Confederação Argentina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Confederación Argentina
Confederação Argentina

Confederação de províncias da América do Sul

Flag of Argentina (alternative).svg
1831 – 1861 Flag of Argentina.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Argentina
Mapa da Confederação Argentina em amarelo.
Continente América do Sul
Capital Nenhuma (1831-1852)
Paraná (1853-1861)
Língua oficial Espanhol
Governo Confederação
História
 • 1831 Pacto Federal
 • 1861 Constituição de 60

Confederação Argentina é um dos nomes oficiais da República Argentina conforme o artigo 35 da Constituição da Nação Argentina, junto com o de República Argentina e Províncias Unidas do Rio da Prata.

É uma das denominações da Argentina entre 1835 e 1862.

O território das Províncias Unidas do Rio da Prata se comportou de fato como uma confederação desde 1835, quando Juan Manuel de Rosas tomou o controle de Buenos Aires e a representação exterior do país, pelo que o nome Confederação Argentina se usa para referir-se ao período compreendido entre 1835 e 1852 .

Era um estado federal baseado em tratados interprovinciais, sem uma constituição nacional, e com exilados políticos do Partido Unitario no Uruguai, Chile e Bolívia em guerra permanente para recuperarem o poder.

Durante este período se travou a chamada "Guerra Grande" no Uruguai. Federales contra Unitarios de ambos países. No Uruguai federales ao lado dos blancos e unitários ao lado dos colorados.

E também houve a chamada "guerra contra a Confederação Peruano-Boliviana", uma guerra de escaramuças para impedir o apoio às forças Unitarias pelo norte.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.