Mikoyan MiG-27

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.


Mikoyan MiG-27
Mig-27.jpg
Descrição
Papel Caça-bombardeiro
Tripulação 1
Vôo inicial 1972
Fabricante Mikoyan-Gurevich
Especificações
Comprimento 17,07 m
Envergadura 14,25 m, 7,70 m
Altura 5 m
Peso
Vazio 11,908 kg
Carregado 18,100 kg
Máximo na decolagem 20,670 kg
Propulsão
Motores um Khatchaturov R-29-300 turbojet
Performance
Velocidade máxima 1,885 km/h em alta altitude
1.350 km/h no nível do mar
Raio de combate 780 km

O Mikoyan MiG-27 (МиГ-27 em alfabeto cirílico) (apelidado de "Flogger" pela OTAN) é um caça-bombardeiro, originalmente produzido pela Mikoyan na antiga União Soviética na década de 70, mais tarde foi construído sob licença na Índia pela Hindustan Aeronautics com o nome de Bahadur. Seu projeto foi baseado no MiG-23, porém com otimização para operar melhor como bombardeiro.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O MiG-27 compartilha basicamente a mesma fuselagem do MiG-23, com pequena diferença no seu nariz inclinado para baixo, que foi emprestado do MiG-23B, resultado da eliminação do radar frontal, melhorando consideravelmente a visibilidade do piloto. Também foi adicionado um laser para calcular a distância do alvo em terra, e as laterais da cabine do piloto receberam blindagem especial para operar em ambientes hostis, e a fim de conceber uma configuração mais simplificada, com redução de peso e conseqüente ganho de desempenho para voar em baixa altitude, foram introduzidas entradas de ar e bocais dos motores fixos e mais leves. A aeronave recebeu também modificações para operar em pistas irregulares, através da utilização de rodas e pneus mais largos no seu trem de pouso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados:
Desenvolvimento:
Equivalência: Sukhoi Su-17 - Panavia Tornado - SEPECAT Jaguar
Série: MiG-23 - MiG-25 - MiG-27 - MiG-29 - MiG-31 - MiG-33 - MiG-35
Listas relacionadas: Lista de aviões
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons