory são geralmente abreviados como PQ - que vem da sigla em inglês Party Quest e em tradução literal significa Missão de Festa, ou Missão de Grupo, e dependendo da cidade, recebe uma nova sigla. EX: A Missão de Grupo de Kerning é abreviada como KPQ e a missão de Henesys é abreviada como HPQ.

    Festival dos Monstros[editar | editar código-fonte]

    O Festival dos Monstros (geralmente chamado de Folia dos Monstros) é uma missão de grupo. Abreviadamente, é chamada de CPQ (do inglês Carnival Party Quest, como é conhecida no Global MapleStory).

    Folia dos Monstros consiste em dois grupos entrando em uma arena de batalha, e lutando contra os monstros invocados pelo outro grupo. É um combate, em que ganha aquele que juntar mais Pontos de Festival (PF).

    Uma vez dentro do Campo de Batalha, o seu objetivo é ganhar PFs matando os monstros que aparecerem, e usá-los para dificultar o outro grupo de ganhar os PFs deles.

    Você pode fazer três coisas para distrair o outro grupo: Invocar monstros, usar habilidades ou usar proteção (que tem efeito sobre os monstros que você invocar). Ao contrário de uma Party Quest comum (que geralmente são organizados por líderes dessas missões em cidades), a Folia Dos Monstros é um evento especial, que só jogadores do nível 30 ao 50 podem participar. Para entrar no campo de batalha da Folia, fale com o Speigeman, um NPC encontrado em Kerning, Orbis e Ludibrium e ele te levará a sala principal. Lá, organize um grupo com as pessoas que aparecerem por lá e fale com o Speigeman de novo. Agora poderá jogar a Folia dos Monstros.

    Guildas[editar | editar código-fonte]

    Uma guilda é basicamente um grupo, só que em escala bem maior. Além do mais, se um membro da guilda matar um monstro, o seu jogador não vai ganhar experiência. Guildas também servem para trocar informações e/ou trocar coisas, como por exemplo armas e armaduras. Também é uma forma muito mais fácil de ter pessoas com quem conversar sem precisar adicionar ninguém como amigo. O próprio jogo lhe avisa quando alguém do clã entra. O líder da guilda pode escrever mensagens para todos os outros membros verem, como por exemplo, pedir que todos façam a missão de grupo de algum lugar ou que participe da Monster Carnavial. Mas infelizmente, se você quiser criar uma guilda, vai ter que economizar um pouco: Para se ter ideia, para criar um clã você terá que juntar 300.000 mesos (a moeda do jogo). Para criar um clã é só você visitar a cidade de Orbis, falar com o responsável pela a criação de clãs, com 300.000 mesos. Depois, escolha o nome do seu clã.

    Mesos[editar | editar código-fonte]

    Mesos são a moeda do Mundo de Maple. Com mesos se pode comprar armaduras, armas, poções e também outros tipos de itens. Mesos são muito trocados por itens, quando um jogador pede para trocar alguma coisa. Para conseguir mesos você pode completar missões que deem mesos, trocar itens com outro jogador, ou o mais fácil: Matar monstros.

    CASH[editar | editar código-fonte]

    CASH é a moeda virtual comprada por meio de dinheiro real que é usada para comprar roupas, bichos de estimação, efeitos e lojas para seu personagem.

    Encerramento da versão brasileira[editar | editar código-fonte]

    No dia 22 de Agosto de 2011 foi anunciado que a descontinuidade do Maple Story no Brasil. Mesmo com a alta popularidade do jogo e o grande ganho de verbas em cima do mesmo, o jogo foi encerrado devido ao grande atraso de atualizações e devido à grande quantidade de hacks, já que seu distribuidor, a Level Up! Games, não se importava em como o jogo estava, se importava apenas com o lucro. Assim, decidiu-se não renovar o contrato com a distribuidora brasileira. Maple Story seria encerrado em 22 de Outubro de 2011. No dia 21 de Outubro a Nexon e a Level Up comunicaram que o servidor brasileiro continuaria disponível por pelo menos por mais um mês. O servidor brasileiro de Maple Story foi encerrado oficialmente em 22 de Novembro de 2011[1] , mas ainda pode ser jogado no Brasil através da versão europeia.

    Referências

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]