Microscopium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Microscópio

Nome latino
Genitivo

Microscopium
Microscopii

Abreviatura Mic
 • Coordenadas
Ascensão reta
Declinação
21 h
-36°
Área total 210° quadrados
 • Dados observacionais
Visibilidade
- Latitude mínima
- Latitude máxima
- Meridiano
 
-90°
+45°
20 de Setembro, às 21h
Estrela principal
- Magn. apar.
Gama Microscopii
4,67
Outras estrelas
- Magn. apar. < 3
- Magn. apar. < 6
 
0
-
 • Constelações limítrofes
Em sentido horário:

Microscopium (sigla: Mic), o Microscópio, é uma constelação do hemisfério celestial sul. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Microscopii.

O Microscópio uma das catorze constelações modernas criadas pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille no século XVIII.

As constelações vizinhas, segundo as delineações contemporâneas, são o Peixe Austral, o Capricórnio, o Sagitário, o Índio e o Grou.

História[editar | editar código-fonte]

As estrelas que hoje formam o Microscópio podem ter pertencido às "patas traseiras" do Sagitário,[1] embora não haja certeza quanto a isso. Al-Sufi alega que as estrelas foram observadas por Ptolomeu, mas não especifica as posições exatas.[2]

O nome da constelação significa microscópio em latim, dada sua semelhança que Lacaille encontrou nela com os microscópios do século XVIII[3]. As estrelas do Microscópio têm brilho muito fraco e dificilmente são visíveis da maior parte do hemisfério norte muito além da região tropical.

É possível que uma antiga constelação chamada Neper ,que representava uma broca, esteja localizada próxima ou na própria constelação do Microscópio, mas isso não é consenso[3].


Referências

  1. G. Rubie (1830) The British Celestial Atlas, p. 37 (ebook em https://play.google.com/store/books/details?id=KDEAAAAAQAAJ&rdid=book-KDEAAAAAQAAJ&rdot=1)
  2. J. Ellard Gore, Astronomical Curiosities:Facts and Fallacies (Google e-Book) (ISBN 1465524428, 9781465524423).
  3. a b Staal 1988, p. 233.
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.