Parque Nacional de Jericoacoara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Parque Nacional de Jericoacoara
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização Ceará
Dados
Área 8 850 hectares
Criação 1984
Gestão ICMBio
Coordenadas 2° 47' 60" S 40° 30' O{{#coordinates:}}: latitude inválida
Parque Nacional de Jericoacoara está localizado em: Brasil
Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. Possui uma área de 8 850 hectares. O perímetro do parque é de 49 929,4 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

Atrativos[editar | editar código-fonte]

Até 1985, Jericoaquara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo. Quando o turismo a descobriu, a fama de Jericoaquara não conheceu mais fronteiras. Já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro. O jornal americano The Washington Post a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994[1] . Jericoaquara também foi cenário do filme brasileiro A Ostra e o Vento, de 1997. Não existem estradas de acesso nos últimos quinze quilômetros (a construção de estradas dentro da área de proteção ambiental é proibida por lei), portanto é necessário um veículo com tração nas quatro rodas para se chegar na reserva.

Existem inúmeras atividades no local: caminhadas, passeios de cavalo, esportes radicais, como o windsurf e o sandboard.

Antecedentes legais[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoaquara, estabelecida pelo Decreto 90 379 de 29 de Outubro de 1984, nos municípios de Jijoca de Jericoaquara e Cruz, no estado do Ceará.

Aspectos culturais e históricos[editar | editar código-fonte]

Afirma-se, indevidamente, que Vicente Yáñez Pinzón teria ancorado na Enseada de Jericoacoara em 1499 e que tal fato não teria sido oficializado à época, em consequência do Tratado de Tordesilhas (1494).[carece de fontes?]

Aspectos físicos e biológicos[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono, com temperaturas médias oscilando entre 35 e 22 graus centígrados e com o período de seca variando de cinco a seis meses. A média anual pluviométrica é de 1 364 milímetros.

Relevo[editar | editar código-fonte]

O ambiente costeiro apresenta-se extremamente vulnerável e composto por paisagens distintas: serrote, restinga, dunas, lagoas, tabuleiro, manguezal, gramados halofíticos e praias.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Possui bioma costeiro. A vegetação é caracterizada por diversas fitofisionomias, como cerrado, caatinga. Vegetação de porte herbáceo e gramíneas.

Fauna[editar | editar código-fonte]

A fauna desta região é representada principalmente pela avifauna, ictiofauna e cetáceos, porém há relatos e evidências de mamíferos de pequeno e médio porte. Há 38 famílias de aves no local, sendo que várias espécies são raras ou estão ameaçadas de extinção.

Referências

  1. Jericoacoara. Acteon.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.