Pronunciamento de Urquiza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pronunciamento de Urquiza
Pronunciamento de Urquiza
Justo J. de Urquiza.
Participantes Justo José de Urquiza
Localização Concepción del Uruguay, Argentina
Data 01 de maio de 1851 (172 anos)
Resultado Declaração de guerra entre Entre Ríos e a Confederação Argentina.

O pronunciamento de Urquiza foi um evento proclamado no dia 1 de maio de 1851, na cidade de Concepción del Uruguay pelo general Justo José de Urquiza, na época governador da província argentina de Entre Ríos, pedindo a renuncia do caudilho argentino e governador da província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas.

Com o pronunciamento, Entre Ríos agiu como uma república em estado de guerra, buscou apoio militar e econômico, além de escolher os representantes de governo.

Urquiza aboliu ainda o uso do slogan " Viva a Argentina Confederação! Morte para os unitários selvagens! " ("¡Viva la Confederación Argentina! ¡Mueran los Salvajes Unitarios!"), Que foi substituída por " Viva a Argentina Confederação! Morte aos inimigos da organização nacional! " ("¡Viva la Confederación Argentina! ¡Mueran los enemigos de la organización nacional!").

Alguns pontos importantes do pronunciamento foram:

1.O que é vontade do povo entrerriano retomar o exercício dos poderes inerentes à sua soberania territorial delegadas para a pessoa de Sua Excelência o Governador e o Capitão Geral de Buenos Aires, para o cultivo de relações externas e direção geral de negócios da paz e guerra da Argentina Confederação, sob o anel tratado de províncias costeiras, datada de 04 de janeiro de 1831.
2. Tendo assim expressou o livre arbítrio da província de Entre Rios, é esta atitude de lidar diretamente com os outros governos do mundo, até que ele conheceu a Assembleia Nacional de outras províncias irmãs, é definitivamente estabelecida a república.

O pronunciamento de Urquiza foi aceito e acolhido pelo governador de Corrientes, Benjamín Virasoro. O pronunciamento foi entendido como uma declaração de guerra pelo governo de Rosas, com isto, Urquiza e Virasoro buscaram apoio bélico do Império do Brasil e do Uruguai, que aceitaram e formaram o chamado "Exército Grande".[1]

Pronunciamento[editar | editar código-fonte]

Pronunciamento de Urquiza contra Rosas.


(01 de maio de 1851)

Viva a Confederação Argentina!

Os inimigos da Organização Nacional morrem!

Sede em San José, maio de 1851

O Governador e Capitão Geral da Província de Entre-Ríos

Considerando

1º- Que a situação física atual em que o Exmo. O Senhor Governador e Capitão Geral de Buenos Aires, Brigadeiro D. Juan Manuel de Rosas, não lhe permite mais continuar como encarregado dos assuntos públicos, dirigindo as Relações Exteriores e os assuntos gerais de Paz e Guerra da Confederação Argentina.

2º - Que em repetidas instâncias a pedido do ilustre legislador daquela província, seja exonerado do comando supremo desta, comunicando aos governos confederados a sua deliberação invariável de proceder à renúncia formal dos altos poderes delegados em sua pessoa por todas e cada uma das províncias que compõem a República.

3º - Que reiterar ao General Rosas as insinuações anteriores, para que fique no lugar que ocupa, é carecer da consideração devida à sua saúde, e também cooperar na ruína total dos interesses nacionais que ele mesmo confessa não ser capaz de atender com a atividade que ela exige.

4º - O que é ter uma triste ideia da iluminada, heróica e famosa Confederação Argentina, supô-la incapaz, sem Gral. Rosas à sua frente, de sustentar seus princípios orgânicos, criar e promover instituições tutelares, aprimorando sua atualidade e se aproximando de seu futuro glorioso reservado em recompensa pelas virtudes bem acreditadas de seus filhos.

Em vista dessas e de outras considerações não menos graves e no uso das faculdades ordinárias e extraordinárias de que foi investido pela Honorável Câmara dos Representantes da província, ele declara solenemente à face da República, da América e do mundo:

1- Que é vontade do povo de Entre Ríos retomar o exercício das atribuições inerentes à sua soberania territorial delegadas na pessoa de Sua Excelência o Senhor Gdor. e Capitão Geral de Bs. As., para o cultivo das relações exteriores e direção dos negócios gerais de paz e guerra da confederação argentina em virtude do tratado das províncias litorâneas datado de 4 de janeiro de 1831.

2- Que uma vez manifestada a vontade livre da província de E. Ríos, ela se mantenha em atitude de entendimento diretamente com os demais governos do mundo, até que seja convocada a assembleia nacional das demais províncias irmãs, a República é definitivamente constituído.

Comunicar a quem se corresponde, ser publicado em todos os jornais da Província e inserido no Registro Oficial.

Justo J. de Urquiza - Juan Francisco Seguí (secretário)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "The South American Military History"
Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Pronunciamento de Urquiza
Ícone de esboço Este artigo sobre a Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.