Minho Campus Party

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde janeiro de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Minho Campus Party (MCP) é uma LAN party, realizada em Portugal na província do Minho, sendo a maior e a primeira destas dimensões realizada neste país.

Tenta abranger todas as áreas da informática, sejam jogos, multimédia, Linux, segurança, mobilidade e telecomunicações entre outras, maioria dos participantes são da área de jogos, embora maioria não participe tanto para jogar mas sim para leeching.

História[editar | editar código-fonte]

Bandeira portuguesa numa das mesas na edição de 2004.

As lan party's têm a sua origem no norte da Europa, onde são frequentes, e a sua tradição remonta há mais de 10 anos atrás. Podemos classificar as party's em dois grandes tipos: as Demo Party e as LAN Party. O que as distingue é a existência ou não de rede.

Este evento é uma manifestação evidente do novos caminhos da cultura juvenil neste milénio: jovens unidos pelo seu interesse pelos computadores, provenientes de qualquer lado do mundo, partilhando uma mesma paixão e um mesmo futuro, desenvolvendo um convívio salutar e ao mesmo tempo fortalecendo a sua preparação para os desafios que se lhes deparam no século XXI.

Em Portugal, a AIMinho (http://www.aiminho.pt) foi a precursora nesta área. Com a colaboração de várias entidades, entre as quais a Universidade do Minho, realizou quatro edições da Minho Campus Party, sempre com grande sucesso e notoriedade. O grande objectivo foi afirmar o Minho como uma Região moderna e de grandes eventos tecnológicos.

Na primeira Minho Campus Party, em Braga, e na primeira LAN party que se realizou em Portugal, estiveram presentes mais de três centenas de jovens ascendendo na segunda edição em Guimarães a mais de 700 pessoas.

Uma homenagem[editar | editar código-fonte]

Embora organizada e suportada financeiramente pela AIMinho (http://www.aiminho.pt), a ideia de trazer para Portugal, e em especial para o Minho, um evento deste tipo deve-se ao Professor Altamiro Machado, então director do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

O Professor Altamiro Machado procurou para a ideia apoios e suporte institucional e desenvolveu os primeiros contactos com a equipa do evento espanhol. Foi ainda por iniciativa sua que um grupo de cerca de quarenta alunos do DSI se deslocou à Campus Party 2000 em Valência, com o objectivo de posteriormente ajudar a implementar a versão portuguesa do evento. Altamiro Machado faleceu em finais de Março de 2001, sendo organizada no evento de 2001 uma sessão de homenagem ao professor, que teve a presença do reitor da Universidade do Minho e do Secretário de Estado da Economia, em representação do Ministro da Economia de Portugal.

Ainda hoje, as marcas Minho Campus Party e Portugal Campus Party são propriedade da AIMinho - Associação Empresarial.

Edições[editar | editar código-fonte]

Data Número participantes Local Área (m²)
2001 29 de Agosto a 2 de Setembro 300 Braga, Parque de exposições
2002 31 de Julho a 4 de Agosto 600 Guimarães, Pavilhão Multiusos
2003 30 de Julho a 3 de Agosto 1500 Viana do Castelo, Pavilhão da Associação Industrial do Minho
2004 28 de Julho a 1 de Agosto 1700 Braga, Estádio Municipal de Braga 9500

MCP2k5[editar | editar código-fonte]

O evento de 2005, projectado para 27-31 de Julho acabou por ser cancelado 3 (três) meses antes do início do evento, por falta de financiamento.

Rede[editar | editar código-fonte]

A Cisco Systems apoiou a MCP desde a sua primeira edição, montando a infra-estrutura de rede e disponibilizando o equipamento (um investimento de mais de dois milhões de dólares) necessário. A

Áreas[editar | editar código-fonte]

Os participantes muitas vezes organizam competições de jogos entre si, quando estas não existem, muitas vezes, estas acabam por serem tornadas oficiais pela organização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Minho Campus Party

Artigos e notícias[editar | editar código-fonte]

Comunicados de imprensa[editar | editar código-fonte]