Protocolo de 1893

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Protocolo de 1893, denominado em castelhano como Protocolo de límites de 1893 entre Argentina y Chile, também conhecido como Protocolo Errázuriz-Quirno Costa, foi um acordo assinado por Isidoro Errázuriz em nome do Chile e Norberto Camilo Quirno Costa em nome da Argentina em 1 de maio de 1893 em Santiago. Foi assinado para resolver problemas decorrentes da demarcação da fronteira com base no Tratado de 1881.

Este protocolo ratificou o princípio do Chile para o Pacífico e argentina para o Atlântico do qual mais tarde surgiram discrepâncias em relação à fronteira de ambos os oceanos.

As áreas afetadas pelo protocolo foram: o Seno Última Esperanza e a Ilha Grande da Terra do Fogo.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Mudanças territoriais surgidas na Terra do Fogo com base no Protocolo de 1893.

Ilha Grande da Terra do Fogo[editar | editar código-fonte]

O Tratado de 1881 foi feito com pouco conhecimento geográfico da Patagônia e na Ilha Grande da Terra do Fogo uma linha reta foi desenhada do meridiano de Punta Dungeness para tocar o Estreito de Beagle. No entanto, posteriormente, os especialistas descobririam que a baía de São Sebastião da costa atlântica estava parcialmente localizada em território chileno, portanto, a Argentina solicitou a revisão da fronteira e foi fixada do cabo do Espírito Santo para o referido canal.[1]

Seno Última Esperanza[editar | editar código-fonte]

Além disso, durante a demarcação realizada com base no Tratado de 1881, o especialista Francisco Pascasio Moreno também percebeu que o último "seno" de esperança, que fica a leste dos altos picos dos Andes, é um mar interior de águas profundas com acesso ao Oceano Pacífico. Diante disso, o Chile exige a revisão do limite na área invocando o "espírito do tratado". Diplomatas de ambos os países concordam que "a soberania de cada Estado é absoluta sobre o respectivo litoral, de modo que o Chile não pode reivindicar qualquer ponto sobre o Atlântico, pois a República Argentina não pode reivindicá-lo em direção ao Pacífico", esclarecendo que "se na parte península sul, precisamente o Seno de Última Esperanza, à medida que se aproxima do paralelo 52, a cadeia montanhosa estagiada apareceu entre os canais do Pacífico que existem lá , os especialistas devem providenciar o estudo da terra para estabelecer uma linha divisória que deixe o Chile às margens desses canais".[2]

O limite final na zona da Última Esperança não seria definido até 1902.

Referências

  1. «Corporación de Defensa de la Soberanía». www.soberaniachile.cl. Consultado em 24 de março de 2021 
  2. [http://www.lagazeta.com.ar/chile.htm «Unidad Americana Argentian y Chile conflecto del Beagle Magallanes Tiera del Fuego Jos� Mar�a Rosa : Historia revisonista : Latinoam�rica la Gazeta Federal»]. www.lagazeta.com.ar. Consultado em 24 de março de 2021  replacement character character in |titulo= at position 87 (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre a Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.