Palácio de Monserrate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio de Monserrate
Palácio de Monserrate
Vista dos relvados para o Palácio de Monserrate, exemplar notável do Romantismo construído em 1858
Tipo
Estilo dominante
Construção 1858
Promotor / construtor James Thomas Knowles Jr a pedido de Sir Francis Cook
Aberto ao público Sim
Estilos arquitetónicos Romantismo
Website
Estado de conservação Bom
Património Nacional
Classificação  Imóvel de Interesse Público
(95/78, DR 210)
Ano 12 de Setembro 1978
DGPC 72839
SIPA 72839
Geografia
País Portugal
Localidade São Martinho
Coordenadas 38° 47' 39" N 9° 25' 14" O
Palácio de Monserrate está localizado em: Portugal Continental
Palácio de Monserrate
Geolocalização no mapa: Portugal Continental
Interior do Palácio de Monserrate, projectado pelo arquitecto James Knowles e construído por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate.
Jardins do Palácio de Monserrate, um trabalho de paisagismo elaborado pelo pintor William Stockdale com o botânico William Nevill e James Burt, mestre jardineiro.

O Palácio de Monserrate é um palácio inserido no Parque de Monserrate situado em São Martinho, Sintra, distrito de Lisboa, Portugal. O palácio foi projectado pelo arquitecto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Durante a década de 1920, o palácio seria posto à venda, acabando por ser adquirido pelo Estado em 1949.

Nos jardins deste Palácio podem ver-se vários exemplares botânicos. Actualmente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.

Curiosidades

  • O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês e figura do movimento Romântico. Visitou a quinta em 1809 e cantou a sua beleza no poema "Childe Harold's Pilgrimage".

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.