Melas Chasma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Melas Chasma
Coprates map.JPG

Mapa do quadrângulo de Coprates exibindo detalhes do sistema de cânions Valles Marineris, Melas Chasma está no centro. Clique na imagem para visualizar melhor.
Planeta Marte
Tipo chasma
Coordenadas 10.4° S, 72.7° W
Extensão 547.0 km
Quadrângulo Coprates

Melas Chasma é um cânion em Marte, o segmento mais largo do sistema de cânions Valles Marineris,1 localizado a leste de Ius Chasma a 9.8°S, 283.6°E. Melas Chasma corta por entre depósitos em camadas os quais se especula ser sedimentos de um antigo lago que resultou do escoamento da rede de vales a oeste.2 Outras teorias incluem depósitos de sedimentos transportados pelo vento e cinzas vulcânicas.1 Uma evidência para a existência de água abundante no passado em Melas Chasma é a descoberta pela MRO de sulfatos hidratados. Além disso, óxidos de ferro e enxofre foram detectados pelo mesmo satélite. 3

O leito de Melas Chasma é composto por um material massivo 70% mais jovem, supostamente cinzas vulcânicas transformada pelo vento em formações eólicas. O leito de Melas Chasma também contém um material rígido proveniente da erosão das encostas do cânion. Ao redor das extremidades de Melas uma grande quantidade de materiais de deslizamentos também é encontrada.4 Esta é ainda a parte mais profunda do sistema de Valles Marineris atingindo 11 km em relação à superfície circundante, deste ponto até os canais de escoamento há uma inclinação ascendente de 0.03 graus rumo às planícies do norte, o que significa que se os cânions fossem preenchidos por algum fluido, formaria-se um lago com a profundidade de um quilômetro antes que o fluido escoasse para as planícies do norte.5

A profundidade deste cânion sugere que esta localidade pode ser o melhor sítio para a instalação de um posto avançado tripulado, levando em conta que aí se encontra a maior pressão atmosférica natural de Marte. A radiação equatorial solar e o acesso à água seriam pontos favoráveis adicionais para a escolha desta opção.

Referências

  1. a b [http://hirise.lpl.arizona.edu/PSP_004054_1675 HiRISE | Eroding Layers in Melas Chasma (PSP_004054_1675)
  2. HiRISE | MSL Landing Site in Melas Chasma (PSP_002828_1700)
  3. Murchie, S. et al. 2009. A synthesis of Martian aqueous mineralogy after 1 Mars year of observations from the Mars Reconnaissance Orbiter. Journal of Geophysical Research: 114.
  4. Witbeck, Tanaka e Scott, Geologic Map of the Valles Marineris Region, Mars; USGS I-2010; 1991.
  5. Cattermole, Peter; Mars: The Mystery Unfolds; Terra Publishing; 2001. p. 105
Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.