Rise of Nations
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Rise of Nations | |
|---|---|
| Publicação | EUA - 20 de Maio, 2003 |
| Produtora | Big Huge Games |
| Editora | Microsoft Game Studios |
| Motor de jogo | |
| Gênero/Género | |
| Modos de jogabilidade | Quick Battle, CTW, Tutorial |
| Número de jogadores | |
| Plataforma | Microsoft Windows, Mac OS X |
| Classificação | ESRB - Teen |
| Mídia/Media | |
| Requisitos mínimos | |
| Controles/Controlos | Mouse (rato) e teclado |
Rise of Nations é um jogo para computador de estratégia em tempo real, desenvolvido pela Big Huge Games e publicado pela Microsoft, a 20 de Maio de 2003. O jogo simula disputas entre nações em diferentes niveis como militar, econômico, entre outros. Apresenta um novo modo de jogo, o "Conquer the World", conhecido como CTW, além das campanhas de tutorial e do modo livre.
Índice |
[editar] Modos de jogo
Em Rise of Nations você poderá jogar em 3 diferentes modos básicos: O modo tutorial, recomendado para pessoas novas em RTSs, o modo batalha rápida(Quick battle), para jogos rápidos a nível de pequeno espaço territorial, e a aclamada CTW, a "Conquer the World", onde se pode ter um controle mundial, ou seja conquistar o mundo.
[editar] Nações
Rise of Nations disponibiliza 18 nações, cada uma com seus poderes, o que disponibiliza unidades exclusivas e habilidades ou vantagens únicas.
Rise of Nations disponibiliza as seguintes nações:
Aztecs (Astecas): Os Astecas têm o poder do sacrifício
Bantus (Bantos): Os Bantos têm o poder da migração
British (Britânicos): Os Britânicos têm o poder do império
Chinese(Chineses): Os Chineses têm o poder da cultura
Egyptians (Egípcios): Os Egípcios têm o poder do Nilo
French (Franceses): Os Franceses têm o poder da liderança
Germans (Alemães): Os Alemães têm o poder da industria
Greeks (Gregos): Os Gregos têm o poder da filosofia
Inca (Incas): Os Incas têm o poder do ouro
Japanese (Japoneses): Os Japoneses têm o poder da honra
Koreans (Coreanos): Os Coreanos têm o poder da tradição
Maya (Maias): Os Maias têm o poder da arquitetura
Mongols (Mongóis): Os Mongóis têm o poder da horda
Nubians (Núbios): Os Núbios têm o poder do comércio
Romans (Romanos): Os Romanos têm o poder do César
Russians (Russos): Os Russos têm o poder da terra mãe
Spanish (Espanhóis): Os Espanhóis têm o poder do descobrimento
Turks (Turcos): Os Turcos têm o poder do cerco
[editar] Unidades
Rise of Nations possui mais de 200 unidades militares, que seguem as seguintes linhas evolutivas:
Em terra:
- Infantaria Leve: Unidades leves possuem pouco poder de ataque. Mas são muito efetivos contra arqueiros. A partir da "Gunpowder Age" as unidades dessa classificação passam a ser chamadas de infantaria de arma de fogo.
- Infantaria pesada: São as mais poderosas unidades das primeiras épocas, e só desaparecem na idade das luzes. Geralmente são lentos e, por isso, vulneráveis a ataques de arqueiros
- Arqueiros: São unidades pouco resistentes, que morrem com facilidade. Desaparecem na idade da pólvora. São bons contra a infantaria pesada.
- Cavalaria leve: São cavalarias extremamente velozes, capazes de oferecer grande risco as infantarias leves e arqueiros. Mas, são muito fracas contra a infantaria pesada.
- Cavalaria pesada: As mais poderosas cavalarias das primeiras idades. Apenas uma unidade oferece risco a esse tipo de cavalaria: As infantarias pesadas.
- Armas de cerco: Armas de cerco não são úteis em guerra, mas apresentam um enorme dano a construções.
- Escoteiros ou Exploradores: Unidades que, até a idade das luzes não pssuem ataque. São bem velozes e poucos podem alcança-lo
- Espiã: Mantém sua nação informada sobre os acontecimentos dos vizinhos.
- Generais: Unidades extremamente importantes, pois podem usar diversos recursos para auxiliar no combate. Não possui ataque.
- Vagões de suprimento: Usados para dar suporte as unidades em territórios inimigos ou neutros.
- Infantaria de Arma de fogo: Segue-se aqui duas linhas de unidades. As infantarias leves, e as pesadas. Atacam tanto de longe quanto de perto.
- As "Machine Guns": Muito poderosas contra unidades a pé, mas frageis contra ataques de tanques. Surgem na idade industrial.
- Lança chamas: Unidades capazes de expulsar unidades que estão protegidas dentro de contruções.
- Infantaria Anti-tanque: Unidades capazes de destruir tanques de guerra.
- Cavalarias modernas: São os tanques e os carros de guerra, muito úteis contra a infantaria.
