Produto nacional bruto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Produto Nacional Bruto (PNB) é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacional, independentemente do território econômico.

A metodologia utilizada pelo Banco Mundial para medir o PNB dos países é baseada no método de conversão monetária Atlas, que atenua as flutuações cambiais ao utilizar uma média dos últimos 3 anos.

O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países.

As fórmulas para o cálculo do PNB a partir do PIB são as seguintes:

PNB = PIB + RLRE
PNB = PIB - RLEE

onde:

  • PNB é o Produto Nacional Bruto
  • PIB é o Produto Interno Bruto
  • RLRE é a Renda Líquida Recebida do Exterior (quando as rendas recebidas superam as enviadas)
  • RLEE é a Renda Líquida Enviada ao Exterior (quando as rendas enviadas superam as recebidas)

A primeira fórmula é utilizada quando o país em estudo aufere RLRE e a segunda quando aufere RLEE.

Também é correta a seguinte fórmula, além de ser mais didática:

PNB = PIB + "total de rendas recebidas do exterior" - "total de rendas enviadas ao exterior"

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.