Piciformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Como ler uma caixa taxonómicaPiciformes
Red-bellied woodpecker on railing.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Famílias
Picidae

Megalaimidae
Ramphastidae
Lybiidae
Bucconidae
Capitonidae
Semnornithidae
Galbulidae
Indicatoridae

Sinónimos
Galbuliformes Fürbringer, 1888
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Piciformes

Piciformes é uma ordem de aves que inclui animais de médias dimensões que habitam o meio arbóreo. O grupo tem cerca de 400 espécies, divididas em nove famílias e inclui os tucanos e os pica-paus. Cerca de metade das espécies são constituídas pelos Picidae (pica-paus e descendentes).

Em geral, os Piciformes são insetívoros, embora algumas espécies como os tucanos e os araçaris serem frugívoros. Quase todos os Piciformes possuem dois dedos para a frente e dois dedos para trás nos pés, uma característica que tem vantagens óbvias sobre as aves que passam a maior parte do tempo em árvores (o que é o caso dos Piciformes), mas algumas espécies de pica-paus não têm essa vantagem.

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.