Príncipe Hitachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hitachi
Prince Masahito and Princess Takako 1952-12.jpg

O Príncipe e sua irmã.
Governo
Reinado Em Espera
Herdeiro Nenhum
Vida
Nascimento 28 de novembro de 1935

O Príncipe Hitachi (Masahito) do Japão (常陸宮正仁親王, Hitachi no miya Masahito Shinnō?), nascido em 28 de novembro de 1935, é um membro da Casa Imperial do Japão.

Segundo filho do falecido Imperador Shōwa e da falecida Imperatriz Kōjun, o Príncipe Hitachi é o único irmão do Imperador Akihito do Japão. Atualmente, ele é o quarto na linha de sucessão ao Trono do Crisântemo. Além disso, é conhecido por suas atividades filantropistas e por sua pesquisa sobre as causas do câncer.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Masahito, criança, em 1939.

Nascido no Palácio Imperial em Tóquio, o Príncipe Masahito foi chamado de Príncipe Yoshi (義宮正仁, Yoshi-no-miya Masahito?) durante sua infância.

Ele realizou seu ensino primário e secundário em Gakushuin, uma escola para meninos da nobreza japonesa. No final de 1944, o Ministério da Casa Imperial evacuou o Príncipe Yoshi e o Príncipe Herdeiro até Nikko, para escapar dos bombardeamentos americanos em Tóquio.

De 1947 a 1950, a Sra. Elizabeth Gray Vining tutelou, em inglês, o Príncipe Hitachi, seu irmão e suas cinco irmãs, as Princesas Kazuko, Atsuko e Takako. Seu relato da experiência foi titulado Windows for the Crown Prince (1952).

Casa Imperial do Japão
Dinastia Yamato
Imperial Seal of Japan.svg


SAI o Príncipe Mikasa
SAI a Princesa Mikasa

Em 1958, o Príncipe recebeu seu diploma em Química pela Faculdade de Ciência da Universidade de Gakushuin. Subseqüentemente, ele fez sua pós-graduação na Faculdade de Ciência da Universidade de Tóquio. No ano de 1969, tornou-se pesquisador associado da Fundação Japonesa para Pesquisa de Câncer.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 30 de setembro de 1964, o Príncipe casou-se com Tsugaru Hanako (nascida em 19 de julho de 1940), quarta filha de Tsugaru Yoshitaka, um ex-conde e descendente do ex-daimyo de Tsugaru. No dia seguinte, o Imperador Shōwa, seu pai, concedeu-lhe o título Hitachi-no-miya (Príncipe Hitachi). Ele já havia recebido autorização do Conselho da Casa Imperial para formar uma casa imperial independente, isto é, contrair matrimônio e ter filhos.

O Príncipe e a Princesa Hitachi não tiveram filhos.

Funções[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Hitachi e sua esposa são atualmente presidentes de sociedades voltadas para intercâmbios internacionais, tais como a Sociedade Japão-Suécia e a Sociedade Japão-Bélgica; para a deficiência, como por exemplo a Sociedade Japonesa de Crianças Deficientes; e para a conservação da natureza, como a Sociedade Japonesa para a Preservação dos Pássaros.

O Príncipe Hitachi é presidente e presidente de honra de, pelo menos, catorze organizações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]