- Artilharia anti-aérea: Unidades destinadas a destruir unidades aéreas.
- Cidadãos: Unidades destinadas a coleta de recursos e de produção cultural. Podem se tornar unidades militares.
No mar:
- Navios leves: Navios leves são rápidos, mas possuem pouco poder de fogo.
- Navios pesados: Navios extremamente poderosos, possuem boa velocidade e um grande poder de ataque.
- Navios de bombardeio: Navios com um grande canhão em sua parte frontal, são excelentes contra contruções.
- Submarinos: Unidades com extremo poder de fogo, surgem na idade industrial.
- Porta-Avião: A mais versátil unidade marinha, possui extrema força de ataque com seus caças-bombardeiros.
No ar:
- Caças: As mais versáteis unidades em Rise of Nations, são imensamente rápidas e extremamente poderosas.
- Bombardeiros: Unidades aéreas destinadas a destruir alvos em chão.
- Caças-bombardeiros: Produzidos nos porta-aviões, são uma combinação entre os caças e os bombardeiros.
- Helicópteros: Unidades muito úteis, tem um tempo de vôo infinito e podem atacar alvos que estejam abaixo dele.
Mísseis:
- Mísseis: São produzidos nos silos, possuem um enorme poder de ataque.
- Mísseis nucleares: Imensamente poderosos, podem arrasar com uma cidade. Geram muita radiação, iniciando ou reduzindo a contagem do "Armageddom"
[editar] Recursos
Em Rise of Nations você não terá a preocupação com os recursos, afinal eles são inesgotáveis. O jogo inova, trazendo recursos nunca vistos antes em um RTS, como a riqueza, conhecimento e petróleo. Além disso, o jogo traz diversos recursos adicionais, que funcionam com uma forma de aumentar a quantidade de coleta de recursos no jogo, como os pavões, que dão vantagens como população adicional.
Os recursos aumentam da seguinte forma: você manda seus aldeões coletarem recursos, e eles irão aumentar uma contagem. Assim, se você tiver 500 de comida, e criar uma fazenda, sua produção será 500 mais uma quantidade recebida continuamente, que totalizara o +## a cada 20 segundos.
food --- 500 coleta --- +20= 520 após 20 segundos
[editar] Estratégias
Seus guerreiros irão agir de diferentes maneiras, de acordo com o que o jogador quiser. Eles poderão estar em modo agressivo, defensivo, ou manter posição.
Além disso, há as estratégias de exército, que geram um determinado posicionamento das unidades com relação as outras. Cada uma possuirá suas vantagens e defeitos, podendo mudar assim os destinos das guerras.
Há ainda o sistema de atalho, muito útil para gerar formações completas, ou simplesmente manter catapultas atrás de seu exército.
[editar] Tecnologias
As tecnologias são divididas em três tipos básicos:
As tecnologias da livraria: Utilizadas para obter vantagens gerais na sua nação, como construir mais cidades, baratear outros desenvolvimentos, elevar o limite de população ou ainda aumentar o número de rotas comerciais. No final do jogo existem as tecnologias de fim de jogo.
As tecnologias de fora da livraria: Dão vantagens específicas a um determinado ponto. Por exemplo, desenvolver a tecnologia "Militia" nas torres permite ao jogador utilizar unidades "Militia". Podem ser desenvolvidas em diversas construções, como a universidade, templo, celeiro, entre outras.
As tecnologias de passagem de idade: Permitem ao jogador passar de uma idade para outra. Necessitam de um número predeterminado de tecnologias de livraria para estarem disponíveis.
[editar] Idades
Rise of Nations possui as seguintes idades:
Ancient age(Idade antiga)-I
Classical age(Idade clássica)-II
Medieval age(Idade medieval)-III
Gunpowder age(Idade da pólvora)-IV
Enlightment age(Idade das luzes)-V
Industrial age(Idade industrial)-VI
Modern age(Idade moderna)-VII
Information age(Idade da informação)-VIII
[editar] Expansão
Após o extremo sucesso e a eleição de melhor jogo de estratégia de 2003, o jogo recebe uma expansão, chamada de Thrones & patriots, adicionando mais funcionalidades ao jogo e o tornando ainda melhor. Em Thrones & patriots, há uma nova linha de "tecnologias", que são as formas de governo. Existem 6 formas de governo, mas você só pode escolher 3, e em ordem. Na idade clássica, escolhe-se entre Depotismo e República, cada uma com vantagens diferentes. Na idade da pólvora, escolhe-se entre Monarquia e Democracia. A última evolução é a escolha entre Capitalismo e Socialismo.
O novo jogo também disponibiliza 6 novas nações, cada uma com seus poderes, fraquezas e unidades únicas. São elas: Americanos, Lakota, Iroqueses, Persas, Indianos e Holandeses. Há a adição de novas campanhas CTW, as quais serão faladas a seguir:
Alexander
Napoleon
New world
Cold war

