Palácio de Monserrate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio de Monserrate
Estilo dominante Ecletismo
Arquiteto James Thomas Knowles Jr.
Início da construção 1858
Proprietário inicial Francis Cook
Função inicial Residencial
Proprietário atual Estado Português
Função atual Cultural (aberto ao público)
Website parquesdesintra.pt
Património Nacional
Classificação  Imóvel de Interesse Público
Data 1978
DGPC 72839
SIPA 4069

O Palácio de Monserrate é um palácio inserido no Parque de Monserrate situado em São Martinho, Sintra, distrito de Lisboa, Portugal. O palácio foi projectado pelo arquitecto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Durante a década de 1920, o palácio seria posto à venda, acabando por ser adquirido pelo Estado em 1949.

Nos jardins deste Palácio podem ver-se vários exemplares botânicos. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês e figura do movimento Romântico. Visitou a quinta em 1809 e cantou a sua beleza no poema "Childe Harold's Pilgrimage".
  • O Palácio de Monserrate tem uma breve aparição nas miniséries de TV As Viagens de Gulliver, de 1996.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.