Peter Carl Fabergé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Peter Carl Fabergé
(em russo: Карл Густавович Фаберже)
Peter Carl Fabergé
Nome completo Karl Socatelli Gustavovich Fabergé
Nascimento 30 de Maio de 1846
São Petersburgo
Morte 24 de setembro de 1920 (74 anos)
Lausana
Nacionalidade Rússia russo(a)
Etnia dinamarquês / francês
Cônjuge Augusta Julia Jacobs

Peter Carl Fabergé (São Petersburgo, 30 de maio de 1846Lausana, 24 de setembro de 1920) foi um joalheiro russo[1] de origem franco-dinamarquesa.

Seu pai era o joalheiro Gustav Fabergé e sua mãe era a dinamarquesa Charlotte Jungstedt. Os ancestrais paternos dos Fabergé eram huguenotes originários da Picardia, que deixaram a França depois da revogação do Édito de Nantes. Estabeleceram-se inicialmente nas proximidades de Berlim, depois em 1800 transferiram-se para a cidade de Pernau na Livônia, à época parte da Rússia e hoje Pärnu, na Estônia[2] .

Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Atualmente é mais conhecido pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que o tsar oferecia anualmente aos seus familiares[1] .

Criados para os tsares russos, os Ovos Fabergé eram obras-primas do segmento da joalheira[1] . Produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre e platina através da utilização de técnicas de esmaltagem plique-à-jour. Esses ovos, hoje, são disputados por colecionadores ao redor do mundo. Seus feitos também influenciaram os pais de crianças pobres a presentearem também seus filhos, mas com ovos de aves decorados.

Referências

  1. a b c Peter Carl Fabergé (em português) Globo Sites. Página visitada em 30 de maio de 2012.
  2. Fabergé Museum: Fabergé, sa famille et le développement de son entreprise, faberge-museum.de

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Peter Carl Fabergé


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.