Orquite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orquite
Classificação e recursos externos
CID-10 N45
CID-9 604
Star of life caution.svg Aviso médico


Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

Orquite ou orqueíte trata-se da inflamação do testículo (congestão testicular) e pode ser motivada pelos mais diversos fatores tais como vírus, parasitas, traumas, espiroquetas, ou ainda, ser de causa piogênica, química ou idiopática. Um dos principais fatores de orquite é a caxumba.

Homens na adolescência que não foram infectados anteriormente pelo vírus da caxumba devem ser vacinados contra ele, pois uma vez que homens adultos são infectados, um em cada cinco desenvolve alguma forma de orquite. Isso geralmente ocorre de quatro a sete dias após o inchaço (intumescimento) da mandíbula e pescoço.

O testículo pode apresentar algum grau de atrofia, e em casos que se complicam ou não tratados adequadamente, o homem podem apresentar impotência sexual e esterilidade. Atualmente essas sequelas são raras uma vez um homem que nunca foi exposto ao vírus da caxumba tenha contraído a doença, recebe gamaglobulina imediatamente, diminuindo ou ausentando este tipo de complicação.

Orquite de causa viral, bacteriana ou fúngica é tratada com antibioticoterapia específica para o agente causal. Outras medidas de tratamento incluem repouso, elevação da bolsa escrotal, compressas geladas (diminuição de edema escrotal), analgesia e medicamentos anti-inflamatórios.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Os sintomas da orquite são similares aos da torção testicular. Eles podem incluir:

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. Volume III. 9ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.