Newton Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Newton Araújo de Oliveira e Cruz
Nome completo Newton Araújo de Oliveira e Cruz
Nascimento 31 de outubro de 1924 (90 anos) Rio de Janeiro
País  Brasil
Força Exército
Hierarquia Insígnia de General de Divisão.gif
General de divisão

Newton Araújo de Oliveira e Cruz (Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1924) é um general-de-divisão reformado do Exército Brasileiro.

Formado pela Escola Militar do Realengo na Arma de Artilharia, Newton Cruz era companheiro de turma do também General Otávio Aguiar de Medeiros, posteriormente seu companheiro na vida político-militar.

Este general tomou parte em diversos momentos históricos do Exército Brasileiro. Em 31 de março de 1964 ele frequentava a Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME) na Urca, Rio de Janeiro, quando da ocorrência do golpe militar de 1964 que instituiu o último regime de exceção no Brasil. Foi chefe da Agência Central do SNI (Serviço Nacional de Informações), entre 1977 a 1983, em Brasília-DF e do Comando Militar do Planalto.

Newton Cruz foi acusado pela morte do jornalista Alexandre von Baumgarten, baseado no testemunho do bailarino Claudio Werner Polila,[1] mas nada pode ser provado contra ele.

Newton Cruz disse, em entrevista, que o então candidato indireto Paulo Maluf pediu para que ele "eliminasse" Tancredo Neves. Maluf negou, e processou Newton Cruz[2] .

Em 1994, ele concorreu na eleição a governador do Rio de Janeiro pelo PSD, terminando em terceiro, com 14% do votos, atrás de Marcello Alencar (PSDB, 37%) e Anthony Garotinho (PDT, 30%)[3]

Em maio de 2014, o General Newton Cruz foi denunciado, juntamente com quatro oficiais da reserva do Exército e outros dois réus, por crimes no atentado a bomba no Riocentro, em 1981. Em julho de 2014, recebeu habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, por este ter considerado que o crime já estaria prescrito.[4]

Referências

  1. Afinal, 24 de setembro de 1985 O acusado Newton Cruz.
  2. Justiça rejeita ação de Maluf contra o general Newton Cruz - Folha On-Line
  3. Resultados oficiais, site do Tribunal Superior Eleitoral
  4. CBN - Foz do Iguaçu (02 de julho de 2014). Justiça concede habeas corpus a 4 denunciados por caso Riocentro CBN - Foz do Iguaçu. Visitado em 29 de julho de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.